Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Weber, Luiz Fernando
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179
Resumo: Esta pesquisa explora as práticas pedagógicas de docentes da Licenciatura em Música em uma instituição de ensino superior na Região Norte do Brasil, fundamentando-se nos conceitos de habitus, illusio, capital cultural e campo de Pierre Bourdieu. O objetivo central é de analisar as inclinações e práticas desses docentes em relação à proposta curricular do curso, investigando sua função na manutenção ou contestação de um modelo pedagógico centrado na tradição erudita. A metodologia adotada combina a análise documental a partir do Projeto Pedagógico de Curso com entrevista semiestruturada realizada com três docentes, proporcionando uma visão das dinâmicas institucionais e das práticas educativas. Os resultados revelam que a estrutura curricular da Licenciatura em Música da investigação tende a privilegiar a música erudita, refletindo a valorização de um capital cultural dominante e marginalizando outras formas musicais. A análise evidencia a noção de illusio, que explica como os docentes se engajam nos diferentes campos do contexto da Licenciatura em Música, internalizando e adaptando-se às regras e expectativas estabelecidas, mas também encontrando, em alguns casos, espaço para a transformação. As entrevistas revelam que, embora a formação dos docentes esteja enraizada na música erudita, suas experiências pessoais diversificam as abordagens pedagógicas, permitindo, em certas situações, desafiar as hierarquias culturais. Este estudo contribui para o debate sobre a democratização do ensino musical no Brasil, sugerindo caminhos para uma educação musical mais representativa às realidades socioculturais.
id UDESC-2_19be9dcdfd793c7d27b01d0951826829
oai_identifier_str oai:repositorio.udesc.br:UDESC/20179
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Repositório Institucional da Udesc
repository_id_str
spelling Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitáriaDocência universitáriaEngajamentoIllusioLicenciatura em músicaPráticas pedagógicasEsta pesquisa explora as práticas pedagógicas de docentes da Licenciatura em Música em uma instituição de ensino superior na Região Norte do Brasil, fundamentando-se nos conceitos de habitus, illusio, capital cultural e campo de Pierre Bourdieu. O objetivo central é de analisar as inclinações e práticas desses docentes em relação à proposta curricular do curso, investigando sua função na manutenção ou contestação de um modelo pedagógico centrado na tradição erudita. A metodologia adotada combina a análise documental a partir do Projeto Pedagógico de Curso com entrevista semiestruturada realizada com três docentes, proporcionando uma visão das dinâmicas institucionais e das práticas educativas. Os resultados revelam que a estrutura curricular da Licenciatura em Música da investigação tende a privilegiar a música erudita, refletindo a valorização de um capital cultural dominante e marginalizando outras formas musicais. A análise evidencia a noção de illusio, que explica como os docentes se engajam nos diferentes campos do contexto da Licenciatura em Música, internalizando e adaptando-se às regras e expectativas estabelecidas, mas também encontrando, em alguns casos, espaço para a transformação. As entrevistas revelam que, embora a formação dos docentes esteja enraizada na música erudita, suas experiências pessoais diversificam as abordagens pedagógicas, permitindo, em certas situações, desafiar as hierarquias culturais. Este estudo contribui para o debate sobre a democratização do ensino musical no Brasil, sugerindo caminhos para uma educação musical mais representativa às realidades socioculturais.Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira deWeber, Luiz Fernando2025-01-24T19:45:44Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis131 f.application/pdfWEBER, Luiz Fernando. <b>Entrar no jogo da licenciatura em música</b>: o engajamento da docência universitária. 2025. Tese (Pós-Graduação em Música) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Udescinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:18:03Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/20179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:18:03Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
title Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
spellingShingle Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
Weber, Luiz Fernando
Docência universitária
Engajamento
Illusio
Licenciatura em música
Práticas pedagógicas
title_short Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
title_full Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
title_fullStr Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
title_full_unstemmed Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
title_sort Entrar no jogo da licenciatura em música: o engajamento da docência universitária
author Weber, Luiz Fernando
author_facet Weber, Luiz Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Docência universitária
Engajamento
Illusio
Licenciatura em música
Práticas pedagógicas
topic Docência universitária
Engajamento
Illusio
Licenciatura em música
Práticas pedagógicas
description Esta pesquisa explora as práticas pedagógicas de docentes da Licenciatura em Música em uma instituição de ensino superior na Região Norte do Brasil, fundamentando-se nos conceitos de habitus, illusio, capital cultural e campo de Pierre Bourdieu. O objetivo central é de analisar as inclinações e práticas desses docentes em relação à proposta curricular do curso, investigando sua função na manutenção ou contestação de um modelo pedagógico centrado na tradição erudita. A metodologia adotada combina a análise documental a partir do Projeto Pedagógico de Curso com entrevista semiestruturada realizada com três docentes, proporcionando uma visão das dinâmicas institucionais e das práticas educativas. Os resultados revelam que a estrutura curricular da Licenciatura em Música da investigação tende a privilegiar a música erudita, refletindo a valorização de um capital cultural dominante e marginalizando outras formas musicais. A análise evidencia a noção de illusio, que explica como os docentes se engajam nos diferentes campos do contexto da Licenciatura em Música, internalizando e adaptando-se às regras e expectativas estabelecidas, mas também encontrando, em alguns casos, espaço para a transformação. As entrevistas revelam que, embora a formação dos docentes esteja enraizada na música erudita, suas experiências pessoais diversificam as abordagens pedagógicas, permitindo, em certas situações, desafiar as hierarquias culturais. Este estudo contribui para o debate sobre a democratização do ensino musical no Brasil, sugerindo caminhos para uma educação musical mais representativa às realidades socioculturais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024
2025-01-24T19:45:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv WEBER, Luiz Fernando. <b>Entrar no jogo da licenciatura em música</b>: o engajamento da docência universitária. 2025. Tese (Pós-Graduação em Música) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179
identifier_str_mv WEBER, Luiz Fernando. <b>Entrar no jogo da licenciatura em música</b>: o engajamento da docência universitária. 2025. Tese (Pós-Graduação em Música) - Udesc, Florianópolis, 2024. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
url https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/20179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 131 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Udesc
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Repositório Institucional da Udesc
collection Repositório Institucional da Udesc
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Udesc - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ri@udesc.br
_version_ 1854121242855997440