O adolescer no contexto social: crises e enfrentamentos
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual do Ceará
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=27418 |
Resumo: | Trata-se de um estudo qualitativo que tem como objetivo compreender os eventos estressores no viver do adoslescente e suas formas de enfrentamento. Participaram da pesquisa dez adoslescentes que fazem parte de um grupo de psicoterapia. Os recursos usados na coleta de dados foram: observacao participante, grupo focal e entrevistas. O referencial teorico usado foi a Teoria de Crise de Caplan e para analise dos dados a tecnica de Analise de Conteudo. Essa tecnica seguiu etapas: constituicao dos corpus, leitura flutuante das entrevistas, descricoes do grupo focal e das observacoes, recorte do texto, composicao das unidades de analise e definicao das tematicas. O fenomeno desvelado esta representado por quatro unidades tematicas, com suas respectivas categorias: Eventos estressores (Mundancas corporais, Sexualidade e Adolescer e suas consequencias), Resolubilidade e nao Resolubilidade da situacao experienciada (Estrategia de resolucao de problemas), Expressao de sentimentos (Reacao diante da situacao) e Redes sociais que facilitam e dificultam o adolescer (Contexto familiar, contexto escolar e grupo de psicoterapia). A investigacao possibilitou concluir que em frente a determinados eventos estressores, os adolescentes, manifestam comportamentos inadequados e sentimentos indesejaveis, culminando no aparecimento de crises, que podem influenciar em situacoes futuras de forma negativa, se estas nao obtiverem um desfecho positivo. Palavras-chaves: Adolescentes, Enfrentamento e Crises. |
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O adolescer no contexto social: crises e enfrentamentosAdolescentes Crises Universidade Estadual do CearáTrata-se de um estudo qualitativo que tem como objetivo compreender os eventos estressores no viver do adoslescente e suas formas de enfrentamento. Participaram da pesquisa dez adoslescentes que fazem parte de um grupo de psicoterapia. Os recursos usados na coleta de dados foram: observacao participante, grupo focal e entrevistas. O referencial teorico usado foi a Teoria de Crise de Caplan e para analise dos dados a tecnica de Analise de Conteudo. Essa tecnica seguiu etapas: constituicao dos corpus, leitura flutuante das entrevistas, descricoes do grupo focal e das observacoes, recorte do texto, composicao das unidades de analise e definicao das tematicas. O fenomeno desvelado esta representado por quatro unidades tematicas, com suas respectivas categorias: Eventos estressores (Mundancas corporais, Sexualidade e Adolescer e suas consequencias), Resolubilidade e nao Resolubilidade da situacao experienciada (Estrategia de resolucao de problemas), Expressao de sentimentos (Reacao diante da situacao) e Redes sociais que facilitam e dificultam o adolescer (Contexto familiar, contexto escolar e grupo de psicoterapia). A investigacao possibilitou concluir que em frente a determinados eventos estressores, os adolescentes, manifestam comportamentos inadequados e sentimentos indesejaveis, culminando no aparecimento de crises, que podem influenciar em situacoes futuras de forma negativa, se estas nao obtiverem um desfecho positivo. Palavras-chaves: Adolescentes, Enfrentamento e Crises. Ver documento original.Universidade Estadual do CearáMaria Salete Bessa JorgeFalção, Poliana Belém2004-05-11T00:00:00Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=27418info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2004-05-11T00:00:00Zoai:uece.br:27418Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2004-05-11T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse |
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