Política, política pública, tecnologias e educação : histórico, implementação e percepção dos atores educacionais na rede municipal de ensino de Goianésia-GO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Bernardes, Gisele Gomes Avelar
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/867
Resumo: Esta pesquisa de Mestrado, intitulada “Política, Política Pública, Tecnologias e Educação: Histórico, Implementação e Percepção dos Atores Educacionais na Rede Municipal de Ensino de Goianésia – GO” está inserida na linha de pesquisa Educação, Escola e Tecnologias do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias, da Universidade Estadual de Goiás. Estabelecemos como objetivo geral compreender o processo de implementação das políticas públicas de tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – GO. Como objetivos específicos, buscou-se mapear e analisar a trajetória histórica e política das tecnologias educacionais no Brasil a partir de 1990; descrever e analisar a trajetória da implementação das tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – Goiás; caracterizar os limites e as potencialidades de implementação das tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – Goiás na percepção dos atores envolvidos no processo. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa, considerando-se que o ciclo da investigação pode ocorrer em três fases: exploratória, pesquisa de campo, tratamento e análise dos dados (MINAYO, 2012). Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos no processo de implementação, observações em campo (protocolos), documentos legais, normativos e institucionais. Nas análises foi realizada a triangulação dos dados fundamentada em Minayo et al (2005) e Gomes et al (2005), em que combinamos e fizemos o cruzamento das várias fontes e técnicas de coleta de dados, a partir da percepção de vários atores envolvidos no processo. As análises mostraram que a implementação das tecnologias na rede pesquisada ocorreu lentamente. Detectamos que há vários recursos tecnológicos nas escolas pesquisadas, incentivo salarial aos profissionais da educação, parcerias com o Governo Federal a fim de viabilizar os cursos de formação continuada na rede, criação do Núcleo de Tecnologias Educacional municipal. No entanto, há falta de manutenção das lousas digitais, ocasionando ansiedade nos professores. Constatamos impasses no que refere à infraestrutura, como acesso à internet, pois, em determinadas instituições há baixo sinal, espaços de laboratórios insuficientes para a realização de atividades. Em relação à formação continuada para uso das tecnologias educacionais, constatamos a necessidade de mais atividades que relacionem as teorias e os aspectos técnicos de uso das tecnologias com as possíveis práticas pedagógicas nos cursos, a fim de oferecer segurança e confiança aos professores para utilizarem as tecnologias educacionais. A partir desta pesquisa, considera-se necessário a continuidade das políticas governamentais, pois sua descontinuidade causa desmotivação aos beneficiários, e consideramos que é fundamental o investimento para o aperfeiçoamento da estrutura física dos espaços e manutenção dos equipamentos, bem como a oferta de formação continuada em conformidade com a demanda e as necessidades dos professores.
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Como objetivos específicos, buscou-se mapear e analisar a trajetória histórica e política das tecnologias educacionais no Brasil a partir de 1990; descrever e analisar a trajetória da implementação das tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – Goiás; caracterizar os limites e as potencialidades de implementação das tecnologias educacionais na rede pública municipal de Goianésia – Goiás na percepção dos atores envolvidos no processo. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa, considerando-se que o ciclo da investigação pode ocorrer em três fases: exploratória, pesquisa de campo, tratamento e análise dos dados (MINAYO, 2012). Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos no processo de implementação, observações em campo (protocolos), documentos legais, normativos e institucionais. Nas análises foi realizada a triangulação dos dados fundamentada em Minayo et al (2005) e Gomes et al (2005), em que combinamos e fizemos o cruzamento das várias fontes e técnicas de coleta de dados, a partir da percepção de vários atores envolvidos no processo. As análises mostraram que a implementação das tecnologias na rede pesquisada ocorreu lentamente. Detectamos que há vários recursos tecnológicos nas escolas pesquisadas, incentivo salarial aos profissionais da educação, parcerias com o Governo Federal a fim de viabilizar os cursos de formação continuada na rede, criação do Núcleo de Tecnologias Educacional municipal. No entanto, há falta de manutenção das lousas digitais, ocasionando ansiedade nos professores. Constatamos impasses no que refere à infraestrutura, como acesso à internet, pois, em determinadas instituições há baixo sinal, espaços de laboratórios insuficientes para a realização de atividades. Em relação à formação continuada para uso das tecnologias educacionais, constatamos a necessidade de mais atividades que relacionem as teorias e os aspectos técnicos de uso das tecnologias com as possíveis práticas pedagógicas nos cursos, a fim de oferecer segurança e confiança aos professores para utilizarem as tecnologias educacionais. A partir desta pesquisa, considera-se necessário a continuidade das políticas governamentais, pois sua descontinuidade causa desmotivação aos beneficiários, e consideramos que é fundamental o investimento para o aperfeiçoamento da estrutura física dos espaços e manutenção dos equipamentos, bem como a oferta de formação continuada em conformidade com a demanda e as necessidades dos professores.This Master's research, entitled "Policy, Public Policy, Technology and Education: History, Implementation and Perception of the Educational Actors in the Municipal Teaching Network in Goianésia – GO is inserted in the research line in Education, School and Technology in the Interdisciplinary Master in Education, Language and Technology, from Universidade Estadual de Goiás. We have established as a general objective to understand the process of implementing public policies of educational technologies at the Public network in Goianésia – GO. As specific objectives, we sought to map and analyze the historical and political trajectory of the educational technologies in Brazil since 1990; to characterize the limits and potentialities of implementing educational technologies in the Municipal Public network in Goianésia - Goiás in the perception of the actors involved in the process. The methodology follows a qualitative approach, considering that the research cycle can occur in three stages: exploration, field research, data processing and analysis (MINAYO, 2012). Data collection instruments were: semi-structured interviews with actors involved in the implementation process, field observations (protocols), legal, regulatory and institutional documents. In the analyzes, it was performed data triangulation based on Minayo et al (2005) and Gomes et al (2005), in which we arranged and made the crossing from several sources and data collection techniques, from the perception of various actors involved in the process. The analysis showed that the implementation of the technologies in the researched network was slowly. We detected that there are several technological resources in the surveyed schools, salary incentive to education professionals, partnerships with the Federal Government in order to facilitate the continuing education courses in the network, the creation of the municipal Educational Technology Center. However, there is lack of the maintenance of the digital whiteboards, causing anxiety among teachers. We found impasses in terms of infrastructure, such as internet access, since there is low signal strength and not enough laboratory space for carrying out activities in certain institutions. With regard to continuing education for the uses of educational technologies, we found the need for more activities that relate the theories and the technical aspects of using technologies with possible pedagogical practices in the courses in order to provide security and confidence to teachers to use educational technologies. From this research, it is considered necessary the government policies continuity, because its discontinuity causes demotivation to the beneficiaries, and we consider it essential to invest in enhancing the physical structure of space and equipment maintenance, as well as the provision of continuing education in accordance with the demand and the needs of the teachers.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Lima, Daniela da Costa Brito PereiraLima, Daniela da Costa Brito PereiraToschi, Mirza SeabraOliveira, João Ferreira deBernardes, Gisele Gomes Avelar2021-11-29T12:40:48Z2015-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBERNARDES, Gisele Gomes Avelar. Política, política pública, tecnologias e educação : histórico, implementação e percepção dos atores educacionais na rede municipal de ensino de Goianésia-GO. 2015. 219 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:40:48Zoai:tede2:tede/867Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:40:48Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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