Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47277
Resumo: Os Reisados de Caretas e Bois, como aparecem no Ceará, são folguedos populares do ciclo natalino, presentes, com variações, em todas as macro-regiões do Estado, que se estruturam na forma de um cortejo de brincantes, representando a peregrinação dos Reis Magos a Bélem, e se desenvolvem, em autos, como uma rapsódia de cantos, danças e entremeios, incluindo obrigatoriamente o episódio do Boi. Suas etnografias revelam manifestações culturais de extrema complexibilidade e riqueza de detalhes, resultantes da acumulação de saberes e práticas coletivas, que se organizam em torno de um grupo de figuras, feitas por brincantes, através de hábitos incorporados, em procedimentos cênicos, que podem servir de referência a um renovado fazer teatral. Combinando elementos épicos e cômicos, seu riso é o riso de homens e mulheres que se vêem como parte da natureza, celebra a liberdade e a abundância, invertendo hierarquias e valores estabelecidos. A subsistência destes folguedos se faz por uma economia de dons e sua dinâmica implica a adoção de traços culturais das mais diferentes procedências. A incorporacão das figuras pelos brincantes se dá por um processo de desencantamento, que faz com que homens e mulheres simples, do povo trabalhador, tirem de si figuras de Reis e Rainhas, Santos e Guerreiros, que trazem ocultas. Um esboço de cartografia destes folguedos possibilita a percepção de diversidades, que podem se originar tanto de diferenças nas formações culturais das várias regiões, quanto, simplesmente, de particularidades individuais, na trajetória de mestres e brincantes.
id UECE-0_6253a4c7cda7cdfa4e281cf2d4dc1616
oai_identifier_str oai:uece.br:47277
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no CearáFolguedos populares Sociologia TeatroOs Reisados de Caretas e Bois, como aparecem no Ceará, são folguedos populares do ciclo natalino, presentes, com variações, em todas as macro-regiões do Estado, que se estruturam na forma de um cortejo de brincantes, representando a peregrinação dos Reis Magos a Bélem, e se desenvolvem, em autos, como uma rapsódia de cantos, danças e entremeios, incluindo obrigatoriamente o episódio do Boi. Suas etnografias revelam manifestações culturais de extrema complexibilidade e riqueza de detalhes, resultantes da acumulação de saberes e práticas coletivas, que se organizam em torno de um grupo de figuras, feitas por brincantes, através de hábitos incorporados, em procedimentos cênicos, que podem servir de referência a um renovado fazer teatral. Combinando elementos épicos e cômicos, seu riso é o riso de homens e mulheres que se vêem como parte da natureza, celebra a liberdade e a abundância, invertendo hierarquias e valores estabelecidos. A subsistência destes folguedos se faz por uma economia de dons e sua dinâmica implica a adoção de traços culturais das mais diferentes procedências. A incorporacão das figuras pelos brincantes se dá por um processo de desencantamento, que faz com que homens e mulheres simples, do povo trabalhador, tirem de si figuras de Reis e Rainhas, Santos e Guerreiros, que trazem ocultas. Um esboço de cartografia destes folguedos possibilita a percepção de diversidades, que podem se originar tanto de diferenças nas formações culturais das várias regiões, quanto, simplesmente, de particularidades individuais, na trajetória de mestres e brincantes.Ver documento original.UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁDaniel Soares LinsBarroso, Raimundo Oswald Cavalcante2008-03-07T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47277info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2008-03-07T00:00:00Zoai:uece.br:47277Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2008-03-07T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
title Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
spellingShingle Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante
Folguedos populares
Sociologia
Teatro
title_short Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
title_full Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
title_fullStr Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
title_full_unstemmed Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
title_sort Teatro como encantamento: bois e reisados de caretas no Ceará
author Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante
author_facet Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daniel Soares Lins
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Raimundo Oswald Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Folguedos populares
Sociologia
Teatro
topic Folguedos populares
Sociologia
Teatro
description Os Reisados de Caretas e Bois, como aparecem no Ceará, são folguedos populares do ciclo natalino, presentes, com variações, em todas as macro-regiões do Estado, que se estruturam na forma de um cortejo de brincantes, representando a peregrinação dos Reis Magos a Bélem, e se desenvolvem, em autos, como uma rapsódia de cantos, danças e entremeios, incluindo obrigatoriamente o episódio do Boi. Suas etnografias revelam manifestações culturais de extrema complexibilidade e riqueza de detalhes, resultantes da acumulação de saberes e práticas coletivas, que se organizam em torno de um grupo de figuras, feitas por brincantes, através de hábitos incorporados, em procedimentos cênicos, que podem servir de referência a um renovado fazer teatral. Combinando elementos épicos e cômicos, seu riso é o riso de homens e mulheres que se vêem como parte da natureza, celebra a liberdade e a abundância, invertendo hierarquias e valores estabelecidos. A subsistência destes folguedos se faz por uma economia de dons e sua dinâmica implica a adoção de traços culturais das mais diferentes procedências. A incorporacão das figuras pelos brincantes se dá por um processo de desencantamento, que faz com que homens e mulheres simples, do povo trabalhador, tirem de si figuras de Reis e Rainhas, Santos e Guerreiros, que trazem ocultas. Um esboço de cartografia destes folguedos possibilita a percepção de diversidades, que podem se originar tanto de diferenças nas formações culturais das várias regiões, quanto, simplesmente, de particularidades individuais, na trajetória de mestres e brincantes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2008-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47277
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=47277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296333868400640