Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Matos, Gislaine Maria Ferreira
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485
Resumo: A presente pesquisa objetivou investigar e elaborar propostas de aplicação da Modelagem Matemática como facilitadora da aprendizagem, utilizando para tanto as aulas de Matemática Aplicada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. As atividades elaboradas, segundo a perspectiva da Modelagem Matemática, envolveram temáticas interdisciplinares pertencentes ao cotidiano dos alunos e nessas atividades, tivemos a preocupação de gerar um espaço para promover o diálogo, a pesquisa, a investigação bem como desenvolver o aprendizado em matemática. As aplicações nas turmas escolhidas tiveram como foco observar como ocorre a participação dos alunos nas atividades de Modelagem Matemática e quais as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Observamos que a problematização com situações próximas a realidade dos alunos, conduzida segundo a proposta da modelagem, possibilita o despertar do interesse nos alunos em aprender matemática e inspira reflexões de cunho social e ambiental, contribuindo com a formação para um pensamento sócio crítico.
id UEG-2_97dea096dee8741a589832214b746ea1
oai_identifier_str oai:tede2:tede/485
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médioMathematical modeling as a teaching strategy for high school mathematics classesEducação MatemáticaModelagem MatemáticaProblematizaçãoInvestigação MatemáticaMathematics EducationMathematical ModelingProblematizationMathematical ResearchCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA presente pesquisa objetivou investigar e elaborar propostas de aplicação da Modelagem Matemática como facilitadora da aprendizagem, utilizando para tanto as aulas de Matemática Aplicada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. As atividades elaboradas, segundo a perspectiva da Modelagem Matemática, envolveram temáticas interdisciplinares pertencentes ao cotidiano dos alunos e nessas atividades, tivemos a preocupação de gerar um espaço para promover o diálogo, a pesquisa, a investigação bem como desenvolver o aprendizado em matemática. As aplicações nas turmas escolhidas tiveram como foco observar como ocorre a participação dos alunos nas atividades de Modelagem Matemática e quais as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Observamos que a problematização com situações próximas a realidade dos alunos, conduzida segundo a proposta da modelagem, possibilita o despertar do interesse nos alunos em aprender matemática e inspira reflexões de cunho social e ambiental, contribuindo com a formação para um pensamento sócio crítico.The present research aimed to investigate and elaborate proposals for the application of Mathematical Modeling as a facilitator of learning, using for this Applied Mathematics classes. The research was developed through a qualitative approach with High School students of the public school system. The activities elaborated, according to the Mathematical Modeling perspective, involved interdisciplinary themes that belong to students' daily life and in those activities, we had the concern of generating a space to promote dialogue, research skills, and investigation skills as well as to develop learning in mathematics. The applications in the chosen classes had as focus to observe the students’ participation in the activities of Mathematical Modeling and the contributions of this activities to the teaching and learning. We observe that the problematization with situations close to the reality of the students, conducted according to the modeling proposal, makes it possible to awaken students' interest in learning mathematics and inspires social and environmental reflections, contributing to the formation of a critical social thinking.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Mirley Luciene doshttps://orcid.org/0000-0002-5391-9470http://lattes.cnpq.br/4037739389334742Matos, Gislaine Maria Ferreira2021-03-31T19:24:09Z2017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, G. M. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-03-31T19:24:09Zoai:tede2:tede/485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-03-31T19:24:09Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
Mathematical modeling as a teaching strategy for high school mathematics classes
title Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
spellingShingle Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
Matos, Gislaine Maria Ferreira
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Problematização
Investigação Matemática
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Problematization
Mathematical Research
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
title_full Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
title_fullStr Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
title_full_unstemmed Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
title_sort Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio
author Matos, Gislaine Maria Ferreira
author_facet Matos, Gislaine Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Mirley Luciene dos
https://orcid.org/0000-0002-5391-9470
http://lattes.cnpq.br/4037739389334742
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Gislaine Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem Matemática
Problematização
Investigação Matemática
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Problematization
Mathematical Research
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Educação Matemática
Modelagem Matemática
Problematização
Investigação Matemática
Mathematics Education
Mathematical Modeling
Problematization
Mathematical Research
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A presente pesquisa objetivou investigar e elaborar propostas de aplicação da Modelagem Matemática como facilitadora da aprendizagem, utilizando para tanto as aulas de Matemática Aplicada. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa com alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino. As atividades elaboradas, segundo a perspectiva da Modelagem Matemática, envolveram temáticas interdisciplinares pertencentes ao cotidiano dos alunos e nessas atividades, tivemos a preocupação de gerar um espaço para promover o diálogo, a pesquisa, a investigação bem como desenvolver o aprendizado em matemática. As aplicações nas turmas escolhidas tiveram como foco observar como ocorre a participação dos alunos nas atividades de Modelagem Matemática e quais as suas contribuições para o ensino e aprendizagem. Observamos que a problematização com situações próximas a realidade dos alunos, conduzida segundo a proposta da modelagem, possibilita o despertar do interesse nos alunos em aprender matemática e inspira reflexões de cunho social e ambiental, contribuindo com a formação para um pensamento sócio crítico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21
2021-03-31T19:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, G. M. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485
identifier_str_mv FERREIRA, G. M. Modelagem matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em aulas de matemática no ensino médio. 2017. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944699921825792