Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Matos, Gabriella Paula Pereira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa e transdisciplinar para o ensino da natação para bebês. A problemática do estudo surge tendo em vista a inquietude da autora ao identificar uma carência de práticas pedagógicas que orientem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária. Nesse sentido, uma vez que o objeto de pesquisa é formado pelas próprias narrativas da autora em contato com diferentes ambientes e indivíduos, o estudo consiste em uma pesquisaautoetnográfica de abordagem qualitativa que dialoga especialmente com as discussões de Vigotski (2000),Papaliae Feldman (2022) e Suanno (2014).O material empírico do estudo é composto por quatro categorias de análise que surgiram da miscelânea da literatura referência, em contato com a práxis pedagógica da autora. Este material não se refere a um manual de reprodução para professores, mas sim a temas centrais pertinentes à natação para bebês, que abrirão caminhos para que produzam sentidos em suas práticas pedagógicas, através de um olhar criativo, integral e sensível à figura do bebê, para que tanto os próprios alunos, o professor ou a professora, e também os pais da criança, sintam segurança e prazer nesse processo de aprendizagem aqui apresentado.
id UEG-2_1b2c869b19e48d701be6a737313af0a8
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1688
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.Proposal for a creative and transdisciplinary pedagogical practice for swimming for babies : an autoetnographic diveNatação para bebês - TransdisciplinaridadeNatação para bebês - CriatividadeNatação para bebês - AutoetnografiaSwimming for babies - TransdisciplinaritySwimming for babies - CreativitySwimming for babies - AutoethnographyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa e transdisciplinar para o ensino da natação para bebês. A problemática do estudo surge tendo em vista a inquietude da autora ao identificar uma carência de práticas pedagógicas que orientem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária. Nesse sentido, uma vez que o objeto de pesquisa é formado pelas próprias narrativas da autora em contato com diferentes ambientes e indivíduos, o estudo consiste em uma pesquisaautoetnográfica de abordagem qualitativa que dialoga especialmente com as discussões de Vigotski (2000),Papaliae Feldman (2022) e Suanno (2014).O material empírico do estudo é composto por quatro categorias de análise que surgiram da miscelânea da literatura referência, em contato com a práxis pedagógica da autora. Este material não se refere a um manual de reprodução para professores, mas sim a temas centrais pertinentes à natação para bebês, que abrirão caminhos para que produzam sentidos em suas práticas pedagógicas, através de um olhar criativo, integral e sensível à figura do bebê, para que tanto os próprios alunos, o professor ou a professora, e também os pais da criança, sintam segurança e prazer nesse processo de aprendizagem aqui apresentado.This research aims to present a proposal for a creative and transdisciplinary pedagogical practice for teaching swimming to babies. The study's problem arises in view of the author's concern when identifying a lack of pedagogical practices that guide the pedagogical practice of swimming for babies from a multidimensional perspective, as well as the need to promote training environments for this age group. In this sense, since the research object is formed by the author's own narratives in contact with different environments and individuals, the study consists of an autoethnographic research with a qualitative approach, which dialogues especially with Vigotski's (2000) discussions; Papalia and Feldman (2022) and Suanno (2014). The empirical material of the study is composed of four categories of analysis that emerged from the miscellany of reference literature, in contact with the author's pedagogical practice. This material does not refer to a reproduction manual for teachers, but to central themes relevant to swimming for babies, which will open ways for them to produce meanings in their pedagogical practices, through a creative, integral and sensitive look at the figure of the baby, so that both the students themselves, the teacher, and also the child's parents, feel safe and happy in the learning process presented here.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueSilvestre, Viviane Pires VianaMeller, Vanderléa AnaSilva, Yara Fonseca de Oliveira eMatos, Gabriella Paula Pereira2025-03-27T14:39:42Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, 2023. Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.. 2023. 68f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2025-03-27T14:40:18Zoai:tede2:tede/1688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2025-03-27T14:40:18Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
Proposal for a creative and transdisciplinary pedagogical practice for swimming for babies : an autoetnographic dive
title Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
spellingShingle Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
Matos, Gabriella Paula Pereira
Natação para bebês - Transdisciplinaridade
Natação para bebês - Criatividade
Natação para bebês - Autoetnografia
Swimming for babies - Transdisciplinarity
Swimming for babies - Creativity
Swimming for babies - Autoethnography
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
title_full Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
title_fullStr Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
title_full_unstemmed Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
title_sort Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
author Matos, Gabriella Paula Pereira
author_facet Matos, Gabriella Paula Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Suanno, João Henrique
Suanno, João Henrique
Silvestre, Viviane Pires Viana
Meller, Vanderléa Ana
Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Gabriella Paula Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Natação para bebês - Transdisciplinaridade
Natação para bebês - Criatividade
Natação para bebês - Autoetnografia
Swimming for babies - Transdisciplinarity
Swimming for babies - Creativity
Swimming for babies - Autoethnography
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Natação para bebês - Transdisciplinaridade
Natação para bebês - Criatividade
Natação para bebês - Autoetnografia
Swimming for babies - Transdisciplinarity
Swimming for babies - Creativity
Swimming for babies - Autoethnography
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa e transdisciplinar para o ensino da natação para bebês. A problemática do estudo surge tendo em vista a inquietude da autora ao identificar uma carência de práticas pedagógicas que orientem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária. Nesse sentido, uma vez que o objeto de pesquisa é formado pelas próprias narrativas da autora em contato com diferentes ambientes e indivíduos, o estudo consiste em uma pesquisaautoetnográfica de abordagem qualitativa que dialoga especialmente com as discussões de Vigotski (2000),Papaliae Feldman (2022) e Suanno (2014).O material empírico do estudo é composto por quatro categorias de análise que surgiram da miscelânea da literatura referência, em contato com a práxis pedagógica da autora. Este material não se refere a um manual de reprodução para professores, mas sim a temas centrais pertinentes à natação para bebês, que abrirão caminhos para que produzam sentidos em suas práticas pedagógicas, através de um olhar criativo, integral e sensível à figura do bebê, para que tanto os próprios alunos, o professor ou a professora, e também os pais da criança, sintam segurança e prazer nesse processo de aprendizagem aqui apresentado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-17
2025-03-27T14:39:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATOS, 2023. Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.. 2023. 68f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688
identifier_str_mv MATOS, 2023. Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.. 2023. 68f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1832512591526625280