A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Simonetto, Ezequiel José Cecchin
Orientador(a): Gomezjurado Zevallos, Verónica Pilar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/9748
Resumo: A propaganda é frequentemente utilizada por líderes para a conquista da opinião pública com a finalidade de perpetuar-se no poder e justificar suas manobras políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estúdios Disney produziram curtas metragens de animação - neste estudo, três são analisados: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) e Reason and Emotion (1943) -, os quais são exemplos da utilização da propaganda como forma de influenciar a opinião pública, além de mostrarem o ponto de vista norte-americano. Partindo do pressuposto de que os discursos das propagandas de guerra contribuíram para com a construção da opinião pública, o objetivo da presente dissertação é, primeiramente, sistematizar como ocorre a formação da opinião pública e, em seguida, examinar a propaganda de guerra utilizada nos curtas selecionados com base em algumas das categorias da semiótica peirceana. Utiliza-se como aporte teórico estudos de Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) e Edward Carr (1946) relativo à mídia, propaganda, ideologia política e formação da opinião pública; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) e Winfried Nöth (1990) a respeito da semiótica; e John Baxter (2014) sobre a propaganda de guerra produzida pela Disney. A partir da compreensão de como os discursos utilizados nos curtas influenciaram a formação da opinião pública dos norte-americanos, esta pesquisa procura incentivar a atenção e o pensamento crítico para com tudo o que é veiculado nas mídias, principalmente no mundo virtual. Com o desenvolvimento tecnológico e a ascensão das redes sociais, há um excesso de informações a todo momento, e a iniciativa de verificar a veracidade dos discursos continua tão atual quanto no período da Segunda Guerra Mundial. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_c86a4f05e9a7ce2cf625b3923409e02d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/9748
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Simonetto, Ezequiel José CecchinStefani, JaquelineBellini, Magda Amabile Biazus CarpeggianiCarvalho, CarlaGomezjurado Zevallos, Verónica Pilar2022-03-29T12:12:50Z2022-03-29T12:12:50Z2022-03-252022-02-28https://repositorio.ucs.br/11338/9748A propaganda é frequentemente utilizada por líderes para a conquista da opinião pública com a finalidade de perpetuar-se no poder e justificar suas manobras políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estúdios Disney produziram curtas metragens de animação - neste estudo, três são analisados: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) e Reason and Emotion (1943) -, os quais são exemplos da utilização da propaganda como forma de influenciar a opinião pública, além de mostrarem o ponto de vista norte-americano. Partindo do pressuposto de que os discursos das propagandas de guerra contribuíram para com a construção da opinião pública, o objetivo da presente dissertação é, primeiramente, sistematizar como ocorre a formação da opinião pública e, em seguida, examinar a propaganda de guerra utilizada nos curtas selecionados com base em algumas das categorias da semiótica peirceana. Utiliza-se como aporte teórico estudos de Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) e Edward Carr (1946) relativo à mídia, propaganda, ideologia política e formação da opinião pública; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) e Winfried Nöth (1990) a respeito da semiótica; e John Baxter (2014) sobre a propaganda de guerra produzida pela Disney. A partir da compreensão de como os discursos utilizados nos curtas influenciaram a formação da opinião pública dos norte-americanos, esta pesquisa procura incentivar a atenção e o pensamento crítico para com tudo o que é veiculado nas mídias, principalmente no mundo virtual. Com o desenvolvimento tecnológico e a ascensão das redes sociais, há um excesso de informações a todo momento, e a iniciativa de verificar a veracidade dos discursos continua tão atual quanto no período da Segunda Guerra Mundial. [resumo fornecido pelo autor]Propaganda is often used by leaders to win over public opinion in order to perpetuate themselves in power and justify their political maneuvers. During World War II (1939-1945), the Disney studios produced animated short films - in this study, three are analyzed: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) and Reason and Emotion (1943) -, which are examples of the use of propaganda as a way of influencing public opinion, in addition to showing the American point of view. Assuming that the discourses of war propaganda contributed to the construction of public opinion, the objective of this dissertation is, first, to systematize how the formation of public opinion occurs and, then, to examine the war propaganda used in the selected short films centered on some of Peirce's semiotic categories. This study is founded on the theoretical support by Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) and Edward Carr (1946) on media, propaganda, political ideology and the formation of public opinion; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) and Winfried Nöth (1990) on semiotics; and John Baxter (2014) on war propaganda produced by Disney. Based on the understanding of how the speeches used in the short films influenced the formation of Americans' public opinion, this research seeks to encourage attention and critical thinking towards everything that is broadcast in the media, especially in the virtual world. With technological development and the rise of social networks, there is an excess of information at all times, and the initiative to verify the veracity of speeches remains as relevant as in the period of World War II. [resumo fornecido pelo autor]engporComunicação de massaPropagandaSemióticaGuerra Mundial, 1939-1945Walt Disney CompanyMass mediaAdvertisingSemioticsWorld War, 1939-1945A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disneyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/1858399000970076Simonetto, Ezequiel José CecchinMestrado Acadêmico em Letras e CulturaCampus Universitário de Caxias do SulTEXTDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.txtDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.txtExtracted texttext/plain269463https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf.txtedc1ea53a2a1f2321702bfc2d00b9fcfMD52THUMBNAILDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.jpgDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1203https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf.jpgee3b93331d10488be0471f0295c251c0MD53ORIGINALDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdfDissertação Ezequiel Jose Cecchin Simonetto.pdfapplication/pdf2851179https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdff64566b0e2ad123c90c139796eb74140MD5111338/97482022-10-18 17:47:35.625oai:repositorio.ucs.br:11338/9748Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:14:02.425452Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
title A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
spellingShingle A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
Simonetto, Ezequiel José Cecchin
Comunicação de massa
Propaganda
Semiótica
Guerra Mundial, 1939-1945
Walt Disney Company
Mass media
Advertising
Semiotics
World War, 1939-1945
title_short A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
title_full A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
title_fullStr A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
title_full_unstemmed A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
title_sort A influência da mídia na formação da opinião pública norte-americana na Segunda Guerra Mundial: um estudo semiótico de curtas de animação da Disney
author Simonetto, Ezequiel José Cecchin
author_facet Simonetto, Ezequiel José Cecchin
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Stefani, Jaqueline
Bellini, Magda Amabile Biazus Carpeggiani
Carvalho, Carla
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonetto, Ezequiel José Cecchin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomezjurado Zevallos, Verónica Pilar
contributor_str_mv Gomezjurado Zevallos, Verónica Pilar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação de massa
Propaganda
Semiótica
Guerra Mundial, 1939-1945
Walt Disney Company
topic Comunicação de massa
Propaganda
Semiótica
Guerra Mundial, 1939-1945
Walt Disney Company
Mass media
Advertising
Semiotics
World War, 1939-1945
dc.subject.eng.fl_str_mv Mass media
Advertising
Semiotics
World War, 1939-1945
description A propaganda é frequentemente utilizada por líderes para a conquista da opinião pública com a finalidade de perpetuar-se no poder e justificar suas manobras políticas. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os estúdios Disney produziram curtas metragens de animação - neste estudo, três são analisados: The New Spirit (1942), Food Will Win the War (1942) e Reason and Emotion (1943) -, os quais são exemplos da utilização da propaganda como forma de influenciar a opinião pública, além de mostrarem o ponto de vista norte-americano. Partindo do pressuposto de que os discursos das propagandas de guerra contribuíram para com a construção da opinião pública, o objetivo da presente dissertação é, primeiramente, sistematizar como ocorre a formação da opinião pública e, em seguida, examinar a propaganda de guerra utilizada nos curtas selecionados com base em algumas das categorias da semiótica peirceana. Utiliza-se como aporte teórico estudos de Jean-Marie Domenach (2001), Patrick Charaudeau (2015, 2016) e Edward Carr (1946) relativo à mídia, propaganda, ideologia política e formação da opinião pública; Charles Sanders Peirce (1994, 2017), Lucia Santaella (1994, 2000, 2012, 2018) e Winfried Nöth (1990) a respeito da semiótica; e John Baxter (2014) sobre a propaganda de guerra produzida pela Disney. A partir da compreensão de como os discursos utilizados nos curtas influenciaram a formação da opinião pública dos norte-americanos, esta pesquisa procura incentivar a atenção e o pensamento crítico para com tudo o que é veiculado nas mídias, principalmente no mundo virtual. Com o desenvolvimento tecnológico e a ascensão das redes sociais, há um excesso de informações a todo momento, e a iniciativa de verificar a veracidade dos discursos continua tão atual quanto no período da Segunda Guerra Mundial. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-29T12:12:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-29T12:12:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/9748
url https://repositorio.ucs.br/11338/9748
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf.jpg
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/9748/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Ezequiel%20Jose%20Cecchin%20Simonetto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv edc1ea53a2a1f2321702bfc2d00b9fcf
ee3b93331d10488be0471f0295c251c0
f64566b0e2ad123c90c139796eb74140
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048320634617856