Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cardoso, Maione Rocha de Castro
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/ UNIVERSITÉ SORBONNE NOUVELLE - PARIS 3
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=66782
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar como se efetivam o discurso da participação social e da governança democrática nas políticas públicas de desenvolvimento regional, implementadas pelo Governo Federal no Nordeste do Brasil. Busca-se, também, verificar em que medida esse formato de intervenção estatal tem oportunizado a criação dos denominados "empregos verdes", entendidos como os postos de trabalho relacionados às atividades sustentáveis, que assegurem eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para a realização do estudo sobre a participação social, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com uma amostra dos participantes do "Fórum de Desenvolvimento Mesorregional" constituído no âmbito do PROMESO da Chapada do Araripe. E, para atingir o segundo objetivo, foram utilizados os dados fornecidos pela RAIS/MTE, verificando em que medida os postos de trabalho criados na Mesorregião Chapada do Araripe, entre os anos de 1997 a 2007, tem viabilizado a geração de empregos no setor ambiental, oportunizando, assim, o surgimento de uma nova etapa na busca de uma proposta de desenvolvimento sustentável para o nordeste brasileiro. O estudo aponta que a mudança de estratégia de intervenção do Estado no Nordeste não vem acompanhada de alterações significativas na forma de atuação das instituições no que se refere à gestão das políticas públicas e à criação de empregos verdes. Conclui-se que, apesar da existência de um capital social na região, a sociedade local não foi plenamente mobilizada em torno das articulações em prol da construção de uma nova proposta de gestão participativa nesses territórios. E que, apesar de ser crescente o número de empregos gerados na Meso-Araripe no período estudado, ainda não se observa no Brasil e no Nordeste uma tendência de se utilizar o setor ambiental na formulação de políticas públicas voltadas para a questão social e ambiental, como a geração de empregos verdes. Palavras-chave: Estado; políticas públicas; Sustentabilidade, empregos verdes; desenvolvimento regional - Nordeste.
id UECE-0_5ee4afa7a69fd24b811dba0d598108a8
oai_identifier_str oai:uece.br:66782
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do AraripeChapada do Araripe - Ceará Desenvolvimento Sustentável Políticas públicasEste trabalho tem o objetivo de analisar como se efetivam o discurso da participação social e da governança democrática nas políticas públicas de desenvolvimento regional, implementadas pelo Governo Federal no Nordeste do Brasil. Busca-se, também, verificar em que medida esse formato de intervenção estatal tem oportunizado a criação dos denominados "empregos verdes", entendidos como os postos de trabalho relacionados às atividades sustentáveis, que assegurem eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para a realização do estudo sobre a participação social, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com uma amostra dos participantes do "Fórum de Desenvolvimento Mesorregional" constituído no âmbito do PROMESO da Chapada do Araripe. E, para atingir o segundo objetivo, foram utilizados os dados fornecidos pela RAIS/MTE, verificando em que medida os postos de trabalho criados na Mesorregião Chapada do Araripe, entre os anos de 1997 a 2007, tem viabilizado a geração de empregos no setor ambiental, oportunizando, assim, o surgimento de uma nova etapa na busca de uma proposta de desenvolvimento sustentável para o nordeste brasileiro. O estudo aponta que a mudança de estratégia de intervenção do Estado no Nordeste não vem acompanhada de alterações significativas na forma de atuação das instituições no que se refere à gestão das políticas públicas e à criação de empregos verdes. Conclui-se que, apesar da existência de um capital social na região, a sociedade local não foi plenamente mobilizada em torno das articulações em prol da construção de uma nova proposta de gestão participativa nesses territórios. E que, apesar de ser crescente o número de empregos gerados na Meso-Araripe no período estudado, ainda não se observa no Brasil e no Nordeste uma tendência de se utilizar o setor ambiental na formulação de políticas públicas voltadas para a questão social e ambiental, como a geração de empregos verdes. Palavras-chave: Estado; políticas públicas; Sustentabilidade, empregos verdes; desenvolvimento regional - Nordeste.Ver documento original.UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/ UNIVERSITÉ SORBONNE NOUVELLE - PARIS 3Marcel BursztynCardoso, Maione Rocha de Castro2011-02-21T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=66782info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2011-02-21T00:00:00Zoai:uece.br:66782Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2011-02-21T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
title Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
spellingShingle Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
Cardoso, Maione Rocha de Castro
Chapada do Araripe - Ceará
Desenvolvimento Sustentável
Políticas públicas
title_short Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
title_full Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
title_fullStr Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
title_full_unstemmed Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
title_sort Desenvolvimento regional e sustentabilidade: o caso da mesorregião Chapada do Araripe
author Cardoso, Maione Rocha de Castro
author_facet Cardoso, Maione Rocha de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcel Bursztyn
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maione Rocha de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Chapada do Araripe - Ceará
Desenvolvimento Sustentável
Políticas públicas
topic Chapada do Araripe - Ceará
Desenvolvimento Sustentável
Políticas públicas
description Este trabalho tem o objetivo de analisar como se efetivam o discurso da participação social e da governança democrática nas políticas públicas de desenvolvimento regional, implementadas pelo Governo Federal no Nordeste do Brasil. Busca-se, também, verificar em que medida esse formato de intervenção estatal tem oportunizado a criação dos denominados "empregos verdes", entendidos como os postos de trabalho relacionados às atividades sustentáveis, que assegurem eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica. Para a realização do estudo sobre a participação social, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários com uma amostra dos participantes do "Fórum de Desenvolvimento Mesorregional" constituído no âmbito do PROMESO da Chapada do Araripe. E, para atingir o segundo objetivo, foram utilizados os dados fornecidos pela RAIS/MTE, verificando em que medida os postos de trabalho criados na Mesorregião Chapada do Araripe, entre os anos de 1997 a 2007, tem viabilizado a geração de empregos no setor ambiental, oportunizando, assim, o surgimento de uma nova etapa na busca de uma proposta de desenvolvimento sustentável para o nordeste brasileiro. O estudo aponta que a mudança de estratégia de intervenção do Estado no Nordeste não vem acompanhada de alterações significativas na forma de atuação das instituições no que se refere à gestão das políticas públicas e à criação de empregos verdes. Conclui-se que, apesar da existência de um capital social na região, a sociedade local não foi plenamente mobilizada em torno das articulações em prol da construção de uma nova proposta de gestão participativa nesses territórios. E que, apesar de ser crescente o número de empregos gerados na Meso-Araripe no período estudado, ainda não se observa no Brasil e no Nordeste uma tendência de se utilizar o setor ambiental na formulação de políticas públicas voltadas para a questão social e ambiental, como a geração de empregos verdes. Palavras-chave: Estado; políticas públicas; Sustentabilidade, empregos verdes; desenvolvimento regional - Nordeste.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2011-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=66782
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=66782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/ UNIVERSITÉ SORBONNE NOUVELLE - PARIS 3
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/ UNIVERSITÉ SORBONNE NOUVELLE - PARIS 3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296353510326272