Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.
Ano de defesa: | 2023 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa e transdisciplinar para o ensino da natação para bebês. A problemática do estudo surge tendo em vista a inquietude da autora ao identificar uma carência de práticas pedagógicas que orientem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária. Nesse sentido, uma vez que o objeto de pesquisa é formado pelas próprias narrativas da autora em contato com diferentes ambientes e indivíduos, o estudo consiste em uma pesquisaautoetnográfica de abordagem qualitativa que dialoga especialmente com as discussões de Vigotski (2000),Papaliae Feldman (2022) e Suanno (2014).O material empírico do estudo é composto por quatro categorias de análise que surgiram da miscelânea da literatura referência, em contato com a práxis pedagógica da autora. Este material não se refere a um manual de reprodução para professores, mas sim a temas centrais pertinentes à natação para bebês, que abrirão caminhos para que produzam sentidos em suas práticas pedagógicas, através de um olhar criativo, integral e sensível à figura do bebê, para que tanto os próprios alunos, o professor ou a professora, e também os pais da criança, sintam segurança e prazer nesse processo de aprendizagem aqui apresentado. |
id |
UEG-2_1b2c869b19e48d701be6a737313af0a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1688 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.Proposal for a creative and transdisciplinary pedagogical practice for swimming for babies : an autoetnographic diveNatação para bebês - TransdisciplinaridadeNatação para bebês - CriatividadeNatação para bebês - AutoetnografiaSwimming for babies - TransdisciplinaritySwimming for babies - CreativitySwimming for babies - AutoethnographyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa e transdisciplinar para o ensino da natação para bebês. A problemática do estudo surge tendo em vista a inquietude da autora ao identificar uma carência de práticas pedagógicas que orientem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária. Nesse sentido, uma vez que o objeto de pesquisa é formado pelas próprias narrativas da autora em contato com diferentes ambientes e indivíduos, o estudo consiste em uma pesquisaautoetnográfica de abordagem qualitativa que dialoga especialmente com as discussões de Vigotski (2000),Papaliae Feldman (2022) e Suanno (2014).O material empírico do estudo é composto por quatro categorias de análise que surgiram da miscelânea da literatura referência, em contato com a práxis pedagógica da autora. Este material não se refere a um manual de reprodução para professores, mas sim a temas centrais pertinentes à natação para bebês, que abrirão caminhos para que produzam sentidos em suas práticas pedagógicas, através de um olhar criativo, integral e sensível à figura do bebê, para que tanto os próprios alunos, o professor ou a professora, e também os pais da criança, sintam segurança e prazer nesse processo de aprendizagem aqui apresentado.This research aims to present a proposal for a creative and transdisciplinary pedagogical practice for teaching swimming to babies. The study's problem arises in view of the author's concern when identifying a lack of pedagogical practices that guide the pedagogical practice of swimming for babies from a multidimensional perspective, as well as the need to promote training environments for this age group. In this sense, since the research object is formed by the author's own narratives in contact with different environments and individuals, the study consists of an autoethnographic research with a qualitative approach, which dialogues especially with Vigotski's (2000) discussions; Papalia and Feldman (2022) and Suanno (2014). The empirical material of the study is composed of four categories of analysis that emerged from the miscellany of reference literature, in contact with the author's pedagogical practice. This material does not refer to a reproduction manual for teachers, but to central themes relevant to swimming for babies, which will open ways for them to produce meanings in their pedagogical practices, through a creative, integral and sensitive look at the figure of the baby, so that both the students themselves, the teacher, and also the child's parents, feel safe and happy in the learning process presented here.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Suanno, João HenriqueSuanno, João HenriqueSilvestre, Viviane Pires VianaMeller, Vanderléa AnaSilva, Yara Fonseca de Oliveira eMatos, Gabriella Paula Pereira2025-03-27T14:39:42Z2023-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMATOS, 2023. Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.. 2023. 68f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2025-03-27T14:40:18Zoai:tede2:tede/1688Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2025-03-27T14:40:18Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. Proposal for a creative and transdisciplinary pedagogical practice for swimming for babies : an autoetnographic dive |
title |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. |
spellingShingle |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. Matos, Gabriella Paula Pereira Natação para bebês - Transdisciplinaridade Natação para bebês - Criatividade Natação para bebês - Autoetnografia Swimming for babies - Transdisciplinarity Swimming for babies - Creativity Swimming for babies - Autoethnography CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. |
title_full |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. |
title_fullStr |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. |
title_sort |
Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico. |
author |
Matos, Gabriella Paula Pereira |
author_facet |
Matos, Gabriella Paula Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suanno, João Henrique Suanno, João Henrique Silvestre, Viviane Pires Viana Meller, Vanderléa Ana Silva, Yara Fonseca de Oliveira e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Gabriella Paula Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação para bebês - Transdisciplinaridade Natação para bebês - Criatividade Natação para bebês - Autoetnografia Swimming for babies - Transdisciplinarity Swimming for babies - Creativity Swimming for babies - Autoethnography CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Natação para bebês - Transdisciplinaridade Natação para bebês - Criatividade Natação para bebês - Autoetnografia Swimming for babies - Transdisciplinarity Swimming for babies - Creativity Swimming for babies - Autoethnography CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta de prática pedagógica criativa e transdisciplinar para o ensino da natação para bebês. A problemática do estudo surge tendo em vista a inquietude da autora ao identificar uma carência de práticas pedagógicas que orientem a prática pedagógica da natação para bebês a partir de um olhar multidimensional, assim como a necessidade de promover ambientes formativos para essa faixa etária. Nesse sentido, uma vez que o objeto de pesquisa é formado pelas próprias narrativas da autora em contato com diferentes ambientes e indivíduos, o estudo consiste em uma pesquisaautoetnográfica de abordagem qualitativa que dialoga especialmente com as discussões de Vigotski (2000),Papaliae Feldman (2022) e Suanno (2014).O material empírico do estudo é composto por quatro categorias de análise que surgiram da miscelânea da literatura referência, em contato com a práxis pedagógica da autora. Este material não se refere a um manual de reprodução para professores, mas sim a temas centrais pertinentes à natação para bebês, que abrirão caminhos para que produzam sentidos em suas práticas pedagógicas, através de um olhar criativo, integral e sensível à figura do bebê, para que tanto os próprios alunos, o professor ou a professora, e também os pais da criança, sintam segurança e prazer nesse processo de aprendizagem aqui apresentado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-17 2025-03-27T14:39:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MATOS, 2023. Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.. 2023. 68f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688 |
identifier_str_mv |
MATOS, 2023. Proposta de uma prática pedagógica criativa e transdisciplinar para a natação para bebês: um mergulho autoetnográfico.. 2023. 68f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas , Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1832512591526625280 |