Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/857 |
Resumo: | Este estudo discute a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando como objeto de análise uma escola da cidade de Anápolis que ministra exclusivamente esta modalidade de ensino. O objetivo geral é refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada / em exercício dos professores da EJA. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, envolveu, além de estudo teórico, a realização de entrevista com os coordenadores pedagógicos da Unidade Escolar, bem como observação do cotidiano e análise de relatórios elaborados pelos coordenadores. O estudo mostra que uma das funções primordiais do coordenador pedagógico é promover a formação continuada/em exercício dos professores, além de orientar e acompanhar todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, colocando em prática o que é proposto no Projeto Político-Pedagógico. No contexto da EJA, esta formação faz-se ainda mais necessária, tendo em vista as especificidades de seu público-alvo, que demanda um atendimento pedagógico diferenciado. Os dados da pesquisa evidenciam uma série de barreiras à atuação do coordenador pedagógico na EJA, entre as quais destacam-se: sobrecarga de trabalho, envolvimento dos coordenadores com questões burocráticas em detrimento das funções pedagógicas, desconhecimento, por parte dos coordenadores, do que seja a formação docente continuada/em exercício. O fator “tempo” ou a falta dele é apontado pelos coordenadores como o grande obstáculo à atuação do coordenador pedagógico como agente de formação continuada do professor em exercício, evidenciando inclusive a insatisfação dos mesmos diante do trabalho realizado. Por outro lado, outros fatores contribuem para que outras questões secundárias sejam tomadas como prioridade, em detrimento da função essencial do coordenador relacionada à formação docente em exercício. |
id |
UEG-2_7b458e92a44457dc8a3ca6139c174f35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/857 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJAEJA -Educação de Jovens e AdultosCoordenação pedagógicaFormação continuadaContinuing formationEJA program - Youth and adultsPedagogical coordinatorCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo discute a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando como objeto de análise uma escola da cidade de Anápolis que ministra exclusivamente esta modalidade de ensino. O objetivo geral é refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada / em exercício dos professores da EJA. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, envolveu, além de estudo teórico, a realização de entrevista com os coordenadores pedagógicos da Unidade Escolar, bem como observação do cotidiano e análise de relatórios elaborados pelos coordenadores. O estudo mostra que uma das funções primordiais do coordenador pedagógico é promover a formação continuada/em exercício dos professores, além de orientar e acompanhar todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, colocando em prática o que é proposto no Projeto Político-Pedagógico. No contexto da EJA, esta formação faz-se ainda mais necessária, tendo em vista as especificidades de seu público-alvo, que demanda um atendimento pedagógico diferenciado. Os dados da pesquisa evidenciam uma série de barreiras à atuação do coordenador pedagógico na EJA, entre as quais destacam-se: sobrecarga de trabalho, envolvimento dos coordenadores com questões burocráticas em detrimento das funções pedagógicas, desconhecimento, por parte dos coordenadores, do que seja a formação docente continuada/em exercício. O fator “tempo” ou a falta dele é apontado pelos coordenadores como o grande obstáculo à atuação do coordenador pedagógico como agente de formação continuada do professor em exercício, evidenciando inclusive a insatisfação dos mesmos diante do trabalho realizado. Por outro lado, outros fatores contribuem para que outras questões secundárias sejam tomadas como prioridade, em detrimento da função essencial do coordenador relacionada à formação docente em exercício.This study discusses the role of the pedagogical coordinator and his role with the theachers of adult and youth education (EJA), taking as object of analysis a school in the city of Anápolis that administers exclusively this teaching modality. The general objective is to reflect on the role of the Pedagogical Coordinator on continuing education/in-Office of the teachers of the EJA. The adopted methodology, qualitative approach, involved, in addition to theoretical study, conducting interview with pedagogical School unit coordinators, as well as everyday observation and analysis of reports prepared by the coordinators. The study shows that one of the primary functions of the pedagogical coordinator is to promote the continuing education/exercise of teachers, in addition to guiding and monitoring all educational activities developed at school, putting into practice what is proposed in the pedagogical political project. In the context of the EJA, this formation is made all the more necessary in view of the specific nature of its target audience, which demand a pedagogical differentiated attendance. The research data show a series of barriers to performance of pedagogical coordinator in the EJA, among which stand out: work overload, involvement of coordinators with bureaucratic issues to the detriment of the pedagogical functions, ignorance, on the part of the coordinators, than is the continuing teacher training/exercise. The factor "time" or lack thereof is pointed to by the coordinators as the major obstacle to the performance of the pedagogical coordinator as an agent of teacher's continuing education in exercise, including dissatisfaction from them on the work performed. On the other hand, other factors contribute to what other secondary issues are taken as a priority, at the expense of the essential function of the Coordinator related to teacher training in exercise.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Abreu, Sandra Elaine AiresAbreu, Sandra Elaine Aires dePinheiro, VeralúciaRodrigues, Maria Emília de CastroRibeiro, Renato Antônio2021-11-29T12:27:08Z2014-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Renato Antônio. Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA. 2014. 133f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:27:08Zoai:tede2:tede/857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:27:08Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
title |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
spellingShingle |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA Ribeiro, Renato Antônio EJA -Educação de Jovens e Adultos Coordenação pedagógica Formação continuada Continuing formation EJA program - Youth and adults Pedagogical coordinator CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
title_full |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
title_fullStr |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
title_full_unstemmed |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
title_sort |
Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA |
author |
Ribeiro, Renato Antônio |
author_facet |
Ribeiro, Renato Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abreu, Sandra Elaine Aires Abreu, Sandra Elaine Aires de Pinheiro, Veralúcia Rodrigues, Maria Emília de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Renato Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA -Educação de Jovens e Adultos Coordenação pedagógica Formação continuada Continuing formation EJA program - Youth and adults Pedagogical coordinator CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
EJA -Educação de Jovens e Adultos Coordenação pedagógica Formação continuada Continuing formation EJA program - Youth and adults Pedagogical coordinator CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este estudo discute a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tomando como objeto de análise uma escola da cidade de Anápolis que ministra exclusivamente esta modalidade de ensino. O objetivo geral é refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico na formação continuada / em exercício dos professores da EJA. A metodologia adotada, de abordagem qualitativa, envolveu, além de estudo teórico, a realização de entrevista com os coordenadores pedagógicos da Unidade Escolar, bem como observação do cotidiano e análise de relatórios elaborados pelos coordenadores. O estudo mostra que uma das funções primordiais do coordenador pedagógico é promover a formação continuada/em exercício dos professores, além de orientar e acompanhar todas as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola, colocando em prática o que é proposto no Projeto Político-Pedagógico. No contexto da EJA, esta formação faz-se ainda mais necessária, tendo em vista as especificidades de seu público-alvo, que demanda um atendimento pedagógico diferenciado. Os dados da pesquisa evidenciam uma série de barreiras à atuação do coordenador pedagógico na EJA, entre as quais destacam-se: sobrecarga de trabalho, envolvimento dos coordenadores com questões burocráticas em detrimento das funções pedagógicas, desconhecimento, por parte dos coordenadores, do que seja a formação docente continuada/em exercício. O fator “tempo” ou a falta dele é apontado pelos coordenadores como o grande obstáculo à atuação do coordenador pedagógico como agente de formação continuada do professor em exercício, evidenciando inclusive a insatisfação dos mesmos diante do trabalho realizado. Por outro lado, outros fatores contribuem para que outras questões secundárias sejam tomadas como prioridade, em detrimento da função essencial do coordenador relacionada à formação docente em exercício. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-27 2021-11-29T12:27:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Renato Antônio. Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA. 2014. 133f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/857 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Renato Antônio. Rompendo barreiras : a atuação do coordenador pedagógico e seu papel junto aos docentes do EJA. 2014. 133f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809094066065899520 |