Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Moraes, Lorena Cristina Brito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164
Resumo: Este é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel.
id UEG-2_0b1f8ec0e8c22c5f31e8f692359ca4e0
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1164
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)Knowledge and practices territories in the City of Goiás : heritage education as a teaching proposal for the Technical Course in Buildings of the Federal Institute of Goiás (IFG)”.IdentidadeMemóriaPatrimônioEducação patrimonialTecnologiaIdentityMemoryHeritage educationTechnologyCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEste é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel.Documentary research on professional schools, memory, identity, heritage and heritage education studies were used as theoretical framework to this study. Based on the documentary analysis, it became clear that there was a limited dialogue with Heritage Education. Therefore, questionnaires were conducted with graduates and professionals of the Course in Buildings. The questionnaire responses pointed out aspects involving work with Historical Heritage. It must be highlighted that this research intends to contribute with the Pedagogical Project of the Course in Buildings, as a basis for future reformulations, in order to insert the work developed with heritage through the reality of the students, understanding that it goes beyond the built. In this sense, as a result of the present study, an interactive booklet was developed, as an educational product, aiming to contribute to the studies on Cultural Heritage for teachers and students of the high-school integrated technical course focused on this research, using a mobile application as a tool for consultation.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Silva, Neemias Oliveira da0000-0002-4141-5638http://lattes.cnpq.br/4372403389629565Silva, Neemias Oliveira da0000-0002-4141-5638http://lattes.cnpq.br/4372403389629565Fagundes, Maria Dailza Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Damacena Neto, Leandro Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/1998959821697926Moraes, Lorena Cristina Brito2023-04-11T14:00:33Z2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T23:02:09Zoai:tede2:tede/1164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T23:02:09Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Knowledge and practices territories in the City of Goiás : heritage education as a teaching proposal for the Technical Course in Buildings of the Federal Institute of Goiás (IFG)”.
title Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
spellingShingle Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Moraes, Lorena Cristina Brito
Identidade
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Tecnologia
Identity
Memory
Heritage education
Technology
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
title_short Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
title_full Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
title_fullStr Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
title_full_unstemmed Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
title_sort Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
author Moraes, Lorena Cristina Brito
author_facet Moraes, Lorena Cristina Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Neemias Oliveira da
0000-0002-4141-5638
http://lattes.cnpq.br/4372403389629565
Silva, Neemias Oliveira da
0000-0002-4141-5638
http://lattes.cnpq.br/4372403389629565
Fagundes, Maria Dailza Conceição
http://lattes.cnpq.br/2541657916945480
Damacena Neto, Leandro Carvalho
http://lattes.cnpq.br/1998959821697926
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Lorena Cristina Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Tecnologia
Identity
Memory
Heritage education
Technology
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
topic Identidade
Memória
Patrimônio
Educação patrimonial
Tecnologia
Identity
Memory
Heritage education
Technology
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
description Este é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-03
2023-04-11T14:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164
identifier_str_mv MORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1796784777107341312