Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Barroso, Kirley Maria Barros
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=31572
Resumo: Nos ultimos anos ocorreram muitos avanços tecnologicos, administrativos e na saude. Quaisquer que sejam as politicas de saude de um municipio devem estar ligadas ao bem estar da populaçao. por isso que ao longo dos anos, varias reformas e propostas de mudanças foram feitas com o intuito de organizar os Sistemas Locais de Saude. Dentre estas, surgiu o programa de Saude da Familia, como proposta de inversao do medelo assistencial. Para que se concretize, e necessario que os profissionais tambem estejam motivados para desenvolveram suas atividades, pois disso, depende o exito e a melhoria dos serviços prestados a comunidade. Baseado nisto, procuramos avaliar a motivaçao dos profissionais de nivel superior da atençao primaria de saude de Beberibe. Com suporte na teoria de motivaçao, em particular de Frederick Herzberg, citado por Chiavenato (1995), que classifica os fatores motivadores em higienicos (externos), tais como salario, condiçoes de trabalho e outros. E motivacionais (internos) como possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento no trabalho, etc. Apos a revisao bibliografica das diversas teorias citadas, realizou-se um estudo, de natureza exploratoria descritiva, os sujeitos da investigaçao foram 39 profissionais de nivel superior que compoem o Sistema Local de saude de Beberibe. A coleta de dados foi operacionalizada por questionarios com perguntas abertas e fechadas, aplicados no periodo de 4 a 7 de novembro de 2003. A analise dos resultados da pesquisa mostra-nos que os profissionais valorizam tanto os fatores externos quanto os internos. De modo geral os profissionais estao motivados no trabalho. Portanto, os gestos municipais de saude deverao compreender que investir em recursos humanos e na instituiçao nao produz perdas financeiras nem perda de tempo e sim melhoria na qualidade dos serviços oferecidos a comunidade e crescimento para a instituiçao.
id UECE-0_9d22fa4bcb0d596c65798c41f7b3c6c3
oai_identifier_str oai:uece.br:31572
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de SaudeProfissionais de Nivel Superior - Motivacao Programa Saúde da FamíliaNos ultimos anos ocorreram muitos avanços tecnologicos, administrativos e na saude. Quaisquer que sejam as politicas de saude de um municipio devem estar ligadas ao bem estar da populaçao. por isso que ao longo dos anos, varias reformas e propostas de mudanças foram feitas com o intuito de organizar os Sistemas Locais de Saude. Dentre estas, surgiu o programa de Saude da Familia, como proposta de inversao do medelo assistencial. Para que se concretize, e necessario que os profissionais tambem estejam motivados para desenvolveram suas atividades, pois disso, depende o exito e a melhoria dos serviços prestados a comunidade. Baseado nisto, procuramos avaliar a motivaçao dos profissionais de nivel superior da atençao primaria de saude de Beberibe. Com suporte na teoria de motivaçao, em particular de Frederick Herzberg, citado por Chiavenato (1995), que classifica os fatores motivadores em higienicos (externos), tais como salario, condiçoes de trabalho e outros. E motivacionais (internos) como possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento no trabalho, etc. Apos a revisao bibliografica das diversas teorias citadas, realizou-se um estudo, de natureza exploratoria descritiva, os sujeitos da investigaçao foram 39 profissionais de nivel superior que compoem o Sistema Local de saude de Beberibe. A coleta de dados foi operacionalizada por questionarios com perguntas abertas e fechadas, aplicados no periodo de 4 a 7 de novembro de 2003. A analise dos resultados da pesquisa mostra-nos que os profissionais valorizam tanto os fatores externos quanto os internos. De modo geral os profissionais estao motivados no trabalho. Portanto, os gestos municipais de saude deverao compreender que investir em recursos humanos e na instituiçao nao produz perdas financeiras nem perda de tempo e sim melhoria na qualidade dos serviços oferecidos a comunidade e crescimento para a instituiçao.Maria Irismar de AlmeidaBarroso, Kirley Maria Barros2005-05-19T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=31572info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2005-05-19T00:00:00Zoai:uece.br:31572Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2005-05-19T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
title Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
spellingShingle Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
Barroso, Kirley Maria Barros
Profissionais de Nivel Superior - Motivacao
Programa Saúde da Família
title_short Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
title_full Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
title_fullStr Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
title_full_unstemmed Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
title_sort Motivacao dos Prifissionais de Nives Superior da Atecao Primaria de Saude
author Barroso, Kirley Maria Barros
author_facet Barroso, Kirley Maria Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maria Irismar de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Kirley Maria Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionais de Nivel Superior - Motivacao
Programa Saúde da Família
topic Profissionais de Nivel Superior - Motivacao
Programa Saúde da Família
description Nos ultimos anos ocorreram muitos avanços tecnologicos, administrativos e na saude. Quaisquer que sejam as politicas de saude de um municipio devem estar ligadas ao bem estar da populaçao. por isso que ao longo dos anos, varias reformas e propostas de mudanças foram feitas com o intuito de organizar os Sistemas Locais de Saude. Dentre estas, surgiu o programa de Saude da Familia, como proposta de inversao do medelo assistencial. Para que se concretize, e necessario que os profissionais tambem estejam motivados para desenvolveram suas atividades, pois disso, depende o exito e a melhoria dos serviços prestados a comunidade. Baseado nisto, procuramos avaliar a motivaçao dos profissionais de nivel superior da atençao primaria de saude de Beberibe. Com suporte na teoria de motivaçao, em particular de Frederick Herzberg, citado por Chiavenato (1995), que classifica os fatores motivadores em higienicos (externos), tais como salario, condiçoes de trabalho e outros. E motivacionais (internos) como possibilidade de crescimento profissional, reconhecimento no trabalho, etc. Apos a revisao bibliografica das diversas teorias citadas, realizou-se um estudo, de natureza exploratoria descritiva, os sujeitos da investigaçao foram 39 profissionais de nivel superior que compoem o Sistema Local de saude de Beberibe. A coleta de dados foi operacionalizada por questionarios com perguntas abertas e fechadas, aplicados no periodo de 4 a 7 de novembro de 2003. A analise dos resultados da pesquisa mostra-nos que os profissionais valorizam tanto os fatores externos quanto os internos. De modo geral os profissionais estao motivados no trabalho. Portanto, os gestos municipais de saude deverao compreender que investir em recursos humanos e na instituiçao nao produz perdas financeiras nem perda de tempo e sim melhoria na qualidade dos serviços oferecidos a comunidade e crescimento para a instituiçao.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2005-05-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=31572
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=31572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296323163488256