Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Gondim, Delane Viana
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=37429
Resumo: Este trabalho foi realizado a fim de avaliar a atividade analgesica induzida pela eletroacupuntura de baixa frequencia no modelo experimental de polpa dentaria de coelho e elucidar o possivel envolvimento de peptideos opioides endogenos. A utilizacao da eletroacupuntura nos pontos Yintang, E4 e E5 apresentou aumento do limiar da dor e este efeito persistiu por ate 2 h apos a remocao do estimulo eletrico. A utilizacao da eletroacupuntura em pontos sham nao apresentou atividade analgesica significante, demonstrando a necessidade da localizacao precisa dos pontos acupunturais e de uma correta escolha do conjunto de pontos a serem estimulados a fim de obter resposta analgesica. A eletroacupuntura, nesse modelo experimental, apresentou um maior tempo de atividade analgesica em relacao a morfina. Naloxona foi utilizada no grupo de animais que recebeu eletroacupuntura, havendo reversao da atividade analgesica nesse experimental, o que demonstra que essa resposta se deve a liberacao de peptideos opioides endogenos. A Naloxona tambem foi utilizada no grupo de animais que so recebeu estimulo da polpa dentaria, pois o mesmo apresentou atividade analgesica, possivelmente induzida pelo estresse do estimulo eletrico sobre a polpa dentaria desses animais. A acao da acupuntura em relacao ao sexo tambem foi analisada, sendo que as femeas mostraram um maior limiar de dor inicial (tempo zero) e um menor aumento do limiar de dor em relacao ao tempo (durante 120 min) do que os machos. Esse trabalho reforca a teoria que a analgesia induzida pelo uso da acupuntura ocorre atraves da liberacao de peptideos opioides endogenos, sendo o seu uso uma possibilidade promissora em paciente com necessidades especiais de tratamento, principalmente hipertensos, diabeticos e alergicos, podendo ser tambem um excelente recurso auxiliar a pratica odontologica sendo util nas algias dentarias, nevralgias do trigemeo, disfuncao temporomandibular, analgesia cirurgica, podendo substituir ou reduzir o uso de anestesicos locais.
id UECE-0_e7a76b070da8bc3b4476183d73a809fd
oai_identifier_str oai:uece.br:37429
network_acronym_str UECE-0
network_name_str Repositório Institucional da UECE
repository_id_str
spelling Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...Acupuntura Dor-Polga Dentaria - Coelho EletroacupunturaEste trabalho foi realizado a fim de avaliar a atividade analgesica induzida pela eletroacupuntura de baixa frequencia no modelo experimental de polpa dentaria de coelho e elucidar o possivel envolvimento de peptideos opioides endogenos. A utilizacao da eletroacupuntura nos pontos Yintang, E4 e E5 apresentou aumento do limiar da dor e este efeito persistiu por ate 2 h apos a remocao do estimulo eletrico. A utilizacao da eletroacupuntura em pontos sham nao apresentou atividade analgesica significante, demonstrando a necessidade da localizacao precisa dos pontos acupunturais e de uma correta escolha do conjunto de pontos a serem estimulados a fim de obter resposta analgesica. A eletroacupuntura, nesse modelo experimental, apresentou um maior tempo de atividade analgesica em relacao a morfina. Naloxona foi utilizada no grupo de animais que recebeu eletroacupuntura, havendo reversao da atividade analgesica nesse experimental, o que demonstra que essa resposta se deve a liberacao de peptideos opioides endogenos. A Naloxona tambem foi utilizada no grupo de animais que so recebeu estimulo da polpa dentaria, pois o mesmo apresentou atividade analgesica, possivelmente induzida pelo estresse do estimulo eletrico sobre a polpa dentaria desses animais. A acao da acupuntura em relacao ao sexo tambem foi analisada, sendo que as femeas mostraram um maior limiar de dor inicial (tempo zero) e um menor aumento do limiar de dor em relacao ao tempo (durante 120 min) do que os machos. Esse trabalho reforca a teoria que a analgesia induzida pelo uso da acupuntura ocorre atraves da liberacao de peptideos opioides endogenos, sendo o seu uso uma possibilidade promissora em paciente com necessidades especiais de tratamento, principalmente hipertensos, diabeticos e alergicos, podendo ser tambem um excelente recurso auxiliar a pratica odontologica sendo util nas algias dentarias, nevralgias do trigemeo, disfuncao temporomandibular, analgesia cirurgica, podendo substituir ou reduzir o uso de anestesicos locais.Krishnamurti de Moraes CarvalhoGondim, Delane Viana2006-05-08T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=37429info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UECEinstname:Universidade Estadual do Cearáinstacron:UECE2006-05-08T00:00:00Zoai:uece.br:37429Repositório InstitucionalPUBhttps://siduece.uece.br/siduece/api/oai/requestopendoar:2006-05-08T00:00Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Cearáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
title Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
spellingShingle Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
Gondim, Delane Viana
Acupuntura
Dor-Polga Dentaria - Coelho
Eletroacupuntura
title_short Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
title_full Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
title_fullStr Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
title_full_unstemmed Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
title_sort Estudo da Acao da Eletroacupuntura sobre o Limiar Nociceptivo em ...
author Gondim, Delane Viana
author_facet Gondim, Delane Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Krishnamurti de Moraes Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Delane Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Acupuntura
Dor-Polga Dentaria - Coelho
Eletroacupuntura
topic Acupuntura
Dor-Polga Dentaria - Coelho
Eletroacupuntura
description Este trabalho foi realizado a fim de avaliar a atividade analgesica induzida pela eletroacupuntura de baixa frequencia no modelo experimental de polpa dentaria de coelho e elucidar o possivel envolvimento de peptideos opioides endogenos. A utilizacao da eletroacupuntura nos pontos Yintang, E4 e E5 apresentou aumento do limiar da dor e este efeito persistiu por ate 2 h apos a remocao do estimulo eletrico. A utilizacao da eletroacupuntura em pontos sham nao apresentou atividade analgesica significante, demonstrando a necessidade da localizacao precisa dos pontos acupunturais e de uma correta escolha do conjunto de pontos a serem estimulados a fim de obter resposta analgesica. A eletroacupuntura, nesse modelo experimental, apresentou um maior tempo de atividade analgesica em relacao a morfina. Naloxona foi utilizada no grupo de animais que recebeu eletroacupuntura, havendo reversao da atividade analgesica nesse experimental, o que demonstra que essa resposta se deve a liberacao de peptideos opioides endogenos. A Naloxona tambem foi utilizada no grupo de animais que so recebeu estimulo da polpa dentaria, pois o mesmo apresentou atividade analgesica, possivelmente induzida pelo estresse do estimulo eletrico sobre a polpa dentaria desses animais. A acao da acupuntura em relacao ao sexo tambem foi analisada, sendo que as femeas mostraram um maior limiar de dor inicial (tempo zero) e um menor aumento do limiar de dor em relacao ao tempo (durante 120 min) do que os machos. Esse trabalho reforca a teoria que a analgesia induzida pelo uso da acupuntura ocorre atraves da liberacao de peptideos opioides endogenos, sendo o seu uso uma possibilidade promissora em paciente com necessidades especiais de tratamento, principalmente hipertensos, diabeticos e alergicos, podendo ser tambem um excelente recurso auxiliar a pratica odontologica sendo util nas algias dentarias, nevralgias do trigemeo, disfuncao temporomandibular, analgesia cirurgica, podendo substituir ou reduzir o uso de anestesicos locais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-08T00:00:00Z
2006
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=37429
url https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=37429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UECE
instname:Universidade Estadual do Ceará
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Repositório Institucional da UECE
collection Repositório Institucional da UECE
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UECE - Universidade Estadual do Ceará
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1828296327112425472