Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71424 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida tem o desígnio de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Arte no Ensino Médio regular da rede pública do Ceará. A referida pesquisa é de natureza qualitativa voltada para a dinâmica cotidiana dos professores que ministram a disciplina de Arte, procurando conhecer, portanto, o que pensam para a aula de Arte e/ou o que fazem. Ou seja, objetiva-se obter ciência acerca do dia-a-dia do trabalho docente por eles realizado. A primeira parte desse estudo se centra no levantamento bibliográfico, o qual dá as bases epistemológicas para clarear as concepções acerca do Ensino da Arte no Brasil, contando com estudo de Barbosa (1999, 2002a, 2002b, 2009), Ferraz e Fusari (2001, 1999), Pimenta (2008, 2009, 2010), Viera Pinto (1969), Vasquez (1968), Freire (2002), Cunha (1989), Veiga (1994), Gatti (2002, 2005), Guimarães (2006), Oliveira-Formosinho (2002), entre outros. Passado o estudo bibliográfico a pesquisa de campo contou com a metodologia Grupo Focal empregada em pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, uma vez que se deseja retratar como tem acontecido o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Arte no Ensino Médio regular a partir da perspectiva do professor. Os estudos mostraram que nas escolas do ensino médio regular do Ceará a disciplina de Arte se encontra alocada nos primeiros anos, acontecendo uma hora aula por semana, tendo como subsidio curricular o material didático fornecido pelo projeto Primeiro, Aprender!, que leva seu nome e é constituído de três volumes. Este por sua vez orienta as práticas pedagógicas dos professores da disciplina estudada, pois faltam, segundo eles, conhecimentos específicos para lecioná-la. Contudo, o que se observou foi uma política educacional descompromissada com a qualidade do ensino da Arte e uma rotina de sala de aula desestimulante para o professor e o aluno.Palavras-chaves: Ensino da Arte. Práticas Pedagógicas. Formação Docente. Grupo Focal. |
id |
UECE-0_8d227d989c8285cff4fe002e7a473e8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uece.br:71424 |
network_acronym_str |
UECE-0 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UECE |
repository_id_str |
|
spelling |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arteEnsino - Artes Mestrado - Educação Pedagogia Praticas pedagógicasA pesquisa desenvolvida tem o desígnio de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Arte no Ensino Médio regular da rede pública do Ceará. A referida pesquisa é de natureza qualitativa voltada para a dinâmica cotidiana dos professores que ministram a disciplina de Arte, procurando conhecer, portanto, o que pensam para a aula de Arte e/ou o que fazem. Ou seja, objetiva-se obter ciência acerca do dia-a-dia do trabalho docente por eles realizado. A primeira parte desse estudo se centra no levantamento bibliográfico, o qual dá as bases epistemológicas para clarear as concepções acerca do Ensino da Arte no Brasil, contando com estudo de Barbosa (1999, 2002a, 2002b, 2009), Ferraz e Fusari (2001, 1999), Pimenta (2008, 2009, 2010), Viera Pinto (1969), Vasquez (1968), Freire (2002), Cunha (1989), Veiga (1994), Gatti (2002, 2005), Guimarães (2006), Oliveira-Formosinho (2002), entre outros. Passado o estudo bibliográfico a pesquisa de campo contou com a metodologia Grupo Focal empregada em pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, uma vez que se deseja retratar como tem acontecido o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Arte no Ensino Médio regular a partir da perspectiva do professor. Os estudos mostraram que nas escolas do ensino médio regular do Ceará a disciplina de Arte se encontra alocada nos primeiros anos, acontecendo uma hora aula por semana, tendo como subsidio curricular o material didático fornecido pelo projeto Primeiro, Aprender!, que leva seu nome e é constituído de três volumes. Este por sua vez orienta as práticas pedagógicas dos professores da disciplina estudada, pois faltam, segundo eles, conhecimentos específicos para lecioná-la. Contudo, o que se observou foi uma política educacional descompromissada com a qualidade do ensino da Arte e uma rotina de sala de aula desestimulante para o professor e o aluno.Palavras-chaves: Ensino da Arte. Práticas Pedagógicas. Formação Docente. Grupo Focal.La investigación ha desarrollado un diseño para conocer las prácticas pedagógicas de los docentes del Arte en las escuelas de bachiller de Arte del Ceará. La citada investigación tiene naturaleza cualitativa y se centra en la dinámica diaria de los profesores que enseñan la disciplina del arte, buscando conocer, por tanto, lo que planean para la clase de arte y / o lo que hacen. En otras palabras, el objetivo es obtener conocimiento acerca de la labor docente del día a día por ellos desarrollado. La primera parte de este estudio se centra en la literatura, que constituye el marco epistemológico para clarificar las concepciones cerca de la enseñanza del arte en Brasil, con el estudio de Barbosa (1999, 2002a, 2002b, 2009), Ferraz y Fusari (2001, 1999), Pimenta (2008, 2009, 2010), Pinto Viera (1969), Vásquez (1968), Freire (2002), Cunha (1989), Veiga (1994), Gatti (2002, 2005), Guimarães (2006), Formosinho Oliveira (2002), entre otros. Después de la investigación bibliográfica ha pasado para el campo, utilizando la metodología de grupos focales de investigación cualitativa y exploratoria, ya que queremos reflejar como ha sido el proceso de la enseñanza / aprendizaje en las clases de arte en la escuela secundaria regular desde el punto de vista de los maestros. Los estudios han demostrado que las escuelas secundarias de la disciplina del Arte se asigna en el primer año, va una hora de clase por semana, con los materiales curriculares de enseñanza subsidio proporcionado por el proyecto Primeiro, Aprender!, que toma su nombre y consta de tres volúmenes. Esto a su vez en las guías de las prácticas pedagógicas de los profesores de la disciplina estudiada en la investigación, como falta, según ellos, los conocimientos específicos para enseñar. Sin embargo, fuera observado una política educativa con la calidad sin concesiones de la enseñanza de arte y un salón de clases de rutina desalentador para el profesor y el alumno. Palabras claves: Enseñanza de la Arte. Prácticas Pedagógicas. La formación del profesorado. Grupo de Enfoque. Universidade Estadual do CearáMaria Marina Dias CavalcanteNascimento, Leandra Fernandes do2012-05-09T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71424info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2012-05-09T00:00:00Zoai:uece.br:71424Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2012-05-09T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
title |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
spellingShingle |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte Nascimento, Leandra Fernandes do Ensino - Artes Mestrado - Educação Pedagogia Praticas pedagógicas |
title_short |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
title_full |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
title_fullStr |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
title_full_unstemmed |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
title_sort |
Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte |
author |
Nascimento, Leandra Fernandes do |
author_facet |
Nascimento, Leandra Fernandes do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Marina Dias Cavalcante |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Leandra Fernandes do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Artes Mestrado - Educação Pedagogia Praticas pedagógicas |
topic |
Ensino - Artes Mestrado - Educação Pedagogia Praticas pedagógicas |
description |
A pesquisa desenvolvida tem o desígnio de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Arte no Ensino Médio regular da rede pública do Ceará. A referida pesquisa é de natureza qualitativa voltada para a dinâmica cotidiana dos professores que ministram a disciplina de Arte, procurando conhecer, portanto, o que pensam para a aula de Arte e/ou o que fazem. Ou seja, objetiva-se obter ciência acerca do dia-a-dia do trabalho docente por eles realizado. A primeira parte desse estudo se centra no levantamento bibliográfico, o qual dá as bases epistemológicas para clarear as concepções acerca do Ensino da Arte no Brasil, contando com estudo de Barbosa (1999, 2002a, 2002b, 2009), Ferraz e Fusari (2001, 1999), Pimenta (2008, 2009, 2010), Viera Pinto (1969), Vasquez (1968), Freire (2002), Cunha (1989), Veiga (1994), Gatti (2002, 2005), Guimarães (2006), Oliveira-Formosinho (2002), entre outros. Passado o estudo bibliográfico a pesquisa de campo contou com a metodologia Grupo Focal empregada em pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, uma vez que se deseja retratar como tem acontecido o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Arte no Ensino Médio regular a partir da perspectiva do professor. Os estudos mostraram que nas escolas do ensino médio regular do Ceará a disciplina de Arte se encontra alocada nos primeiros anos, acontecendo uma hora aula por semana, tendo como subsidio curricular o material didático fornecido pelo projeto Primeiro, Aprender!, que leva seu nome e é constituído de três volumes. Este por sua vez orienta as práticas pedagógicas dos professores da disciplina estudada, pois faltam, segundo eles, conhecimentos específicos para lecioná-la. Contudo, o que se observou foi uma política educacional descompromissada com a qualidade do ensino da Arte e uma rotina de sala de aula desestimulante para o professor e o aluno.Palavras-chaves: Ensino da Arte. Práticas Pedagógicas. Formação Docente. Grupo Focal. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-09T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71424 |
url |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UECE instname:Universidade Estadual do Ceará instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UECE |
collection |
Repositório Institucional da UECE |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1828296360877621248 |