Sentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Armas, Louise Dall'Agnol de
Orientador(a): Bisol, Cláudia Alquati
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/6811
Resumo: Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com deficiência foram e ainda são segregadas da participação social, apesar de avanços nos debates e a promulgação de leis e decretos, que desde 1990 defendem a participação de todas as pessoas na escola, considerando suas características individuais. Com a perspectiva inclusiva na escola e no mundo do trabalho, esta pesquisa aborda aspectos subjetivos dos estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Com o aporte da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, este estudo tem como objetivo geral analisar a configuração de sentidos subjetivos de estudantes com deficiência no que tange à escolarização em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Participaram da pesquisa quatro estudantes de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul matriculados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A partir da proposta metodológica da Epistemologia Qualitativa, o momento de construção da informação com cada participante, realizado de forma on-line, foi dividido em três dimensões: uma entrevista com perguntas abertas e fechadas para obtenção de dados demográficos e informações sobre a escolarização pregressa e sobre a permanência na Instituição; uso de fotografias como materialidade mediadora para expressão de sentimentos e significados vivenciados na escola; e uma entrevista com perguntas abertas para acessar os sentidos subjetivos dos estudantes. As falas e expressões de cada participante foram analisadas e apresentadas individualmente, constituindo indicadores que permitiram a construção dos seguintes núcleos de significação: relações interpessoais de validação; percepção da diferença no espaço escolar; a exclusão na inclusão; ser sujeito não massificado/apagado pela deficiência; e dinâmica entre desafios e conquistas. Esses núcleos situam a produção de sentidos subjetivos estando relacionados com a busca pela valorização do outro; à vergonha da diferença; à subestimação de si mesmo; à exclusão e menor-valia; e ao enfrentamento e conquista diante de desafios. Compreender as emoções e produções simbólicas dos estudantes com deficiência na escola permite reconhecê-los como sujeitos no espaço escolar e não às margens. A percepção da dinâmica de inclusão e exclusão relativa às vivências dos estudantes com deficiência abre possibilidades para questionar e fortalecer práticas escolares com vistas à efetividade do processo inclusivo. Além disso, reforça o percurso que precisa continuar a ser feito na busca pela consideração das pessoas com deficiência como sujeitos de direitos e deveres na escola e, consequentemente, na sociedade [resumo fornecido pelo autor].
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spelling Armas, Louise Dall'Agnol deMorés, AndréiaGomes, CláudiaBisol, Cláudia Alquati2021-03-01T16:55:10Z2021-03-01T16:55:10Z2021-02-272020-12-09https://repositorio.ucs.br/11338/6811Pensar a educação inclusiva requer olhar não apenas para marcos legais e ações institucionais, mas também para a esfera individual dos estudantes, a fim de ampliar o debate sobre o processo inclusivo. As pessoas com deficiência foram e ainda são segregadas da participação social, apesar de avanços nos debates e a promulgação de leis e decretos, que desde 1990 defendem a participação de todas as pessoas na escola, considerando suas características individuais. Com a perspectiva inclusiva na escola e no mundo do trabalho, esta pesquisa aborda aspectos subjetivos dos estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Com o aporte da Teoria da Subjetividade desenvolvida por González Rey, este estudo tem como objetivo geral analisar a configuração de sentidos subjetivos de estudantes com deficiência no que tange à escolarização em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Participaram da pesquisa quatro estudantes de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul matriculados em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A partir da proposta metodológica da Epistemologia Qualitativa, o momento de construção da informação com cada participante, realizado de forma on-line, foi dividido em três dimensões: uma entrevista com perguntas abertas e fechadas para obtenção de dados demográficos e informações sobre a escolarização pregressa e sobre a permanência na Instituição; uso de fotografias como materialidade mediadora para expressão de sentimentos e significados vivenciados na escola; e uma entrevista com perguntas abertas para acessar os sentidos subjetivos dos estudantes. As falas e expressões de cada participante foram analisadas e apresentadas individualmente, constituindo indicadores que permitiram a construção dos seguintes núcleos de significação: relações interpessoais de validação; percepção da diferença no espaço escolar; a exclusão na inclusão; ser sujeito não massificado/apagado pela deficiência; e dinâmica entre desafios e conquistas. Esses núcleos situam a produção de sentidos subjetivos estando relacionados com a busca pela valorização do outro; à vergonha da diferença; à subestimação de si mesmo; à exclusão e menor-valia; e ao enfrentamento e conquista diante de desafios. Compreender as emoções e produções simbólicas dos estudantes com deficiência na escola permite reconhecê-los como sujeitos no espaço escolar e não às margens. A percepção da dinâmica de inclusão e exclusão relativa às vivências dos estudantes com deficiência abre possibilidades para questionar e fortalecer práticas escolares com vistas à efetividade do processo inclusivo. Além disso, reforça o percurso que precisa continuar a ser feito na busca pela consideração das pessoas com deficiência como sujeitos de direitos e deveres na escola e, consequentemente, na sociedade [resumo fornecido pelo autor].Inclusive education requires the comprehension of more than legal frameworks and institutional actions, it also encompasses the individual aspect of each student, in order to broaden the discussion on the process. Disabled people have been and are still segregated from social participation, despite advances in debates and the enactment of different laws and decrees since 1990, defending the participation of all people in the school system, with full acceptance of their individual characteristics. With an inclusive perspective towards education and the work environment, this research is about the subjective aspect of students with disabilities from different technical courses in the Brazilian High School system. With the contribution of the Theory of Subjectivity developed by González Rey, this study has the purpose of analyzing the configuration of subjective senses for students with disabilities with regard to schooling in technical courses integrated to High School. Four students from a unit of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (Brazil), enrolled in technical courses integrated to High School, participated in the research. Based on the methodological proposal of Qualitative Epistemology, the moment of information construction with each participant, carried out online, was divided into three dimensions: an interview with open and closed questions to obtain demographic data, previous education information, and permanence in the Institution; the use of photographs as material resources to mediate the expression of feelings and senses experienced at school; and an interview with open questions to access the students? subjective senses. The speeches and expressions of each participant were analyzed and presented individually, as indicators that allowed the construction of the following cores of meaning: interpersonal relationships of validation; perception of difference in the school environment; exclusion in inclusion; being a non-massified / erased person due to a disability; and dynamics between challenges and achievements. These cores produce subjective meanings related to the search for valuing the other; to the shame of difference; to the underestimating of oneself; to exclusion and depreciation; and to facing and overcoming challenges. Understanding the emotions and symbolic productions of students with disabilities at school allows them to be recognized as subjects within the school space, and not on its margins. The perception of the inclusion and exclusion related to the experiences of students with disabilities opens possibilities for questioning and strengthening school practices, with a view to the effectiveness of the inclusive process. In addition, it reinforces the path that must continue to be taken in the search for the consideration of people with disabilities as subjects of rights and duties at school, and, as a consequence, in society [resumo fornecido pelo autor].Educação inclusivaPessoas com deficiênciaEnsino profissionalSubjetividadeInclusive educationPeople with disabilitiesProfessional educationSubjectivitySentidos subjetivos de estudantes com deficiência em cursos técnicos integrados ao ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8085269815278470DALLAGNOL, L.A.Mestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2021-03-01ORIGINALDissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdfDissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdfapplication/pdf1588993https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6811/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Louise%20Dall%27%20Agnol%20de%20Armas.pdf71aaafe370aabaf7ec20e7327e353e33MD51TEXTDissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdf.txtDissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdf.txtExtracted texttext/plain299855https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6811/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Louise%20Dall%27%20Agnol%20de%20Armas.pdf.txt731006e189fda4146840de28367da596MD52THUMBNAILDissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdf.jpgDissertação Louise Dall' Agnol de Armas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/6811/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Louise%20Dall%27%20Agnol%20de%20Armas.pdf.jpg6659f07a3b151d5a335ec49e90f0e578MD5311338/68112021-05-07 14:11:39.142oai:repositorio.ucs.br:11338/6811Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T14:11:39Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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