Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Rocha, Francisca Aldrea da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=38393
Resumo: A presente monografia se debrucou sobre a presenca da droga na vida das criancas em situacao de rua da Praia de Iracema, visando investigar qual a droga mais consumida entre eles, os fatores que favorecem a sua escolha e as formas de acesso a essas substancias. Ao mesmo tempo, procurou investigar a identidade e a subjetividade desses jovens, na intencao de identificar os fatores que constituem sua identidade social, tentando identificar o nivel de perspectiva de futuro por eles apresentado. Para identificar esses fatos foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram realizads entrevistas, em ambito informal, com os meninos em situacao de rua que se localizam na Praia de Iracema. Os resultados apontaram para uma problematica que transcende as questoes economicas e se fixa, basicamente, na estrutura familiar desses jovens, que esta dentro de um contexto oriundo do novo metodo familiar produzido pela modernidade. Assim, as desavencas familiares, a violencia, o abandono estrutural, sao alguns dos fatores que impelen esses jovens para as ruas, onde veem nas drogas, em especial no solvente, a compensacao, ainda que provisoria, para suas dores.
id UECE-0_cb3facfad77bf22d34aaf4de9b19d592
oai_identifier_str oai:uece.br:38393
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de IracemaDrogas Menor - Praia de Iracema - Fortaleza-CearaA presente monografia se debrucou sobre a presenca da droga na vida das criancas em situacao de rua da Praia de Iracema, visando investigar qual a droga mais consumida entre eles, os fatores que favorecem a sua escolha e as formas de acesso a essas substancias. Ao mesmo tempo, procurou investigar a identidade e a subjetividade desses jovens, na intencao de identificar os fatores que constituem sua identidade social, tentando identificar o nivel de perspectiva de futuro por eles apresentado. Para identificar esses fatos foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram realizads entrevistas, em ambito informal, com os meninos em situacao de rua que se localizam na Praia de Iracema. Os resultados apontaram para uma problematica que transcende as questoes economicas e se fixa, basicamente, na estrutura familiar desses jovens, que esta dentro de um contexto oriundo do novo metodo familiar produzido pela modernidade. Assim, as desavencas familiares, a violencia, o abandono estrutural, sao alguns dos fatores que impelen esses jovens para as ruas, onde veem nas drogas, em especial no solvente, a compensacao, ainda que provisoria, para suas dores.Leonardo de Araujo e MotaRocha, Francisca Aldrea da Silva2006-09-20T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=38393info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2006-09-20T00:00:00Zoai:uece.br:38393Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2006-09-20T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
title Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
spellingShingle Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
Rocha, Francisca Aldrea da Silva
Drogas
Menor - Praia de Iracema - Fortaleza-Ceara
title_short Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
title_full Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
title_fullStr Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
title_full_unstemmed Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
title_sort Uso de Solventes por Criancas e Adolescentes em Situacao de Rua na Praia de Iracema
author Rocha, Francisca Aldrea da Silva
author_facet Rocha, Francisca Aldrea da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonardo de Araujo e Mota
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Francisca Aldrea da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas
Menor - Praia de Iracema - Fortaleza-Ceara
topic Drogas
Menor - Praia de Iracema - Fortaleza-Ceara
description A presente monografia se debrucou sobre a presenca da droga na vida das criancas em situacao de rua da Praia de Iracema, visando investigar qual a droga mais consumida entre eles, os fatores que favorecem a sua escolha e as formas de acesso a essas substancias. Ao mesmo tempo, procurou investigar a identidade e a subjetividade desses jovens, na intencao de identificar os fatores que constituem sua identidade social, tentando identificar o nivel de perspectiva de futuro por eles apresentado. Para identificar esses fatos foi realizada uma pesquisa de campo, na qual foram realizads entrevistas, em ambito informal, com os meninos em situacao de rua que se localizam na Praia de Iracema. Os resultados apontaram para uma problematica que transcende as questoes economicas e se fixa, basicamente, na estrutura familiar desses jovens, que esta dentro de um contexto oriundo do novo metodo familiar produzido pela modernidade. Assim, as desavencas familiares, a violencia, o abandono estrutural, sao alguns dos fatores que impelen esses jovens para as ruas, onde veem nas drogas, em especial no solvente, a compensacao, ainda que provisoria, para suas dores.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-20T00:00:00Z
2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=38393
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=38393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296328119058432