Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Carolina Dias
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901
Resumo: Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.
id UEG-2_214bc09bc8314a29c79e78f22cd111c1
oai_identifier_str oai:tede2:tede/901
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambientalIntervenções EducacionaisEducação AmbientalMeio AmbienteEscolaEducational InterventionsEnvironmental EducationEnvironmentSchoolOUTROSEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEm tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos NaturaisBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENACMarco Júnior, Paulo dehttp://lattes.cnpq.br/2767494720646648Lima, Flavia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1047709987489621Bastos, Rogério PereiraBertassoni, AlessandraOliveira, Ana Carolina Dias2022-01-14T12:42:46Z2021-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-14T12:44:24Zoai:tede2:tede/901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-14T12:44:24Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
title Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
spellingShingle Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
Oliveira, Ana Carolina Dias
Intervenções Educacionais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Escola
Educational Interventions
Environmental Education
Environment
School
OUTROS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
title_full Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
title_fullStr Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
title_full_unstemmed Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
title_sort Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental
author Oliveira, Ana Carolina Dias
author_facet Oliveira, Ana Carolina Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marco Júnior, Paulo de
http://lattes.cnpq.br/2767494720646648
Lima, Flavia Pereira
http://lattes.cnpq.br/1047709987489621
Bastos, Rogério Pereira
Bertassoni, Alessandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Carolina Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenções Educacionais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Escola
Educational Interventions
Environmental Education
Environment
School
OUTROS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Intervenções Educacionais
Educação Ambiental
Meio Ambiente
Escola
Educational Interventions
Environmental Education
Environment
School
OUTROS
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Em tempos de crise ambiental e pandemia, o meio ambiente é um tema amplamente discutido em virtude da necessidade da sociedade refletir sobre os comportamentos, os conhecimentos e as percepções ambientais. Esta pesquisa objetivou compreender o funcionamento metodológico, analisar os métodos e as tendências de intervenções educacionais de cunho ambiental em âmbito escolar. Seguindo o protocolo PRISMA da revisão sistemática e da metanálise, foi realizada busca em três bases de dados em artigos que atendiam aos critérios de elegibilidade (temática ambiental, intervenção educacional e público participante). Iniciamos com 3396 publicações restando 57 artigos para análise qualitativa e 23 para análise quantitativa. As principais variáveis exploradas foram o resultado, amplitude, modalidade e o período de intervenção. O delineamento experimental, a metodologia, o período, o financiamento e a multidisciplinaridade não afetaram os resultados. Concluímos que as intervenções educacionais possuem efeito positivo em prol do meio ambiente e na formulação de políticas públicas em educação ambiental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
2022-01-14T12:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901
identifier_str_mv OLIVEIRA, ACD. Qual intervenção queremos? Uma revisão sistemática sobre ações educacionais e conservação ambiental. 2021. 42 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais do Cerrado) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-Goiás.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Recursos Naturais
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Recursos Naturais do Cerrado RENAC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944702850498560