Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Coppens, An
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=45325
Resumo: Esta pesquisa analisa as praticas missionarias de belgas no Estado do Ceara, na decada de 80. Meu interesse pela Igreja Catolica e suas missoes sempre foi grande, mas cresceu bastante quando conheci melhor minhas raizes na terra cearense. Meus pais, ambos belgas, vieram ao Ceara como missionarios em outubro de 1981, a fim de desenvolver um trabalho social junto as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do municipio de Trairi, litorial oeste do Ceara. Eles passaram quatro anos no Ceara, naci no segundo ano e minha irma no terceiro. Como sempre tive vontade de voltar a terra natal, decidi faze-lo quando completei dezoito anos. Uma vez no Ceara, me entusiasmei na busca por minhas raizes, procurando conhecer melhor a terra onde nasci. Foi nesta busca que encontrei novamente o interesse pela Igreja Catolica, e especificamente pelas praticas missionarias que varios europeus exerceram no Ceara. Surgiu a curiosidade pelos motivos e ideias destes missionarios europeus, entre eles meus pais. Esta pesquisa e um estudo documental, ja que foi baseada na correspondencia mantida pelos missionarios e em publicaçoes como revistas tematicas e folhetos informativos, elaborados pelos proprios missionarios e em entrevistas com quatro missionarios belgas, com quem tivemos contato. O material que serviu como fonte para a pesquisa, esta todo elaborado em lingua holandesa, idioma oficial no norte da Belgica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, trechos do material foram traduzidos para o portugues pela propria pesquisadora. Inspirados por ideias do pedagogo Paulo Freire e da teologia da Libertaçao, os missionarios objetivaram a conscientizaçao de moradores de comunidades interioranas do Ceara e tentaram combater o chamado assistencialismo. Nos documentos, os belgas constroem uma visao do Brasil a partir de uma comparaçao com a sua terra natal e das dificuldades que encontraram para por em pratica o seu ideal.
id UECE-0_807366ea465ba11bd8bb541162e346d2
oai_identifier_str oai:uece.br:45325
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80Assistência social Missionarios Belgas Teoria da LibertacaoEsta pesquisa analisa as praticas missionarias de belgas no Estado do Ceara, na decada de 80. Meu interesse pela Igreja Catolica e suas missoes sempre foi grande, mas cresceu bastante quando conheci melhor minhas raizes na terra cearense. Meus pais, ambos belgas, vieram ao Ceara como missionarios em outubro de 1981, a fim de desenvolver um trabalho social junto as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do municipio de Trairi, litorial oeste do Ceara. Eles passaram quatro anos no Ceara, naci no segundo ano e minha irma no terceiro. Como sempre tive vontade de voltar a terra natal, decidi faze-lo quando completei dezoito anos. Uma vez no Ceara, me entusiasmei na busca por minhas raizes, procurando conhecer melhor a terra onde nasci. Foi nesta busca que encontrei novamente o interesse pela Igreja Catolica, e especificamente pelas praticas missionarias que varios europeus exerceram no Ceara. Surgiu a curiosidade pelos motivos e ideias destes missionarios europeus, entre eles meus pais. Esta pesquisa e um estudo documental, ja que foi baseada na correspondencia mantida pelos missionarios e em publicaçoes como revistas tematicas e folhetos informativos, elaborados pelos proprios missionarios e em entrevistas com quatro missionarios belgas, com quem tivemos contato. O material que serviu como fonte para a pesquisa, esta todo elaborado em lingua holandesa, idioma oficial no norte da Belgica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, trechos do material foram traduzidos para o portugues pela propria pesquisadora. Inspirados por ideias do pedagogo Paulo Freire e da teologia da Libertaçao, os missionarios objetivaram a conscientizaçao de moradores de comunidades interioranas do Ceara e tentaram combater o chamado assistencialismo. Nos documentos, os belgas constroem uma visao do Brasil a partir de uma comparaçao com a sua terra natal e das dificuldades que encontraram para por em pratica o seu ideal.Maria da Conceicao PioCoppens, An2007-11-19T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=45325info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2007-11-19T00:00:00Zoai:uece.br:45325Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2007-11-19T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
title Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
spellingShingle Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
Coppens, An
Assistência social
Missionarios Belgas
Teoria da Libertacao
title_short Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
title_full Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
title_fullStr Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
title_full_unstemmed Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
title_sort Historia da Caridade: as Praticas Missionarias de Belgas no Ceara na Decada de 80
author Coppens, An
author_facet Coppens, An
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria da Conceicao Pio
dc.contributor.author.fl_str_mv Coppens, An
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência social
Missionarios Belgas
Teoria da Libertacao
topic Assistência social
Missionarios Belgas
Teoria da Libertacao
description Esta pesquisa analisa as praticas missionarias de belgas no Estado do Ceara, na decada de 80. Meu interesse pela Igreja Catolica e suas missoes sempre foi grande, mas cresceu bastante quando conheci melhor minhas raizes na terra cearense. Meus pais, ambos belgas, vieram ao Ceara como missionarios em outubro de 1981, a fim de desenvolver um trabalho social junto as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) do municipio de Trairi, litorial oeste do Ceara. Eles passaram quatro anos no Ceara, naci no segundo ano e minha irma no terceiro. Como sempre tive vontade de voltar a terra natal, decidi faze-lo quando completei dezoito anos. Uma vez no Ceara, me entusiasmei na busca por minhas raizes, procurando conhecer melhor a terra onde nasci. Foi nesta busca que encontrei novamente o interesse pela Igreja Catolica, e especificamente pelas praticas missionarias que varios europeus exerceram no Ceara. Surgiu a curiosidade pelos motivos e ideias destes missionarios europeus, entre eles meus pais. Esta pesquisa e um estudo documental, ja que foi baseada na correspondencia mantida pelos missionarios e em publicaçoes como revistas tematicas e folhetos informativos, elaborados pelos proprios missionarios e em entrevistas com quatro missionarios belgas, com quem tivemos contato. O material que serviu como fonte para a pesquisa, esta todo elaborado em lingua holandesa, idioma oficial no norte da Belgica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, trechos do material foram traduzidos para o portugues pela propria pesquisadora. Inspirados por ideias do pedagogo Paulo Freire e da teologia da Libertaçao, os missionarios objetivaram a conscientizaçao de moradores de comunidades interioranas do Ceara e tentaram combater o chamado assistencialismo. Nos documentos, os belgas constroem uma visao do Brasil a partir de uma comparaçao com a sua terra natal e das dificuldades que encontraram para por em pratica o seu ideal.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-19T00:00:00Z
2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=45325
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=45325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296332502106112