Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164 |
Resumo: | Este é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel. |
id |
UEG-2_0b1f8ec0e8c22c5f31e8f692359ca4e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1164 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG)Knowledge and practices territories in the City of Goiás : heritage education as a teaching proposal for the Technical Course in Buildings of the Federal Institute of Goiás (IFG)”.IdentidadeMemóriaPatrimônioEducação patrimonialTecnologiaIdentityMemoryHeritage educationTechnologyCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEste é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel.Documentary research on professional schools, memory, identity, heritage and heritage education studies were used as theoretical framework to this study. Based on the documentary analysis, it became clear that there was a limited dialogue with Heritage Education. Therefore, questionnaires were conducted with graduates and professionals of the Course in Buildings. The questionnaire responses pointed out aspects involving work with Historical Heritage. It must be highlighted that this research intends to contribute with the Pedagogical Project of the Course in Buildings, as a basis for future reformulations, in order to insert the work developed with heritage through the reality of the students, understanding that it goes beyond the built. In this sense, as a result of the present study, an interactive booklet was developed, as an educational product, aiming to contribute to the studies on Cultural Heritage for teachers and students of the high-school integrated technical course focused on this research, using a mobile application as a tool for consultation.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e PatrimônioBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP)Silva, Neemias Oliveira da0000-0002-4141-5638http://lattes.cnpq.br/4372403389629565Silva, Neemias Oliveira da0000-0002-4141-5638http://lattes.cnpq.br/4372403389629565Fagundes, Maria Dailza Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/2541657916945480Damacena Neto, Leandro Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/1998959821697926Moraes, Lorena Cristina Brito2023-04-11T14:00:33Z2021-09-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-22T23:02:09Zoai:tede2:tede/1164Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-22T23:02:09Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) Knowledge and practices territories in the City of Goiás : heritage education as a teaching proposal for the Technical Course in Buildings of the Federal Institute of Goiás (IFG)”. |
title |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) |
spellingShingle |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) Moraes, Lorena Cristina Brito Identidade Memória Patrimônio Educação patrimonial Tecnologia Identity Memory Heritage education Technology CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
title_short |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) |
title_full |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) |
title_fullStr |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) |
title_full_unstemmed |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) |
title_sort |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás : a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG) |
author |
Moraes, Lorena Cristina Brito |
author_facet |
Moraes, Lorena Cristina Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Neemias Oliveira da 0000-0002-4141-5638 http://lattes.cnpq.br/4372403389629565 Silva, Neemias Oliveira da 0000-0002-4141-5638 http://lattes.cnpq.br/4372403389629565 Fagundes, Maria Dailza Conceição http://lattes.cnpq.br/2541657916945480 Damacena Neto, Leandro Carvalho http://lattes.cnpq.br/1998959821697926 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Lorena Cristina Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Memória Patrimônio Educação patrimonial Tecnologia Identity Memory Heritage education Technology CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
Identidade Memória Patrimônio Educação patrimonial Tecnologia Identity Memory Heritage education Technology CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
description |
Este é um estudo sobre a proposta de Educação Patrimonial prevista no Projeto Pedagógico do Curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). A pesquisa identifica as discussões sobre Patrimônio e sua relação com a construção da identidade do egresso na perspectiva do patrimônio cultural. Utilizou-se como suporte a pesquisa documental sobre as escolas profissionais, estudos de memória, identidade, patrimônio e educação patrimonial. A partir da análise documental, constatou-se o limitado diálogo com a Educação Patrimonial e, diante disso, foi realizado questionários com egressos e profissionais do curso de Edificações, que apontaram aspectos envolvendo o trabalho com Patrimônio Histórico. Destaca-se que esta pesquisa pretende contribuir com o Projeto Pedagógico do Curso de Edificações, servindo de base para futuras reformulações, a fim de que seja inserido o trabalho com patrimônio a partir da realidade dos educandos, compreendendo que ele vai além do edificado. Nesse sentido, decorre do presente trabalho o desenvolvimento de um produto educacional do tipo cartilha interativa, com o objetivo de contribuir com os estudos sobre o Patrimônio Cultural para professores e alunos do referido curso, utilizando como instrumento para consulta o aplicativo móvel. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-03 2023-04-11T14:00:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164 |
identifier_str_mv |
MORAES, Lorena. Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a educação patrimonial como proposta de ensino no curso de Edificações do Instituto Federal de Goiás (IFG). 2021. 143 f. Relatório Técnico (Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2021. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio Brasil UEG Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1796784777107341312 |