Dos bastidores à encenação: as práticas pedagógicas dos professores no ensino da arte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Nascimento, Leandra Fernandes do
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Ceará
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=71424
Resumo: A pesquisa desenvolvida tem o desígnio de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Arte no Ensino Médio regular da rede pública do Ceará. A referida pesquisa é de natureza qualitativa voltada para a dinâmica cotidiana dos professores que ministram a disciplina de Arte, procurando conhecer, portanto, o que pensam para a aula de Arte e/ou o que fazem. Ou seja, objetiva-se obter ciência acerca do dia-a-dia do trabalho docente por eles realizado. A primeira parte desse estudo se centra no levantamento bibliográfico, o qual dá as bases epistemológicas para clarear as concepções acerca do Ensino da Arte no Brasil, contando com estudo de Barbosa (1999, 2002a, 2002b, 2009), Ferraz e Fusari (2001, 1999), Pimenta (2008, 2009, 2010), Viera Pinto (1969), Vasquez (1968), Freire (2002), Cunha (1989), Veiga (1994), Gatti (2002, 2005), Guimarães (2006), Oliveira-Formosinho (2002), entre outros. Passado o estudo bibliográfico a pesquisa de campo contou com a metodologia Grupo Focal empregada em pesquisa qualitativa e de caráter exploratório, uma vez que se deseja retratar como tem acontecido o processo de ensino/aprendizagem nas aulas de Arte no Ensino Médio regular a partir da perspectiva do professor. Os estudos mostraram que nas escolas do ensino médio regular do Ceará a disciplina de Arte se encontra alocada nos primeiros anos, acontecendo uma hora aula por semana, tendo como subsidio curricular o material didático fornecido pelo projeto Primeiro, Aprender!, que leva seu nome e é constituído de três volumes. Este por sua vez orienta as práticas pedagógicas dos professores da disciplina estudada, pois faltam, segundo eles, conhecimentos específicos para lecioná-la. Contudo, o que se observou foi uma política educacional descompromissada com a qualidade do ensino da Arte e uma rotina de sala de aula desestimulante para o professor e o aluno.Palavras-chaves: Ensino da Arte. Práticas Pedagógicas. Formação Docente. Grupo Focal.
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