Academias de letras e ações educativas: uma abordagem a partir de um estudo de caso
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias Brasil UEG UEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e Tecnologias |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1347 |
Resumo: | O presente estudo trata das ações educativas desenvolvidas pelas Academias de Letras, em especial, na perspectiva de um estudo de caso da Academia Valparaisense de Letras – AVL. Tem como objetivo geral investigar, em níveis epistemológico, metodológico e técnico, as ações educativas planejadas e implementadas pelas Academias de Letras em terras brasileiras como subsídio na educação escolar; especificamente um estudo de caso da Academia Valparaisense de Letras (AVL), do município de Valparaíso de Goiás, estado de Goiás (GO). E, como objetivos específicos: (a) contextualizar as Academias de Letras, em níveis nacional, estadual e municipal e suas respectivas ações educativas; (b) pesquisar e arrolar, desde documentos, as ações educativas da Academia Valparaisense de Letras; (c) analisar o planejamento e implementação das ações educativas na AVL, bem como a experienciação destas pelos professores e gestores da Escola Municipal Clarice Lispector; (d) e, apresentar a abordagem social da língua e da linguagem, por entendermos a centralidade destas na implementação das ações educativas. Para tanto, a ideia central deste estudo se dá no sentido de responder à seguinte problemática de pesquisa: quais ações educativas as Academias de Letras desenvolvem, como estas ações são implementadas e o que representam na educação escolar? O percurso metodológico se desvela na perspectiva da pesquisa qualitativa, inserida na modalidade de estudo de caso único incorporado, tendo presente, simultaneamente, a AVL e a Escola Municipal Clarice Lispector. Apresenta-se como técnica de pesquisa, a observação e entrevistas semiestruturadas com os partícipes das ações educativas supracitadas, tendo como enfoque, o lócus das ações educativas. Em nível de referencial teórico foram utilizados os Regimentos e os Estatutos das Academias Brasileiras de Letras, bem como autores que tratam das ações educativas, tais como Bellotto (2002), Longhi (2005), Habermas (1983) e Gohn (2005) e da linguagem, tais como Saussure (1997) e Bagno (1999). No tocante ao objeto de estudo, bem como aos objetivos elencados, a pesquisa embasa-se no trilhar metodológico da fenomenologia como mecanismo propulsor do contato com o conteúdo da vivência pré-reflexiva acerca das ações educativas na abordagem fenomenológica. Como resultados, a investigação organizou em seu bojo um território cartográfico das Academias de Letras do Brasil e suas respectivas ações educativas e as interconexões entre língua e linguagem imbricadas no histórico e história das Academias de Letras em terras brasileiras. |
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Academias de letras e ações educativas: uma abordagem a partir de um estudo de casoAcademies of Letters and educational actions: an approach based on a case studyAcademia de LetrasEducaçãoAções EducativasValparaíso de GoiásAcademies of LettesEducationEducational ActionsValparaíso de GoiásCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO presente estudo trata das ações educativas desenvolvidas pelas Academias de Letras, em especial, na perspectiva de um estudo de caso da Academia Valparaisense de Letras – AVL. Tem como objetivo geral investigar, em níveis epistemológico, metodológico e técnico, as ações educativas planejadas e implementadas pelas Academias de Letras em terras brasileiras como subsídio na educação escolar; especificamente um estudo de caso da Academia Valparaisense de Letras (AVL), do município de Valparaíso de Goiás, estado de Goiás (GO). E, como objetivos específicos: (a) contextualizar as Academias de Letras, em níveis nacional, estadual e municipal e suas respectivas ações educativas; (b) pesquisar e arrolar, desde documentos, as ações educativas da Academia Valparaisense de Letras; (c) analisar o planejamento e implementação das ações educativas na AVL, bem como a experienciação destas pelos professores e gestores da Escola Municipal Clarice Lispector; (d) e, apresentar a abordagem social da língua e da linguagem, por entendermos a centralidade destas na implementação das ações educativas. Para tanto, a ideia central deste estudo se dá no sentido de responder à seguinte problemática de pesquisa: quais ações educativas as Academias de Letras desenvolvem, como estas ações são implementadas e o que representam na educação escolar? O percurso metodológico se desvela na perspectiva da pesquisa qualitativa, inserida na modalidade de estudo de caso único incorporado, tendo presente, simultaneamente, a AVL e a Escola Municipal Clarice Lispector. Apresenta-se como técnica de pesquisa, a observação e entrevistas semiestruturadas com os partícipes das ações educativas supracitadas, tendo como enfoque, o lócus das ações educativas. Em nível de referencial teórico foram utilizados os Regimentos e os Estatutos das Academias Brasileiras de Letras, bem como autores que tratam das ações educativas, tais como Bellotto (2002), Longhi (2005), Habermas (1983) e Gohn (2005) e da linguagem, tais como Saussure (1997) e Bagno (1999). No tocante ao objeto de estudo, bem como aos objetivos elencados, a pesquisa embasa-se no trilhar metodológico da fenomenologia como mecanismo propulsor do contato com o conteúdo da vivência pré-reflexiva acerca das ações educativas na abordagem fenomenológica. Como resultados, a investigação organizou em seu bojo um território cartográfico das Academias de Letras do Brasil e suas respectivas ações educativas e as interconexões entre língua e linguagem imbricadas no histórico e história das Academias de Letras em terras brasileiras.The present study deals with the educational actions developed by the Academies of Letters, in particular, from the perspective of a case study of the Academia Valparaisense de Letras – AVL. Its general objective is to investigate, at epistemological, methodological and technical levels, the educational actions planned and implemented by the Academies of Letters in Brazilian lands as a subsidy in school education; specifically a case study of the Academia Valparaisense de Letras (AVL), in the municipality of Valparaíso de Goiás, state of Goiás (GO). And, as specific objectives: (a) contextualize the Academies of Letters, at national, state and municipal levels and their respective educational actions; (b) research and list, from documents, the educational actions of the Academia Valparaisense de Letras; (c) analyze the planning and implementation of educational actions at AVL, as well as the experience of these by teachers and managers at Escola Municipal Clarice Lispector ; (d) and, present the social approach to language and language, as we understand their centrality in the implementation of educational actions. To this end, the central idea of this study is to respond to the following research problem: what educational actions do the Academies of Letters develop, how are these actions implemented and what do they represent in school education? The methodological path is revealed from the perspective of qualitative research, inserted in the incorporated single case study modality, taking into account, simultaneously, the AVL and the Escola Municipal Clarice Lispector. Observation and semi-structured interviews with participants in the aforementioned educational actions are presented as a research technique, focusing on the locus of educational actions. At the level of theoretical reference, the Regulations and Statutes of the Brazilian Academy of Letters were used, as well as authors who deal with educational actions, such as Bellotto (2002), Longhi (2005), Habermas (1983) and Gohn (2005) and language, such as Saussure (1997) and Bagno (1999). Regarding the object of study, as well as the objectives listed, the research is based on the methodological path of phenomenology as a driving mechanism for contact with the content of the pre-reflective experience regarding educational actions in the phenomenological approach. As results, the investigation organized within it a cartographic territory of the Academies of Letters in Brazil and their respective educational actions and the interconnections between language and language intertwined in the history and history of the Academies of Letters in Brazilian lands.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasAdão, Jorge Manoelhttp://lattes.cnpq.br/5870153049678498Lúcio, Drielly Neres2023-11-22T22:02:17Z2023-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLÚCIO, Drielly Neres. Academias de letras e ações educativas: uma abordagem a partir de um estudo de caso. 2023. 132 f. Dissertação (Mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias) - Unidade Universitária de Luziânia, Universidade Estadual de Goiás, Luziânia, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1347porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-11-22T22:02:17Zoai:tede2:tede/1347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-11-22T22:02:17Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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