A dimensão pedagógica intrínseca ao turismo perspectivada na concepção de cidade educadora e na construção de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Lima, Francielle de
Orientador(a): Santos, Marcia Maria Cappellano dos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
fra
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/10447
Resumo: Esta pesquisa tem origem na busca de avançar teórica e pragmaticamente resultados da dissertação de mestrado, em que se propôs realizar incursões reflexivas sobre o binômio "Turismo pedagógico", as quais conduziram à construção de um conceito de turismo perspectivado pedagogicamente, ou seja, em que a dimensão pedagógica é constitutiva da essência do turismo. Por sua vez, tal proposição, quando levada ao âmbito conceitual e pragmático do que vem sendo denominado Cidades Educadoras - essas entendidas sob o escopo da Carta das Cidades Educadoras e da Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), induziu a questionar se essa dimensão pedagógica intrínseca ao turismo poderia vir a ampliar a própria concepção de Cidade Educadora na efetivação de seus princípios, como também, por parte da gestão pública, perspectivar a (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico e, assim, ativar a latência turístico-pedagógica de um destino identificado como tal. Nesse sentido, a presente pesquisa assume como objetivo geral propor e analisar a perspectivação da dimensão pedagógica intrínseca ao turismo no conceito de Cidade Educadora (no escopo delimitado) aliada a políticas públicas de turismo com viés pedagógico entendidas como elementos potencializadores da efetivação dos princípios contidos na Carta e, por via de consequência, impulsionadores da ativação da latência turístico-pedagógica de destinos identificados como tal. Especificamente objetiva-se: (a) estabelecer aproximações entre o conceito de turismo compreendido como essencialmente pedagógico e os princípios da Carta das Cidades Educadoras; (b) analisar reflexos dessas aproximações nos processos de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico; (c) identificar, a partir de destino qualificado como Cidade Educadora, possíveis sinalizadores de impulsionamento da ativação da latência turístico-pedagógica na construção e análise de proposta de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico, perspectivadas repercussões pragmáticas desse processo. Para a consecução desses objetivos, metodologicamente, a pesquisa se define, em forma e conteúdo, como ensaio no que tange às teorizações e aproximações interpretativas pretendidas e, também, como de caráter exploratório empírico, na referida proposição e análise da construção de processo de (re)formulação de políticas públicas na Cidade Educadora Santiago/RS/BR. A resposta à questão investigativa e aos objetivos traçados mostra-se positiva. Entre outras razões, no âmbito do escopo da pesquisa e de seus limites teóricos e metodológicos, a essencialidade pedagógica intrínseca ao turismo permite-lhe ser protagonista e promotor de aprendizagens em Cidades Educadoras e, com isso, ampliar a abrangência de público atingindo (não mais restrito ao escolar) e melhor atender ao princípio de inclusão expresso na Carta. O Ciclo, concebido e desenvolvido sobre bases construtivistas e sociointeracionistas, configura-se como elemento propulsor de articulação com a gestão pública e como um caminho de viabilização de ação teórica e prática na práxis. Simultaneamente, contribui para movimentos cognitivo-afetivos, por parte dos sujeitos, de releituras e ressignificações conceituais sobre turismo e sua relação com as Cidades Educadoras, para novas percepções da cidade, valorização de seus potenciais turístico-pedagógicos e compreensão da requerida processualidade na implementação de políticas públicas, passando desde a intencionalidade e o planejamento até a correspondente formulação. [resumo fornecido pelo autor]
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spelling Lima, Francielle deFerreira, Luciane TodeschiniCatelli, FranciscoAnjos, Francisco Antônio dosPerinotto, André Riani CostaSantos, Marcia Maria Cappellano dos2022-06-21T11:41:33Z2022-06-21T11:41:33Z2022-06-142022-05-30https://repositorio.ucs.br/11338/10447Esta pesquisa tem origem na busca de avançar teórica e pragmaticamente resultados da dissertação de mestrado, em que se propôs realizar incursões reflexivas sobre o binômio "Turismo pedagógico", as quais conduziram à construção de um conceito de turismo perspectivado pedagogicamente, ou seja, em que a dimensão pedagógica é constitutiva da essência do turismo. Por sua vez, tal proposição, quando levada ao âmbito conceitual e pragmático do que vem sendo denominado Cidades Educadoras - essas entendidas sob o escopo da Carta das Cidades Educadoras e da Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), induziu a questionar se essa dimensão pedagógica intrínseca ao turismo poderia vir a ampliar a própria concepção de Cidade Educadora na efetivação de seus princípios, como também, por parte da gestão pública, perspectivar a (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico e, assim, ativar a latência turístico-pedagógica de um destino identificado como tal. Nesse sentido, a presente pesquisa assume como objetivo geral propor e analisar a perspectivação da dimensão pedagógica intrínseca ao turismo no conceito de Cidade Educadora (no escopo delimitado) aliada a políticas públicas de turismo com viés pedagógico entendidas como elementos potencializadores da efetivação dos princípios contidos na Carta e, por via de consequência, impulsionadores da ativação da latência turístico-pedagógica de destinos identificados como tal. Especificamente objetiva-se: (a) estabelecer aproximações entre o conceito de turismo compreendido como essencialmente pedagógico e os princípios da Carta das Cidades Educadoras; (b) analisar reflexos dessas aproximações nos processos de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico; (c) identificar, a partir de destino qualificado como Cidade Educadora, possíveis sinalizadores de impulsionamento da ativação da latência turístico-pedagógica na construção e análise de proposta de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógico, perspectivadas repercussões pragmáticas desse processo. Para a consecução desses objetivos, metodologicamente, a pesquisa se define, em forma e conteúdo, como ensaio no que tange às teorizações e aproximações interpretativas pretendidas e, também, como de caráter exploratório empírico, na referida proposição e análise da construção de processo de (re)formulação de políticas públicas na Cidade Educadora Santiago/RS/BR. A resposta à questão investigativa e aos objetivos traçados mostra-se positiva. Entre outras razões, no âmbito do escopo da pesquisa e de seus limites teóricos e metodológicos, a essencialidade pedagógica intrínseca ao turismo permite-lhe ser protagonista e promotor de aprendizagens em Cidades Educadoras e, com isso, ampliar a abrangência de público atingindo (não mais restrito ao escolar) e melhor atender ao princípio de inclusão expresso na Carta. O Ciclo, concebido e desenvolvido sobre bases construtivistas e sociointeracionistas, configura-se como elemento propulsor de articulação com a gestão pública e como um caminho de viabilização de ação teórica e prática na práxis. Simultaneamente, contribui para movimentos cognitivo-afetivos, por parte dos sujeitos, de releituras e ressignificações conceituais sobre turismo e sua relação com as Cidades Educadoras, para novas percepções da cidade, valorização de seus potenciais turístico-pedagógicos e compreensão da requerida processualidade na implementação de políticas públicas, passando desde a intencionalidade e o planejamento até a correspondente formulação. [resumo fornecido pelo autor]This research originates in the search to advance theoretically and pragmatically the results of the master's thesis, in which it was proposed to carry out reflective incursions on the binomial "Pedagogical tourism", which led to the construction of a concept of pedagogically focused tourism, that is, in which the pedagogical dimension is constitutive of the essence of tourism. In turn, this proposition, when taken to the conceptual and pragmatic scope of what has been called Educating Cities - those understood under the scope of the Letter of Educating Cities and the Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE), led to question whether this pedagogical dimension intrinsic to tourism could expand the very conception of Educating City in the realization of its principles, as well as, on the part of public management, to perspective the (re)formulation of public tourism policies with pedagogical bias and, thus, activate the tourist-pedagogical latency of a destination identified as such. In this sense, the present research assumes as general objective to propose and analyze the perspective of the pedagogical dimension intrinsic to tourism in the concept of Educating City (in the delimited scope) combined with public tourism policies with pedagogical bias understood as elements that enhance the effectiveness of the principles contained in the Letter and, by way of consequence, drivers of the activation of the tourist-pedagogical latency of destinations identified as such. Specifically, it aims at: (a) establishing approximations between the concept of tourism understood as essentially pedagogical and the principles of the Charter of Educating Cities; (b) analyzing the reflexes of these approximations in the processes of (re)formulation of public tourism policies with a pedagogical bias; (c) identifying possible signs of potentializing and activating the tourist-pedagogical latency of a destination qualified as an Educating City in the construction and analysis of a proposed Cycle of processes of (re)formulation of public tourism policies with a pedagogical bias considered pragmatic repercussions of this process. To achieve these objectives, the research is methodologically defined, in form and content, as an essay regarding the theories and intended interpretative approaches and, also, as an empirical exploratory study, in the aforementioned proposal and analysis of the construction of a process of (re)formulation of public policies in the Educating City of Santiago/RS/BR. The answer to the investigative question and to the objectives outlined is positive. Among other reasons, within the scope of the research and its theoretical and methodological limits, the pedagogical essentiality intrinsic to tourism allows it to be a protagonist and promoter of learning in Educating Cities and, with this, expand the scope of the reached audience (no longer restricted to school) and better meet the principle of inclusion expressed in the Letter. The Cycle, conceived and developed on a constructivist and sociointeractionist basis, is configured as a propelling element of articulation with public management and as a path for the feasibility of theoretical and practical action in praxis. At the same time, it contributes to cognitive-affective movements, by the subjects, of conceptual reinterpretations and re-significations about tourism and its relationship with Educating Cities, to new perceptions of the city, appreciation of their tourist-pedagogical potentials and understanding of the required procedurality in the implementation of public policies, ranging from intentionality and planning to the corresponding formulation. [resumo fornecido pelo autor]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESengfraporTurismoPolítica públicaEducaçãoTourismPublic policyEducationA dimensão pedagógica intrínseca ao turismo perspectivada na concepção de cidade educadora e na construção de processo de (re)formulação de políticas públicas de turismo com viés pedagógicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8741630106550510LIMA, Francielle de.Doutorado em Turismo e HospitalidadeCampus Universitário de Caxias do SulTEXTTese Francielle de Lima.pdf.txtTese Francielle de Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain754293https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10447/2/Tese%20Francielle%20de%20Lima.pdf.txt4ee057482e779d6ebacaaa426a0bb8adMD52THUMBNAILTese Francielle de Lima.pdf.jpgTese Francielle de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10447/3/Tese%20Francielle%20de%20Lima.pdf.jpga45a7bacaf1b42f3ad85fdc01df589e3MD53ORIGINALTese Francielle de Lima.pdfTese Francielle de Lima.pdfapplication/pdf6630105https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/10447/1/Tese%20Francielle%20de%20Lima.pdff8f4fb2f0de99c04d6609b7e3c6ddffdMD5111338/104472022-10-18 17:48:08.07oai:repositorio.ucs.br:11338/10447Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:40.749519Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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