A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Câmara, Gilberto Florença da
Orientador(a): Streck, Danilo Romeu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: https://repositorio.ucs.br/11338/11942
Resumo: Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve como problema investigar de que forma a Covid-19 impactou a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Portanto, buscou-se responder a seguinte pergunta: quais foram os impactos causados na aprendizagem, pela Covid-19, na visão dos estudantes do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias? A pesquisa foi feita a partir de um Círculo de conversa, grupo composto por nove estudantes do Ensino Médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, e promoveu um diálogo entre os jovens sobre os impactos ocorridos na aprendizagem durante as restrições impostas pela Covid-19. Complementarmente, foram aplicadas entrevistas individuais com o objetivo de aprofundar temas discutidos no Círculo de conversa. O local da pesquisa foi uma instituição particular de ensino básico, filantrópica, em Caxias do Sul-RS. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos causados pela pandemia Covid-19, na percepção dos estudantes, sobre seu processo de aprendizagem, da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A análise dos dados ocorreu seguindo o método Análise de Conteúdo, de Bardin (2011). Alguns resultados mostraram que muitos foram os impactos causados pela Covid-19 na aprendizagem dos estudantes: consequências na saúde física e mental, na mudança de metodologia (aulas remotas), no excesso de tecnologias digitais comprometendo a aprendizagem nas áreas de linguagens. Circunstâncias que exigiram dos estudantes e professores adaptação, foco no essencial do ensino e aprendizagem. Por sua vez, as tecnologias foram vistas de forma positiva pelos estudantes, pois era a forma que o sistema educacional encontrou para continuar com as aulas durante pandemia da Covid-19. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_f1d681f7fad72b2322b981af57eb9ce5
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11942
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Câmara, Gilberto Florença daCarbonara, VanderleiPaulo, Fernanda dos SantosStreck, Danilo Romeu2023-05-09T12:07:23Z2023-05-09T12:07:23Z2023-05-052023-02-27https://repositorio.ucs.br/11338/11942Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve como problema investigar de que forma a Covid-19 impactou a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Portanto, buscou-se responder a seguinte pergunta: quais foram os impactos causados na aprendizagem, pela Covid-19, na visão dos estudantes do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias? A pesquisa foi feita a partir de um Círculo de conversa, grupo composto por nove estudantes do Ensino Médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, e promoveu um diálogo entre os jovens sobre os impactos ocorridos na aprendizagem durante as restrições impostas pela Covid-19. Complementarmente, foram aplicadas entrevistas individuais com o objetivo de aprofundar temas discutidos no Círculo de conversa. O local da pesquisa foi uma instituição particular de ensino básico, filantrópica, em Caxias do Sul-RS. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos causados pela pandemia Covid-19, na percepção dos estudantes, sobre seu processo de aprendizagem, da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A análise dos dados ocorreu seguindo o método Análise de Conteúdo, de Bardin (2011). Alguns resultados mostraram que muitos foram os impactos causados pela Covid-19 na aprendizagem dos estudantes: consequências na saúde física e mental, na mudança de metodologia (aulas remotas), no excesso de tecnologias digitais comprometendo a aprendizagem nas áreas de linguagens. Circunstâncias que exigiram dos estudantes e professores adaptação, foco no essencial do ensino e aprendizagem. Por sua vez, as tecnologias foram vistas de forma positiva pelos estudantes, pois era a forma que o sistema educacional encontrou para continuar com as aulas durante pandemia da Covid-19. [resumo fornecido pelo autor]This research investigated the impacts of the pandemic context (2020 and 2021) on the learning of high school students, in the area of knowledge of Languages and its Technologies. The research, of a qualitative nature, had as problem of investigating how Covid-19 has impacted the learning of high school students. Therefore, it sought to answer: what were the impacts caused on learning by Covid-19, in the view of high school students, in the area of Languages and its Technologies? The research has been done through a Circle of Conversation, a group composed by nine high school students, aged between 15 and 18 years old, and it has promoted a dialogue between young people about the impacts that occurred on learning during the restrictions imposed by Covid -19. In addition, individual interviews were applied with the goal of deepening topics discussed in the Conversation Circle. The research site was a private, philanthropic primary education institution in Caxias do Sul-RS. The general objective of the research was to analyze the impacts caused by the Covid-19 pandemic, in the perception of students, about their learning process, in the area of knowledge of Languages and their Technologies. The data analysis has been developed through Content Analysis method, according to Bardin (2011). Some results have showed that there were many impacts caused by Covid-19 on student learning: consequences on physical and mental health, in the change of the methodology (remote classes), in the excess of digital technologies compromising the learning in language areas. Circumstances that required students and teachers to adapt, focusing on the essentials of teaching and learning. In turn, technologies were seen positively by students, as it was the way that the educational system found to continue with classes during the Covid-19 pandemic.[resumo fornecido pelo autor]engporEducaçãoAprendizagemEnsino médioCOVID-19Prática de ensinoEducationLearningHigh schoolCOVID-19Student teachingA pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do Sulhttp://lattes.cnpq.br/8846996340622555Câmara, Gilberto Florença daMestrado Acadêmico em EducaçãoCampus Universitário de Caxias do Sul2023-05-04ORIGINALDissertação Gilberto Florença da Câmara.pdfDissertação Gilberto Florença da Câmara.pdfapplication/pdf945551https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11942/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gilberto%20Floren%c3%a7a%20da%20C%c3%a2mara.pdfc71a15d81adddc4324ea64e3ced435fbMD51TEXTDissertação Gilberto Florença da Câmara.pdf.txtDissertação Gilberto Florença da Câmara.pdf.txtExtracted texttext/plain299810https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11942/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gilberto%20Floren%c3%a7a%20da%20C%c3%a2mara.pdf.txt6ff8866d04ad9b9a8adf41848391da88MD52THUMBNAILDissertação Gilberto Florença da Câmara.pdf.jpgDissertação Gilberto Florença da Câmara.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11942/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gilberto%20Floren%c3%a7a%20da%20C%c3%a2mara.pdf.jpg6600caa9823236b5b01d579835bcf2b7MD5311338/119422023-05-10 07:00:20.926oai:repositorio.ucs.br:11338/11942Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T09:11:41.920396Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
title A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
spellingShingle A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
Câmara, Gilberto Florença da
Educação
Aprendizagem
Ensino médio
COVID-19
Prática de ensino
Education
Learning
High school
COVID-19
Student teaching
title_short A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
title_full A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
title_fullStr A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
title_full_unstemmed A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
title_sort A pandemia da Covid-19 e os impactos na aprendizagem do Ensino Médio na área de linguagem e suas tecnologias
author Câmara, Gilberto Florença da
author_facet Câmara, Gilberto Florença da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Carbonara, Vanderlei
Paulo, Fernanda dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Câmara, Gilberto Florença da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Danilo Romeu
contributor_str_mv Streck, Danilo Romeu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Ensino médio
COVID-19
Prática de ensino
topic Educação
Aprendizagem
Ensino médio
COVID-19
Prática de ensino
Education
Learning
High school
COVID-19
Student teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Learning
High school
COVID-19
Student teaching
description Esta pesquisa investigou os impactos do contexto pandêmico (2020 e 2021) na aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio, na área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A pesquisa, de vertente qualitativa, teve como problema investigar de que forma a Covid-19 impactou a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio. Portanto, buscou-se responder a seguinte pergunta: quais foram os impactos causados na aprendizagem, pela Covid-19, na visão dos estudantes do Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias? A pesquisa foi feita a partir de um Círculo de conversa, grupo composto por nove estudantes do Ensino Médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, e promoveu um diálogo entre os jovens sobre os impactos ocorridos na aprendizagem durante as restrições impostas pela Covid-19. Complementarmente, foram aplicadas entrevistas individuais com o objetivo de aprofundar temas discutidos no Círculo de conversa. O local da pesquisa foi uma instituição particular de ensino básico, filantrópica, em Caxias do Sul-RS. A pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos causados pela pandemia Covid-19, na percepção dos estudantes, sobre seu processo de aprendizagem, da área do conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias. A análise dos dados ocorreu seguindo o método Análise de Conteúdo, de Bardin (2011). Alguns resultados mostraram que muitos foram os impactos causados pela Covid-19 na aprendizagem dos estudantes: consequências na saúde física e mental, na mudança de metodologia (aulas remotas), no excesso de tecnologias digitais comprometendo a aprendizagem nas áreas de linguagens. Circunstâncias que exigiram dos estudantes e professores adaptação, foco no essencial do ensino e aprendizagem. Por sua vez, as tecnologias foram vistas de forma positiva pelos estudantes, pois era a forma que o sistema educacional encontrou para continuar com as aulas durante pandemia da Covid-19. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-09T12:07:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-09T12:07:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11942
url https://repositorio.ucs.br/11338/11942
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11942/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gilberto%20Floren%c3%a7a%20da%20C%c3%a2mara.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11942/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gilberto%20Floren%c3%a7a%20da%20C%c3%a2mara.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11942/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gilberto%20Floren%c3%a7a%20da%20C%c3%a2mara.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c71a15d81adddc4324ea64e3ced435fb
6ff8866d04ad9b9a8adf41848391da88
6600caa9823236b5b01d579835bcf2b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1794048311177510912