A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1104 |
Resumo: | O ensino de conteúdos científicos utilizando metodologias que envolvem a memorização de conceitos tem se mostrado desestimulante e ineficaz. Por esse motivo, o ensino de ciências deve focar em abordagens metodológicas que aproximem a ciência do cotidiano e promovam a Alfabetização Científica, de modo que os estudantes conheçam e compreendam como a Ciência está presente na sociedade. O componente curricular Iniciação Científica, presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás, tem como meta fomentar a iniciação científica dos estudantes por meio do Ensino por Investigação. Diante deste fato, o presente estudo verificou o perfil e a atuação dos professores modulados no componente curricular Iniciação Científica (IC) dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs); promoveu e investigou a efetividade de um curso de formação continuada “Iniciação Científica na escola baseada no ensino por investigação” e desenvolveu como produto educacional, um Caderno de Iniciação Científica destinado aos professores, visando melhorar a compreensão sobre o Ensino por Investigação e a contribuição para o planejamento das aulas da IC. Os resultados desse estudo indicam que as aulas da IC são desafiadoras para os professores, muitos deles demonstraram pouca compreensão sobre como as atividades devem ser conduzidas, mesmo com as instruções enviadas pela Secretaria de Educação. Também foi observado, durante o desenvolvimento da pesquisa, a importância da formação inicial desses professores em relação à Ciência e à prática científica, assim como às abordagens de ensino inovadoras, evidenciando-se que a formação inicial dos docentes não foi suficiente para o desenvolvimento pleno dessas habilidades. Por isso, torna-se necessário estabelecer como gestão pública a formação continuada dos docentes, de forma a preencher as lacunas deixadas durante a formação inicial desses professores e para esclarecer as orientações dos órgãos de gestão do Estado. |
id |
UEG-2_9003a34b1f025995b7b59f2c1a04769b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1104 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentesAbordagem investigativaEducação integralAlfabetização científicaNatureza da ciênciaFormação docenteIniciação científicaEscola integralInvestigative approachEducational productFull-time SchoolsScientific literacyNature of ScienceTeacher trainingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ensino de conteúdos científicos utilizando metodologias que envolvem a memorização de conceitos tem se mostrado desestimulante e ineficaz. Por esse motivo, o ensino de ciências deve focar em abordagens metodológicas que aproximem a ciência do cotidiano e promovam a Alfabetização Científica, de modo que os estudantes conheçam e compreendam como a Ciência está presente na sociedade. O componente curricular Iniciação Científica, presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás, tem como meta fomentar a iniciação científica dos estudantes por meio do Ensino por Investigação. Diante deste fato, o presente estudo verificou o perfil e a atuação dos professores modulados no componente curricular Iniciação Científica (IC) dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs); promoveu e investigou a efetividade de um curso de formação continuada “Iniciação Científica na escola baseada no ensino por investigação” e desenvolveu como produto educacional, um Caderno de Iniciação Científica destinado aos professores, visando melhorar a compreensão sobre o Ensino por Investigação e a contribuição para o planejamento das aulas da IC. Os resultados desse estudo indicam que as aulas da IC são desafiadoras para os professores, muitos deles demonstraram pouca compreensão sobre como as atividades devem ser conduzidas, mesmo com as instruções enviadas pela Secretaria de Educação. Também foi observado, durante o desenvolvimento da pesquisa, a importância da formação inicial desses professores em relação à Ciência e à prática científica, assim como às abordagens de ensino inovadoras, evidenciando-se que a formação inicial dos docentes não foi suficiente para o desenvolvimento pleno dessas habilidades. Por isso, torna-se necessário estabelecer como gestão pública a formação continuada dos docentes, de forma a preencher as lacunas deixadas durante a formação inicial desses professores e para esclarecer as orientações dos órgãos de gestão do Estado.The teaching of scientific content using methodologies that involve the memorization of concepts has been shown to be discouraging and ineffective. For this reason, science teaching should focus on methodological approaches that bring science closer to everyday life and that promote Scientific Literacy, so that students know and understand how Science is present in society. The Scientific Initiation curricular component, present in the curriculum of the Full-Time Teaching Centers of the State of Goiás, aims to promote the scientific initiation of students through Teaching by Investigation. Given this fact, the present study verified the profile and performance of teachers modulated in the Scientific Initiation (IC) curricular component of the FullTime Teaching Centers (CEPIs); promoted and investigated the effectiveness of a continuing education course “Scientific Initiation in schools based on research teaching” and developed, as an educational product, a Scientific Initiation Notebook for teachers, aiming to improve the understanding of Research Teaching and the contribution to the planning of IC lessons. The results of this study indicate that IC classes are challenging for teachers, many of whom showed little understanding of how activities should be conducted, even with the instructions sent by the Department of Education. During the development of the research, the importance of the initial training of these teachers in relation to Science and scientific practice, as well as innovative teaching approaches, was also observed, showing that the initial training of teachers was not sufficient for the full development of these skills. Therefore, it is necessary to establish the continuing education of teachers as public management, in order to fill the gaps left during the initial training of these teachers and to clarify the guidelines of the State management bodies.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Ferreira, Juliana Simiãohttps://orcid.org/0000-0001-7880-9000http://lattes.cnpq.br/4911313788857496Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/4454903998917211Ferreira, Juliana SimiaoSantos, Mirley Luciene dosMoreira, Debora AstoniVilela, Lidiane Lima da Costa2022-11-11T12:59:27Z2022-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVILELA, L. L. C. A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1104porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-11-11T12:59:27Zoai:tede2:tede/1104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-11-11T12:59:27Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
title |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
spellingShingle |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes Vilela, Lidiane Lima da Costa Abordagem investigativa Educação integral Alfabetização científica Natureza da ciência Formação docente Iniciação científica Escola integral Investigative approach Educational product Full-time Schools Scientific literacy Nature of Science Teacher training EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
title_full |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
title_fullStr |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
title_full_unstemmed |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
title_sort |
A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes |
author |
Vilela, Lidiane Lima da Costa |
author_facet |
Vilela, Lidiane Lima da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Juliana Simião https://orcid.org/0000-0001-7880-9000 http://lattes.cnpq.br/4911313788857496 Fialho, Wanessa Cristiane Gonçalves http://lattes.cnpq.br/4454903998917211 Ferreira, Juliana Simiao Santos, Mirley Luciene dos Moreira, Debora Astoni |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Lidiane Lima da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem investigativa Educação integral Alfabetização científica Natureza da ciência Formação docente Iniciação científica Escola integral Investigative approach Educational product Full-time Schools Scientific literacy Nature of Science Teacher training EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Abordagem investigativa Educação integral Alfabetização científica Natureza da ciência Formação docente Iniciação científica Escola integral Investigative approach Educational product Full-time Schools Scientific literacy Nature of Science Teacher training EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O ensino de conteúdos científicos utilizando metodologias que envolvem a memorização de conceitos tem se mostrado desestimulante e ineficaz. Por esse motivo, o ensino de ciências deve focar em abordagens metodológicas que aproximem a ciência do cotidiano e promovam a Alfabetização Científica, de modo que os estudantes conheçam e compreendam como a Ciência está presente na sociedade. O componente curricular Iniciação Científica, presente na matriz curricular dos Centros de Ensino em Período Integral do Estado de Goiás, tem como meta fomentar a iniciação científica dos estudantes por meio do Ensino por Investigação. Diante deste fato, o presente estudo verificou o perfil e a atuação dos professores modulados no componente curricular Iniciação Científica (IC) dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs); promoveu e investigou a efetividade de um curso de formação continuada “Iniciação Científica na escola baseada no ensino por investigação” e desenvolveu como produto educacional, um Caderno de Iniciação Científica destinado aos professores, visando melhorar a compreensão sobre o Ensino por Investigação e a contribuição para o planejamento das aulas da IC. Os resultados desse estudo indicam que as aulas da IC são desafiadoras para os professores, muitos deles demonstraram pouca compreensão sobre como as atividades devem ser conduzidas, mesmo com as instruções enviadas pela Secretaria de Educação. Também foi observado, durante o desenvolvimento da pesquisa, a importância da formação inicial desses professores em relação à Ciência e à prática científica, assim como às abordagens de ensino inovadoras, evidenciando-se que a formação inicial dos docentes não foi suficiente para o desenvolvimento pleno dessas habilidades. Por isso, torna-se necessário estabelecer como gestão pública a formação continuada dos docentes, de forma a preencher as lacunas deixadas durante a formação inicial desses professores e para esclarecer as orientações dos órgãos de gestão do Estado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-11T12:59:27Z 2022-06-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VILELA, L. L. C. A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1104 |
identifier_str_mv |
VILELA, L. L. C. A iniciação científica na educação integral de Goiás : atuação, formação continuada e perspectivas dos docentes. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809094067867353088 |