História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906
Resumo: O presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social. Palavra-Chave: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica Resumo em língua estrangeira: This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice.
id UEG-2_6bb5c6c9ef026a51dac318ecb83e3519
oai_identifier_str oai:tede2:tede/906
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-críticaHistory in comics as a teaching resource in promoting environmental education from the historical-critical pedagogyEducação AmbientalHistória em quadrinhosPedagogia Histórico-CríticaTeoria Sócio-HistóricaEnvironmental EducationComicsHistorical-Critical PedagogySocio-Historical TheoryCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOUTROS::CIENCIASO presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social. Palavra-Chave: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica Resumo em língua estrangeira: This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice.This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Porto, Marcelo Duartehttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917Sgarbi, Antônio DonizettiMedeiros, Wilton de AráujoPalmeira, Rosana Ribeiro Oliveira2022-01-21T15:20:45Z2021-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPALMEIRA, R. R. O. História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-21T15:20:45Zoai:tede2:tede/906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-21T15:20:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
History in comics as a teaching resource in promoting environmental education from the historical-critical pedagogy
title História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira
Educação Ambiental
História em quadrinhos
Pedagogia Histórico-Crítica
Teoria Sócio-Histórica
Environmental Education
Comics
Historical-Critical Pedagogy
Socio-Historical Theory
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OUTROS::CIENCIAS
title_short História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
title_sort História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica
author Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira
author_facet Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Marcelo Duarte
http://lattes.cnpq.br/0952917016124917
Sgarbi, Antônio Donizetti
Medeiros, Wilton de Aráujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Palmeira, Rosana Ribeiro Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
História em quadrinhos
Pedagogia Histórico-Crítica
Teoria Sócio-Histórica
Environmental Education
Comics
Historical-Critical Pedagogy
Socio-Historical Theory
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OUTROS::CIENCIAS
topic Educação Ambiental
História em quadrinhos
Pedagogia Histórico-Crítica
Teoria Sócio-Histórica
Environmental Education
Comics
Historical-Critical Pedagogy
Socio-Historical Theory
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
OUTROS::CIENCIAS
description O presente estudo tem por objetivo identificar as potencialidades das histórias em quadrinhos como recurso didático na promoção da Educação Ambiental, na primeira fase do ensino fundamental, tomando como referência a Teoria Sócio-Histórica proposta por Vygotsky e a Pedagogia Histórico-Crítica elaborada por Saviani e seus colaboradores. A pesquisa foi realizada a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa, que subsidiou a elaboração e a proposição de uma história em quadrinhos e uma sequência didática com intuito de constituir instrumento didático aos professores na tarefa de trabalhar a temática ambiental. Os resultados apontam que as histórias em quadrinhos são recursos didáticos bastante pertinentes na promoção do ensino crítico da Educação Ambiental promovendo a ampliação dos conhecimentos dos estudantes e consequentemente uma nova compreensão da prática social. Palavra-Chave: Educação Ambiental, História em quadrinhos, Pedagogia Histórico-Crítica, Teoria Sócio-Histórica Resumo em língua estrangeira: This study aims to identify the potential of comic books as a didactic resource in the promotion of Environmental Education in the first phase of Elementary School, taking as reference the Socio-Historical Theory proposed by Vygotsky and the Historical-Critical Pedagogy elaborated by Saviani and his collaborators. A research was carried out in the light of the Qualitative Research methodology that supported the elaboration and proposition of a comic book and a didactic sequence in order to constitute a didactic instrument for teachers in the task of working on the environmental theme. The results show that comic books are very relevant teaching resources in promoting critical teaching of Environmental Education promoting the expansion of students' knowledge and, consequently, a new understanding of social practice.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
2022-01-21T15:20:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PALMEIRA, R. R. O. História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906
identifier_str_mv PALMEIRA, R. R. O. História em quadrinhos como recurso didático na promoção da educação ambiental a partir da pedagogia histórico-crítica. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944702866227200