Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Moura, Adriana Pinheiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=60221
Resumo: RESUMOO presente trabalho consiste numa investigação das redefinições na família brasileira, buscando compreender os vínculos familiares constituídos por crianças filhas de mães portadoras de HIV/AIDS em situação de abandono e/ou violência doméstica. Este estudo representa a experiência profissional da pesquisadora na ONG cristã Lar Vila Feliz, de origem da Igreja Betesda Aldeota, ficando depois vinculada à International Christian Fellowship (ICF), instituição de abrigamento de crianças que se encontram nessa situação. Na trajetória metodológica da pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa, a técnica de observação foi vivenciada de uma forma participativa, tendo em vista a inserção da pesquisadora na instituição observada. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, elaborada a partir de fontes teóricas e de informações contidas nos prontuários das crianças abrigadas no Lar Vila Feliz, o que possibilitou a elaboração de um perfil social (trajetórias de vida) destas. Após a referida análise foi constatado no cotidiano de vida das famílias estudadas, diversos problemas que se apresentam no bojo da questão social brasileira, um reflexo do que é vivenciado por tantos outros grupos familiares representados pela condição de portador do HIV/AIDS. Quanto ao modo como se expressa o vínculo familiar, foi evidenciada a constituição desse vínculo de forma diferenciada daquele presente no imaginário das famílias compostas pelo modelo tradicional burguês. Tal aspecto observado em alguns casos pelas escassas visitas às crianças e na ausência de demonstração de afeto, revelando os vínculos como um processo ainda em construção, já que não se apresentam inerentes à pessoa.Palavras - chave: Família. Vulnerabilidade. Abandono. HIV/AIDS. Adoção.
id UECE-0_320f3f8831263ce3f0240d6de54e33cb
oai_identifier_str oai:uece.br:60221
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou ViolenciaAbandono Criança Dst/AidsRESUMOO presente trabalho consiste numa investigação das redefinições na família brasileira, buscando compreender os vínculos familiares constituídos por crianças filhas de mães portadoras de HIV/AIDS em situação de abandono e/ou violência doméstica. Este estudo representa a experiência profissional da pesquisadora na ONG cristã Lar Vila Feliz, de origem da Igreja Betesda Aldeota, ficando depois vinculada à International Christian Fellowship (ICF), instituição de abrigamento de crianças que se encontram nessa situação. Na trajetória metodológica da pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa, a técnica de observação foi vivenciada de uma forma participativa, tendo em vista a inserção da pesquisadora na instituição observada. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, elaborada a partir de fontes teóricas e de informações contidas nos prontuários das crianças abrigadas no Lar Vila Feliz, o que possibilitou a elaboração de um perfil social (trajetórias de vida) destas. Após a referida análise foi constatado no cotidiano de vida das famílias estudadas, diversos problemas que se apresentam no bojo da questão social brasileira, um reflexo do que é vivenciado por tantos outros grupos familiares representados pela condição de portador do HIV/AIDS. Quanto ao modo como se expressa o vínculo familiar, foi evidenciada a constituição desse vínculo de forma diferenciada daquele presente no imaginário das famílias compostas pelo modelo tradicional burguês. Tal aspecto observado em alguns casos pelas escassas visitas às crianças e na ausência de demonstração de afeto, revelando os vínculos como um processo ainda em construção, já que não se apresentam inerentes à pessoa.Palavras - chave: Família. Vulnerabilidade. Abandono. HIV/AIDS. Adoção.Maria do Socorro Ferreira OsterneMoura, Adriana Pinheiro de2010-05-06T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=60221info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2010-05-06T00:00:00Zoai:uece.br:60221Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2010-05-06T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
title Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
spellingShingle Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
Moura, Adriana Pinheiro de
Abandono
Criança
Dst/Aids
title_short Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
title_full Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
title_fullStr Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
title_full_unstemmed Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
title_sort Aidis e Familia: Vinculos Familiares de Criancas em Situacao de Abandono E/Ou Violencia
author Moura, Adriana Pinheiro de
author_facet Moura, Adriana Pinheiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria do Socorro Ferreira Osterne
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Adriana Pinheiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono
Criança
Dst/Aids
topic Abandono
Criança
Dst/Aids
description RESUMOO presente trabalho consiste numa investigação das redefinições na família brasileira, buscando compreender os vínculos familiares constituídos por crianças filhas de mães portadoras de HIV/AIDS em situação de abandono e/ou violência doméstica. Este estudo representa a experiência profissional da pesquisadora na ONG cristã Lar Vila Feliz, de origem da Igreja Betesda Aldeota, ficando depois vinculada à International Christian Fellowship (ICF), instituição de abrigamento de crianças que se encontram nessa situação. Na trajetória metodológica da pesquisa, a abordagem utilizada foi qualitativa, a técnica de observação foi vivenciada de uma forma participativa, tendo em vista a inserção da pesquisadora na instituição observada. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, elaborada a partir de fontes teóricas e de informações contidas nos prontuários das crianças abrigadas no Lar Vila Feliz, o que possibilitou a elaboração de um perfil social (trajetórias de vida) destas. Após a referida análise foi constatado no cotidiano de vida das famílias estudadas, diversos problemas que se apresentam no bojo da questão social brasileira, um reflexo do que é vivenciado por tantos outros grupos familiares representados pela condição de portador do HIV/AIDS. Quanto ao modo como se expressa o vínculo familiar, foi evidenciada a constituição desse vínculo de forma diferenciada daquele presente no imaginário das famílias compostas pelo modelo tradicional burguês. Tal aspecto observado em alguns casos pelas escassas visitas às crianças e na ausência de demonstração de afeto, revelando os vínculos como um processo ainda em construção, já que não se apresentam inerentes à pessoa.Palavras - chave: Família. Vulnerabilidade. Abandono. HIV/AIDS. Adoção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2010-05-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=60221
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=60221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296347819704320