Tornar-se educador e educadora social : a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Borges, Daiane Ramos
Orientador(a): Pitano, Sandro de Castro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: spa
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11811
Resumo: A presente dissertação investigou a relação entre as experiências de vida de educadores e educadoras sociais e sua atuação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir do conceito de formação permanente, abordado por Paulo Freire, o qual compreende o processo formativo de maneira contínua ao longo da vida do sujeito e do conceito de experiência abordado por Jorge Larrosa Bondía, que concebe a experiência como um fenômeno que atravessa o sujeito, investigou-se a narrativa de educadoras e educadores sociais acerca de suas percepções sobre suas experiências de vida e a relação destas com a atuação profissional. A metodologia utilizada foi a entrevista narrativa abordada por Daniel Berteaux e a pesquisa narrativa abordada por Jean Clandinin e Michael Connelly. A análise de dados foi realizada a partir das contribuições de Laurence Bardin e evidenciou três categorias de análise, a saber: 1) O cotidiano da prática; 2) Ruptura e 3) Experiência como aprendizagem. A discussão da pesquisa demonstrou que há relação entre as experiências de vida das educadoras e educadores sociais com a sua atuação profissional, na medida em que, ao longo de suas trajetórias, os mesmos vivenciaram experiências de ruptura desencadeando sentidos que foram e são compartilhados durante o processo pedagógico. O processo emocional de empoderamento e empatia, desencadeado pela experiência, demonstrou-se com elemento facilitador na relação intersubjetiva (MADCHE, 1998) construída pelos sujeitos de pesquisa e os cidadãos usuários. A pesquisa possibilitou compreender a potencialidade da narrativa da experiência como possibilidade pedagógica de vínculo, afetividade e confiança entre educadores sociais e cidadãos usuários. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Borges, Daiane RamosStreck, Danilo RomeuCosta, Daianny MadalenaZucchett, Dinora TerezaPitano, Sandro de Castro2023-03-29T19:19:10Z2023-03-29T19:19:10Z2023-03-292022-12-01https://repositorio.ucs.br/11338/11811A presente dissertação investigou a relação entre as experiências de vida de educadores e educadoras sociais e sua atuação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir do conceito de formação permanente, abordado por Paulo Freire, o qual compreende o processo formativo de maneira contínua ao longo da vida do sujeito e do conceito de experiência abordado por Jorge Larrosa Bondía, que concebe a experiência como um fenômeno que atravessa o sujeito, investigou-se a narrativa de educadoras e educadores sociais acerca de suas percepções sobre suas experiências de vida e a relação destas com a atuação profissional. A metodologia utilizada foi a entrevista narrativa abordada por Daniel Berteaux e a pesquisa narrativa abordada por Jean Clandinin e Michael Connelly. A análise de dados foi realizada a partir das contribuições de Laurence Bardin e evidenciou três categorias de análise, a saber: 1) O cotidiano da prática; 2) Ruptura e 3) Experiência como aprendizagem. A discussão da pesquisa demonstrou que há relação entre as experiências de vida das educadoras e educadores sociais com a sua atuação profissional, na medida em que, ao longo de suas trajetórias, os mesmos vivenciaram experiências de ruptura desencadeando sentidos que foram e são compartilhados durante o processo pedagógico. O processo emocional de empoderamento e empatia, desencadeado pela experiência, demonstrou-se com elemento facilitador na relação intersubjetiva (MADCHE, 1998) construída pelos sujeitos de pesquisa e os cidadãos usuários. A pesquisa possibilitou compreender a potencialidade da narrativa da experiência como possibilidade pedagógica de vínculo, afetividade e confiança entre educadores sociais e cidadãos usuários. [resumo fornecido pelo autor]La presente disertación investigó la relación entre las experiencias de vida de educadores y educadoras sociales y su desempeño en Servicios para la Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos. Desde el concepto de educación permanente, abordado por Paulo Freire, que comprende el proceso de formación de forma continua a lo largo de la vida del sujeto, y desde el concepto de experiencia abordado por Jorge Larrosa Bondía, que concibe la experiencia como un fenómeno que atraviesa al sujeto, investigamos la narrativa de educadores y educadoras sociales sobre sus percepciones sobre sus experiencias de vida y su relación con la práctica profesional. La metodología utilizada fue la entrevista narrativa abordada por Daniel Berteaux y la investigación narrativa abordada por Jean Clandinin y Michael Connelly. El análisis de los datos se realizó a partir de las contribuciones de Laurence Bardin y ha demostrado tres categorías de análisis, a saber: 1) La práctica cotidiana; 2) Rupturas y 3) Experiencia como aprendizaje. La discusión de la investigación ha demostrado que existe una relación entre las experiencias de vida de los educadores y educadoras sociales con su desempeño profesional, en la medida en que, a lo largo de sus trayectorias, experimentaron rupturas, desencadenando significados que fueron y son compartidos durante el proceso pedagógico. El proceso emocional de empoderamiento y empatía, desencadenado por la experiencia, demostró ser un elemento facilitador en la relación intersubjetiva (MADCHE, 1998) construida por los sujetos de investigación y los ciudadanos usuarios. La investigación permitió comprender el potencial de la narrativa de la experiencia como posibilidad pedagógica de vínculo, afecto y confianza entre educadores sociales y ciudadanos usuarios. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESspaporEducação - Caxias do Sul, RS -Aspectos sociaisAssistência social - Caxias do Sul, RSEducaçãoEducation - Caxias do Sul (Brazil) - Social aspectsCharities - Caxias do Sul (Brazil)EducationTornar-se educador e educadora social : a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8704639125793662Borges, Daiane RamosMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-03-28ORIGINALDissertação Daiane Ramos Borges.pdfDissertação Daiane Ramos Borges.pdfapplication/pdf2896253https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11811/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Ramos%20Borges.pdf204aac3c0a5f3c4b6c8654840895afecMD51TEXTDissertação Daiane Ramos Borges.pdf.txtDissertação Daiane Ramos Borges.pdf.txtExtracted texttext/plain262905https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11811/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Ramos%20Borges.pdf.txt9a5bb121d2b672f34287e39972d4ce1cMD52THUMBNAILDissertação Daiane Ramos Borges.pdf.jpgDissertação Daiane Ramos Borges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1322https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11811/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daiane%20Ramos%20Borges.pdf.jpg3ce4abf16731bec144e4c588a9f04802MD5311338/118112023-03-30 07:00:23.764oai:repositorio.ucs.br:11338/11811Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:14:28.088086Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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