A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Vilela, Lidiane Lima da Costa
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1104
Resumo: O ensino de conteúdos científicos utilizando metodologias que envolvem a memorização de conceitos tem se mostrado desestimulante e ineficaz. Por esse motivo, o ensino de ciências deve focar em abordagens metodológicas que aproximem a ciência do cotidiano e promovam a Alfabetização Científica, de modo que os estudantes conheçam e compreendam como a Ciência está presente na sociedade. O componente curricular Iniciação Científica, presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás, tem como meta fomentar a iniciação científica dos estudantes por meio do Ensino por Investigação. Diante deste fato, o presente estudo verificou o perfil e a atuação dos professores modulados no componente curricular Iniciação Científica (IC) dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs); promoveu e investigou a efetividade de um curso de formação continuada “Iniciação Científica na escola baseada no ensino por investigação” e desenvolveu como produto educacional, um Caderno de Iniciação Científica destinado aos professores, visando melhorar a compreensão sobre o Ensino por Investigação e a contribuição para o planejamento das aulas da IC. Os resultados desse estudo indicam que as aulas da IC são desafiadoras para os professores, muitos deles demonstraram pouca compreensão sobre como as atividades devem ser conduzidas, mesmo com as instruções enviadas pela Secretaria de Educação. Também foi observado, durante o desenvolvimento da pesquisa, a importância da formação inicial desses professores em relação à Ciência e à prática científica, assim como às abordagens de ensino inovadoras, evidenciando-se que a formação inicial dos docentes não foi suficiente para o desenvolvimento pleno dessas habilidades. Por isso, torna-se necessário estabelecer como gestão pública a formação continuada dos docentes, de forma a preencher as lacunas deixadas durante a formação inicial desses professores e para esclarecer as orientações dos órgãos de gestão do Estado.
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O componente curricular Iniciação Científica, presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás, tem como meta fomentar a iniciação científica dos estudantes por meio do Ensino por Investigação. Diante deste fato, o presente estudo verificou o perfil e a atuação dos professores modulados no componente curricular Iniciação Científica (IC) dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs); promoveu e investigou a efetividade de um curso de formação continuada “Iniciação Científica na escola baseada no ensino por investigação” e desenvolveu como produto educacional, um Caderno de Iniciação Científica destinado aos professores, visando melhorar a compreensão sobre o Ensino por Investigação e a contribuição para o planejamento das aulas da IC. Os resultados desse estudo indicam que as aulas da IC são desafiadoras para os professores, muitos deles demonstraram pouca compreensão sobre como as atividades devem ser conduzidas, mesmo com as instruções enviadas pela Secretaria de Educação. Também foi observado, durante o desenvolvimento da pesquisa, a importância da formação inicial desses professores em relação à Ciência e à prática científica, assim como às abordagens de ensino inovadoras, evidenciando-se que a formação inicial dos docentes não foi suficiente para o desenvolvimento pleno dessas habilidades. Por isso, torna-se necessário estabelecer como gestão pública a formação continuada dos docentes, de forma a preencher as lacunas deixadas durante a formação inicial desses professores e para esclarecer as orientações dos órgãos de gestão do Estado.The teaching of scientific content using methodologies that involve the memorization of concepts has been shown to be discouraging and ineffective. For this reason, science teaching should focus on methodological approaches that bring science closer to everyday life and that promote Scientific Literacy, so that students know and understand how Science is present in society. The Scientific Initiation curricular component, present in the curriculum of the Full-Time Teaching Centers of the State of Goiás, aims to promote the scientific initiation of students through Teaching by Investigation. Given this fact, the present study verified the profile and performance of teachers modulated in the Scientific Initiation (IC) curricular component of the FullTime Teaching Centers (CEPIs); promoted and investigated the effectiveness of a continuing education course “Scientific Initiation in schools based on research teaching” and developed, as an educational product, a Scientific Initiation Notebook for teachers, aiming to improve the understanding of Research Teaching and the contribution to the planning of IC lessons. The results of this study indicate that IC classes are challenging for teachers, many of whom showed little understanding of how activities should be conducted, even with the instructions sent by the Department of Education. During the development of the research, the importance of the initial training of these teachers in relation to Science and scientific practice, as well as innovative teaching approaches, was also observed, showing that the initial training of teachers was not sufficient for the full development of these skills. Therefore, it is necessary to establish the continuing education of teachers as public management, in order to fill the gaps left during the initial training of these teachers and to clarify the guidelines of the State management bodies.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, Juliana Simiãohttps://orcid.org/0000-0001-7880-9000http://lattes.cnpq.br/4911313788857496Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/4454903998917211Ferreira, Juliana SimiaoSantos, Mirley Luciene dosMoreira, Debora AstoniVilela, Lidiane Lima da Costa2022-11-11T12:59:27Z2022-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILELA, L. L. C. A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes. 2022. 128 f. 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