A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | , |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ucs.br/handle/11338/421 |
Resumo: | Este trabalho teve por objeto principal os serviços ofertados pelos Convention & Visitors Bureaux (CVBx), avaliados pelo seu grau de importância tanto pela ótica dos seus gestores como por organizadores profissionais de congressos (OPCs). Na qualidade de promotores do destino que representam, e pretendendo o aumento do fluxo de turistas, os CVBx utilizam-se de estratégias que incluem a atração de eventos profissionais. Por esse motivo, essas organizações direcionam seus esforços para a divulgação das potencialidades turísticas da localidade, visando com isso o convencimento dos planejadores desses acontecimentos e de seus intermediários - grupo no qual os organizadores de congressos ocupam lugar de destaque. Para o alcance de uma maior eficácia, entende-se que seja relevante um bom alinhamento entre os desejos e as necessidades dos compradores com a oferta proposta pelos CVBx. Tendo esse pressuposto como diretriz principal, decidiu-se investigar a valoração atribuída aos serviços ofertados, tanto pelos OPCs como pelos próprios CVBx. Teve-se por objetivo principal, gerar uma matriz dos serviços considerados mais importantes por esses intermediários dos compradores de destinos turísticos, ordenada do maior para o menor valor obtido. Pretendeu-se ainda comparar as percepções dos dois grupos, buscando-se evidenciar convergências e divergências na valoração dos serviços. Optou-se pela utilização de uma metodologia de pesquisa exploratório-descritiva, com processo de coleta de informações por meio de formulários estruturados, que incluíam questões de medida de opinião por meio de escalas de intensidade. A aplicação da pesquisa foi realizada junto aos representantes tanto de organizadores, como de CVBx. Definiu-se uma amostragem delimitada por área geográfica (região sul do Brasil) - que representava mais de 20% do universo dos CVBx brasileiros - e OPCs selecionados intencionalmente. A análise dos dados foi quantitativa e utilizou-se de métodos estatísticos. Os resultados encontrados permitem que se perceba um bom alinhamento na atribuição de valor entre os dois grupos, muito embora, tenha sido evidenciado um relacionamento precário e algumas lacunas na disponibilização efetiva desses serviços, com o registro de atividades com alta valoração atribuída e rara oferta |
id |
UCS_a4666831cf2965d4654a33fe7b25720b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucs.br:11338/421 |
network_acronym_str |
UCS |
network_name_str |
Repositório Institucional da UCS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schuler, Vaniza de LimaSantos, Eurico de OliveiraMecca, Marlei SaleteBahl, MihuelCésar, Pedro de Alcântara BittencourtMecca, Marlei Salete2014-05-29T14:04:49Z2014-05-29T14:04:49Z2014-05-292014-01-16https://repositorio.ucs.br/handle/11338/421Este trabalho teve por objeto principal os serviços ofertados pelos Convention & Visitors Bureaux (CVBx), avaliados pelo seu grau de importância tanto pela ótica dos seus gestores como por organizadores profissionais de congressos (OPCs). Na qualidade de promotores do destino que representam, e pretendendo o aumento do fluxo de turistas, os CVBx utilizam-se de estratégias que incluem a atração de eventos profissionais. Por esse motivo, essas organizações direcionam seus esforços para a divulgação das potencialidades turísticas da localidade, visando com isso o convencimento dos planejadores desses acontecimentos e de seus intermediários - grupo no qual os organizadores de congressos ocupam lugar de destaque. Para o alcance de uma maior eficácia, entende-se que seja relevante um bom alinhamento entre os desejos e as necessidades dos compradores com a oferta proposta pelos CVBx. Tendo esse pressuposto como diretriz principal, decidiu-se investigar a valoração atribuída aos serviços ofertados, tanto pelos OPCs como pelos próprios CVBx. Teve-se por objetivo principal, gerar uma matriz dos serviços considerados mais importantes por esses intermediários dos compradores de destinos turísticos, ordenada do maior para o menor valor obtido. Pretendeu-se ainda comparar as percepções dos dois grupos, buscando-se evidenciar convergências e divergências na valoração dos serviços. Optou-se pela utilização de uma metodologia de pesquisa exploratório-descritiva, com processo de coleta de informações por meio de formulários estruturados, que incluíam questões de medida de opinião por meio de escalas de intensidade. A aplicação da pesquisa foi realizada junto aos representantes tanto de organizadores, como de CVBx. Definiu-se uma amostragem delimitada por área geográfica (região sul do Brasil) - que representava mais de 20% do universo dos CVBx brasileiros - e OPCs selecionados intencionalmente. A análise dos dados foi quantitativa e utilizou-se de métodos estatísticos. Os resultados encontrados permitem que se perceba um bom alinhamento na atribuição de valor entre os dois grupos, muito embora, tenha sido evidenciado um relacionamento precário e algumas lacunas na disponibilização efetiva desses serviços, com o registro de atividades com alta valoração atribuída e rara ofertaThis work has as its principal object the services offered by the Convention & Visitors Bureaus (CVBs), evaluated both from the perspective of its administrators and from professional congress organizers (PCOs). As promoters of the destination, and intending to increase the flow of tourists, CVBs make use of strategies that include the attraction of professional events. For this reason, these organizations direct their efforts to publicize the tourist potential of the region, aiming thereby convincing the planners of these events and their intermediaries - group in which the congress organizers have a prominent place. To achieve greater efficiency, it is understood that is relevant good alignment between the desires and needs of buyers with the offer proposed by CVBs. Taking this assumption as a guiding principle, it was decided to investigate the value attributed to the services offered, by both OPCs as by the CVBs. The primary of this research it was generating an array of services considered most important by these middlemen buyers of tourist destinations, ordered from highest to lowest value obtained. Second aim was to compare the perceptions of the two groups , seeking to highlight similarities and differences in valuation services. It was opted for the use of a descriptive research methodology, with the process of gathering information through structured forms that included questions measuring opinion by means of intensity scales. The application of the research was carried out with representatives of both organizers, as CVBs. It was set up a sampling delimited geographical area (southern Brazil) - which represented more than 20 % of the universe of Brazilian CVBs - and intentionally selected OPCs. Data analysis was quantitative and it was used statistical methods. The results allow us to realize a good alignment on the allocation of value between the two groups, though, have been shown a poor relationship and some gaps in the effective provision of these services, in which there have been activities with high value attributed and rare offer.Viagens de negóciosAdministração de hotéisCongressos e convenções - OrganizaçãoConvention BureauProfessional congress organizersA importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/7741186197430161SCHULER, V. L.Programa de Pós-Graduação em TurismoTEXTDissertacao Vaniza de Lima Schuler.pdf.txtDissertacao Vaniza de Lima Schuler.pdf.txtExtracted texttext/plain287330https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/3/Dissertacao%20Vaniza%20de%20Lima%20Schuler.pdf.txtdd963f9e175555ca6c09d7f808c91dcfMD53THUMBNAILDissertacao Vaniza de Lima Schuler.pdf.jpgDissertacao Vaniza de Lima Schuler.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/4/Dissertacao%20Vaniza%20de%20Lima%20Schuler.pdf.jpgc3640ca3dc0c21ee8b877a360b4c9e70MD54ORIGINALDissertacao Vaniza de Lima Schuler.pdfDissertacao Vaniza de Lima Schuler.pdfapplication/pdf1787306https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/1/Dissertacao%20Vaniza%20de%20Lima%20Schuler.pdfefc4644d3c4b2936a322e7bf24e637d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8279https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/2/license.txtdeeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955dMD5211338/4212018-08-17 06:05:00.664oai:repositorio.ucs.br:11338/421IERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gCiBEZWNsYXJhIHRhbWLDqW0gcXVlIGEgZW50cmVnYSBkbyBkb2N1bWVudG8gbsOjbyBpbmZyaW5nZSwgdGFudG8gcXVhbnRvIGxoZSDDqSBwb3Nzw612ZWwgc2FiZXIsIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIHF1YWxxdWVyIG91dHJhIHBlc3NvYSBvdSBlbnRpZGFkZS4KRepositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2018-08-17T06:05Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
title |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
spellingShingle |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos Schuler, Vaniza de Lima Viagens de negócios Administração de hotéis Congressos e convenções - Organização Convention Bureau Professional congress organizers |
title_short |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
title_full |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
title_fullStr |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
title_full_unstemmed |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
title_sort |
A importância dos serviços ofertados pelos convention & visitors bureaux : uma avaliação dos organizadores de congressos |
author |
Schuler, Vaniza de Lima |
author_facet |
Schuler, Vaniza de Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.other.none.fl_str_mv |
Santos, Eurico de Oliveira Mecca, Marlei Salete Bahl, Mihuel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuler, Vaniza de Lima |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
César, Pedro de Alcântara Bittencourt Mecca, Marlei Salete |
contributor_str_mv |
César, Pedro de Alcântara Bittencourt Mecca, Marlei Salete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Viagens de negócios Administração de hotéis Congressos e convenções - Organização Convention Bureau Professional congress organizers |
topic |
Viagens de negócios Administração de hotéis Congressos e convenções - Organização Convention Bureau Professional congress organizers |
description |
Este trabalho teve por objeto principal os serviços ofertados pelos Convention & Visitors Bureaux (CVBx), avaliados pelo seu grau de importância tanto pela ótica dos seus gestores como por organizadores profissionais de congressos (OPCs). Na qualidade de promotores do destino que representam, e pretendendo o aumento do fluxo de turistas, os CVBx utilizam-se de estratégias que incluem a atração de eventos profissionais. Por esse motivo, essas organizações direcionam seus esforços para a divulgação das potencialidades turísticas da localidade, visando com isso o convencimento dos planejadores desses acontecimentos e de seus intermediários - grupo no qual os organizadores de congressos ocupam lugar de destaque. Para o alcance de uma maior eficácia, entende-se que seja relevante um bom alinhamento entre os desejos e as necessidades dos compradores com a oferta proposta pelos CVBx. Tendo esse pressuposto como diretriz principal, decidiu-se investigar a valoração atribuída aos serviços ofertados, tanto pelos OPCs como pelos próprios CVBx. Teve-se por objetivo principal, gerar uma matriz dos serviços considerados mais importantes por esses intermediários dos compradores de destinos turísticos, ordenada do maior para o menor valor obtido. Pretendeu-se ainda comparar as percepções dos dois grupos, buscando-se evidenciar convergências e divergências na valoração dos serviços. Optou-se pela utilização de uma metodologia de pesquisa exploratório-descritiva, com processo de coleta de informações por meio de formulários estruturados, que incluíam questões de medida de opinião por meio de escalas de intensidade. A aplicação da pesquisa foi realizada junto aos representantes tanto de organizadores, como de CVBx. Definiu-se uma amostragem delimitada por área geográfica (região sul do Brasil) - que representava mais de 20% do universo dos CVBx brasileiros - e OPCs selecionados intencionalmente. A análise dos dados foi quantitativa e utilizou-se de métodos estatísticos. Os resultados encontrados permitem que se perceba um bom alinhamento na atribuição de valor entre os dois grupos, muito embora, tenha sido evidenciado um relacionamento precário e algumas lacunas na disponibilização efetiva desses serviços, com o registro de atividades com alta valoração atribuída e rara oferta |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-01-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-05-29T14:04:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-05-29T14:04:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/421 |
url |
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UCS instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UCS |
collection |
Repositório Institucional da UCS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/3/Dissertacao%20Vaniza%20de%20Lima%20Schuler.pdf.txt https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/4/Dissertacao%20Vaniza%20de%20Lima%20Schuler.pdf.jpg https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/1/Dissertacao%20Vaniza%20de%20Lima%20Schuler.pdf https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/421/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd963f9e175555ca6c09d7f808c91dcf c3640ca3dc0c21ee8b877a360b4c9e70 efc4644d3c4b2936a322e7bf24e637d8 deeb8fa550aaa0758114cbdeb0c0955d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798309170225610752 |