Parangaba: de Aldeota a Distrito

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2003
Autor(a) principal: Morais, Manuel Messias
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=25261
Resumo: A historia de Parangaba de aldeia A Distrito, se constitui numa trajetoria que foi percorida por cerca de dois seculos e meio. A comunidade Parangaba surgiu de uma aldeia indigena vinda do vizinho estado do Rio Grande do Norte, expulsa por brancos invasores de terras. Nasceu como uma criança cujos primitivistas nao eram naturalmente cearenses, mas que os serviu de berço. Ao atingir a maioridade, Parangaba se transformou em Missao, liderada por missionarios jesuitas. Depois se transformou em vila e logo em seguida em Municipio, um tempo que se alongou por 112 anos em dois periodos intercalados por cerca de 50 anos. No inicio, ainda como tribo indigena, teve uma vida sem grandes transtornos. Logo que se transformou em vilarejo começaram os tormentos gerados por ambiçao politica e por desmando publico, uma coisa ja bem conhecida nossa. Durante a sua maioridade, teve um grande desempenho na area agricola como produtora de alimentros de primeira necessidade, como a farinha da terra, a cana-de-açucar e carne bovina. Na area industrial despertou com grande enfase com as industrias Evereste e usina Textil de Tomaz Pompeu de Souza Brasil, desnvolvimento que muito contribuiu para melhorara area social e o comercio de exportaçao cearense. Foi a primeira cidade a implantar o sistema de transporte por via ferrea, uma Empresa de cunho estritamente particular, isto e, um serviço que nao era liderado pelo governo, mas por empresarios. Na area politica despontou com grandes figuras filhos da terra, como o coronel Manoel Francisco da Silva Albano, Dede Brasil, Jose Odorico de Morais, Leiria de Andrade e tantos outros. Na area social, liderou por muitos anos, especialmente no setor da saude publica com o serviço psiquiatrico desenvolvido pelo hospital e asilo de alienados, como ficou conhecido. Na area da religiao, teve grande merito com as festividades religiosas do Bom Jesus dos Aflitos, festa que atraia grande numero de fieis. Na area do folclore liderou com as festividades tradicionais com a festa dos caboclos, uma tradiçao vinda dos indios. A Parangaba da atualidade e um polo em grande desenvolvimento, possui dois terminais de passageiros e um comercio bem desenvolvido, como sempre o foi na sua trajetoria.
id UECE-0_b3a2d0f227ed66fabbbb59348f56fbe6
oai_identifier_str oai:uece.br:25261
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Parangaba: de Aldeota a DistritoHistória Parangaba - CearáA historia de Parangaba de aldeia A Distrito, se constitui numa trajetoria que foi percorida por cerca de dois seculos e meio. A comunidade Parangaba surgiu de uma aldeia indigena vinda do vizinho estado do Rio Grande do Norte, expulsa por brancos invasores de terras. Nasceu como uma criança cujos primitivistas nao eram naturalmente cearenses, mas que os serviu de berço. Ao atingir a maioridade, Parangaba se transformou em Missao, liderada por missionarios jesuitas. Depois se transformou em vila e logo em seguida em Municipio, um tempo que se alongou por 112 anos em dois periodos intercalados por cerca de 50 anos. No inicio, ainda como tribo indigena, teve uma vida sem grandes transtornos. Logo que se transformou em vilarejo começaram os tormentos gerados por ambiçao politica e por desmando publico, uma coisa ja bem conhecida nossa. Durante a sua maioridade, teve um grande desempenho na area agricola como produtora de alimentros de primeira necessidade, como a farinha da terra, a cana-de-açucar e carne bovina. Na area industrial despertou com grande enfase com as industrias Evereste e usina Textil de Tomaz Pompeu de Souza Brasil, desnvolvimento que muito contribuiu para melhorara area social e o comercio de exportaçao cearense. Foi a primeira cidade a implantar o sistema de transporte por via ferrea, uma Empresa de cunho estritamente particular, isto e, um serviço que nao era liderado pelo governo, mas por empresarios. Na area politica despontou com grandes figuras filhos da terra, como o coronel Manoel Francisco da Silva Albano, Dede Brasil, Jose Odorico de Morais, Leiria de Andrade e tantos outros. Na area social, liderou por muitos anos, especialmente no setor da saude publica com o serviço psiquiatrico desenvolvido pelo hospital e asilo de alienados, como ficou conhecido. Na area da religiao, teve grande merito com as festividades religiosas do Bom Jesus dos Aflitos, festa que atraia grande numero de fieis. Na area do folclore liderou com as festividades tradicionais com a festa dos caboclos, uma tradiçao vinda dos indios. A Parangaba da atualidade e um polo em grande desenvolvimento, possui dois terminais de passageiros e um comercio bem desenvolvido, como sempre o foi na sua trajetoria.Jose Vanderlei CarneiroMorais, Manuel Messias2003-07-21T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=25261info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2003-07-21T00:00:00Zoai:uece.br:25261Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2003-07-21T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Parangaba: de Aldeota a Distrito
title Parangaba: de Aldeota a Distrito
spellingShingle Parangaba: de Aldeota a Distrito
Morais, Manuel Messias
História
Parangaba - Ceará
title_short Parangaba: de Aldeota a Distrito
title_full Parangaba: de Aldeota a Distrito
title_fullStr Parangaba: de Aldeota a Distrito
title_full_unstemmed Parangaba: de Aldeota a Distrito
title_sort Parangaba: de Aldeota a Distrito
author Morais, Manuel Messias
author_facet Morais, Manuel Messias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jose Vanderlei Carneiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Manuel Messias
dc.subject.por.fl_str_mv História
Parangaba - Ceará
topic História
Parangaba - Ceará
description A historia de Parangaba de aldeia A Distrito, se constitui numa trajetoria que foi percorida por cerca de dois seculos e meio. A comunidade Parangaba surgiu de uma aldeia indigena vinda do vizinho estado do Rio Grande do Norte, expulsa por brancos invasores de terras. Nasceu como uma criança cujos primitivistas nao eram naturalmente cearenses, mas que os serviu de berço. Ao atingir a maioridade, Parangaba se transformou em Missao, liderada por missionarios jesuitas. Depois se transformou em vila e logo em seguida em Municipio, um tempo que se alongou por 112 anos em dois periodos intercalados por cerca de 50 anos. No inicio, ainda como tribo indigena, teve uma vida sem grandes transtornos. Logo que se transformou em vilarejo começaram os tormentos gerados por ambiçao politica e por desmando publico, uma coisa ja bem conhecida nossa. Durante a sua maioridade, teve um grande desempenho na area agricola como produtora de alimentros de primeira necessidade, como a farinha da terra, a cana-de-açucar e carne bovina. Na area industrial despertou com grande enfase com as industrias Evereste e usina Textil de Tomaz Pompeu de Souza Brasil, desnvolvimento que muito contribuiu para melhorara area social e o comercio de exportaçao cearense. Foi a primeira cidade a implantar o sistema de transporte por via ferrea, uma Empresa de cunho estritamente particular, isto e, um serviço que nao era liderado pelo governo, mas por empresarios. Na area politica despontou com grandes figuras filhos da terra, como o coronel Manoel Francisco da Silva Albano, Dede Brasil, Jose Odorico de Morais, Leiria de Andrade e tantos outros. Na area social, liderou por muitos anos, especialmente no setor da saude publica com o serviço psiquiatrico desenvolvido pelo hospital e asilo de alienados, como ficou conhecido. Na area da religiao, teve grande merito com as festividades religiosas do Bom Jesus dos Aflitos, festa que atraia grande numero de fieis. Na area do folclore liderou com as festividades tradicionais com a festa dos caboclos, uma tradiçao vinda dos indios. A Parangaba da atualidade e um polo em grande desenvolvimento, possui dois terminais de passageiros e um comercio bem desenvolvido, como sempre o foi na sua trajetoria.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-07-21T00:00:00Z
2003
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=25261
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=25261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296316314189824