Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Souza, Dariane Martiól de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
dARK ID: ark:/33523/001300000pbz7
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048
Resumo: Nesta dissertação apresento uma narrativa literária abordando o processo de construção do projeto Autorretrato Infamiliar, enquanto situo a prática artística em minha própria vida e elaboro algumas relações entre autoconhecimento e erotismo. Autorretrato Infamiliar é um projeto que desenvolvo com minha mãe, Adair Martiól, que tem 71 anos e morava sozinha no interior do Paraná até o meu retorno para a casa dela em 2020. Desde então, trabalhamos nesse projeto que fala sobre e a partir do espaço doméstico. As fotografias acontecem na cozinha, no quarto, nos fundos da casa. Discutimos temas como família, corpos, domesticidade e domesticação. Apontamos para a subversão desse espaço familiar, não abandonamos nem renegamos o espaço doméstico, o transformamos em uma trincheira. Através de uma parceria artística, minha mãe e eu fazemos fotos das nossas amputações e poemas sobre as nossas dores. Não há passividade. Somos selvagens. Os ensaios fotográficos do projeto Autorretrato Infamiliar, são eróticos e são domésticos. Erotizamos o doméstico.
id UDESC-2_2bf92858dd66b1bcc8922bf8d8e207ab
oai_identifier_str oai:repositorio.udesc.br:UDESC/18048
network_acronym_str UDESC-2
network_name_str Repositório Institucional da UDESC
repository_id_str
spelling Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticosFotografia - RetratosArte eróticaNesta dissertação apresento uma narrativa literária abordando o processo de construção do projeto Autorretrato Infamiliar, enquanto situo a prática artística em minha própria vida e elaboro algumas relações entre autoconhecimento e erotismo. Autorretrato Infamiliar é um projeto que desenvolvo com minha mãe, Adair Martiól, que tem 71 anos e morava sozinha no interior do Paraná até o meu retorno para a casa dela em 2020. Desde então, trabalhamos nesse projeto que fala sobre e a partir do espaço doméstico. As fotografias acontecem na cozinha, no quarto, nos fundos da casa. Discutimos temas como família, corpos, domesticidade e domesticação. Apontamos para a subversão desse espaço familiar, não abandonamos nem renegamos o espaço doméstico, o transformamos em uma trincheira. Através de uma parceria artística, minha mãe e eu fazemos fotos das nossas amputações e poemas sobre as nossas dores. Não há passividade. Somos selvagens. Os ensaios fotográficos do projeto Autorretrato Infamiliar, são eróticos e são domésticos. Erotizamos o doméstico.Ferreira, Debora PazettoSouza, Dariane Martiól de2025-01-24T19:31:54Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis87 p.application/pdfSOUZA, Dariane Martiól de. <b>Autorretrato infamiliar</b>: ensaios eróticos e domésticos. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048ark:/33523/001300000pbz7Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESC2025-01-25T06:33:12Zoai:repositorio.udesc.br:UDESC/18048Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.phpPRIhttps://repositorio-api.udesc.br/server/oai/requestri@udesc.bropendoar:63912025-01-25T06:33:12Repositório Institucional da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
title Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
spellingShingle Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
Souza, Dariane Martiól de
Fotografia - Retratos
Arte erótica
title_short Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
title_full Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
title_fullStr Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
title_full_unstemmed Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
title_sort Autorretrato infamiliar: ensaios eróticos e domésticos
author Souza, Dariane Martiól de
author_facet Souza, Dariane Martiól de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Debora Pazetto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Dariane Martiól de
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia - Retratos
Arte erótica
topic Fotografia - Retratos
Arte erótica
description Nesta dissertação apresento uma narrativa literária abordando o processo de construção do projeto Autorretrato Infamiliar, enquanto situo a prática artística em minha própria vida e elaboro algumas relações entre autoconhecimento e erotismo. Autorretrato Infamiliar é um projeto que desenvolvo com minha mãe, Adair Martiól, que tem 71 anos e morava sozinha no interior do Paraná até o meu retorno para a casa dela em 2020. Desde então, trabalhamos nesse projeto que fala sobre e a partir do espaço doméstico. As fotografias acontecem na cozinha, no quarto, nos fundos da casa. Discutimos temas como família, corpos, domesticidade e domesticação. Apontamos para a subversão desse espaço familiar, não abandonamos nem renegamos o espaço doméstico, o transformamos em uma trincheira. Através de uma parceria artística, minha mãe e eu fazemos fotos das nossas amputações e poemas sobre as nossas dores. Não há passividade. Somos selvagens. Os ensaios fotográficos do projeto Autorretrato Infamiliar, são eróticos e são domésticos. Erotizamos o doméstico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2025-01-24T19:31:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Dariane Martiól de. <b>Autorretrato infamiliar</b>: ensaios eróticos e domésticos. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/33523/001300000pbz7
identifier_str_mv SOUZA, Dariane Martiól de. <b>Autorretrato infamiliar</b>: ensaios eróticos e domésticos. 2025. Dissertação (Curso de Moda) - Udesc, 2023. Disponível em: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048. Acesso em: insira aqui a data de acesso ao material. Ex: 18 fev. 2025.
ark:/33523/001300000pbz7
url https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 87 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UDESC
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Repositório Institucional da UDESC
collection Repositório Institucional da UDESC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv ri@udesc.br
_version_ 1860697693448306688