Análise da implantação do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo para crianças de 0 a 6 anos: a experiência do município de Itarema/CE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Freitas, Isabele Caminha de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86431
Resumo: Esta pesquisa busca compreender os limites e potencialidades dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças de 0 a 6 anos executado no município de Itarema, estado do Ceará, sob o ponto de vista da gestão municipal, dos profissionais e dos responsáveis por crianças atendidas no serviço. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a realização de grupos focais e entrevistas complementares. Trata-se de um estudo circunstanciado na zona urbana de Itarema sobre a implantação do SCFV, e também da análise da adequação metodológica, e dos significados do SCFV para os profissionais, as crianças e suas famílias. O estudo parte da compreensão sobre a importância da primeira infância e seus desafios em contexto de pobreza e vulnerabilidade social ainda do protagonismo da política de assistência social para a garantia de proteção social para essas crianças e suas famílias. Essa dissertação traz para a discussão o resgate da trajetória das políticas para a primeira infância executadas no âmbito da assistência social desde o período da transição das creches para a gestão da política de educação, passando pelas transformações ocorridas em vários momentos históricos até o atual modelo dos SCFV. A pesquisa revela que o modelo atual tal como se desenvolve no município de Itarema apresenta um distanciamento em vários pontos em relação à metodologia proposta pelo MDS e conclui que investir na primeira infância é um desafio para o Estado e para a sociedade para elevar indicadores de desenvolvimento humano e econômico.<br/>Palavras-chave: Primeira Infância. Família. Pobreza. Assistência Social.
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