O trabalho docente : sua representação para o professor de língua portuguesa nos cursos de ciências sociais aplicadas da UEG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Antonia Elisângela Vaz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1269
Resumo: A análise e a reflexão sobre as representações do trabalho docente encontram guarida na responsabilidade que seus profissionais sentem de problematizar questões relativas à sua prática pedagógica e de contribuir para que essas representações construídas sejam cristalizadas ou transformadas. Pensando nisso, esta pesquisa, buscou, a partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), investigar as representações que os professores de Língua Portuguesa dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) apresentam do trabalho docente. Nessa perspectiva, o estudo justifica-se por (re)construir a trama de significados sociais que os docentes universitários vêm assumindo em seu percurso profissional ao atuar em um curso distinto da sua área de formação inicial. Recorre-se aos parâmetros teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008; 2009), da Clínica da Atividade (CLOT, 2001; 2006), da concepção do trabalho e labor do professor (MACHADO, 2004; 2008; 2011) e da abordagem qualitativa-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008; DERRIDA, 1976; MOITA LOPES, 1994) para atingir o objetivo principal deste estudo. O córpus1 é constituído de 06 (seis) entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa da UEG. Os resultados apontaram que as experiências dos docentes no contexto de trabalho são reveladas no texto das entrevistas e remetem a representação de seus trabalhos, devendo, então, ser compreendidas com base na análise dos três níveis, organizacional, enunciativo e semântico. Destaca-se que a análise dos mecanismos enunciativos (voz e modalizações) possibilita verificar a expressão da atitude do actante em relação ao que é dito. Conclui-se, portanto, que a investigação desvelou diversas e complexas significações acerca do trabalho docente.
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Pensando nisso, esta pesquisa, buscou, a partir dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), investigar as representações que os professores de Língua Portuguesa dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Goiás (UEG) apresentam do trabalho docente. Nessa perspectiva, o estudo justifica-se por (re)construir a trama de significados sociais que os docentes universitários vêm assumindo em seu percurso profissional ao atuar em um curso distinto da sua área de formação inicial. Recorre-se aos parâmetros teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2008; 2009), da Clínica da Atividade (CLOT, 2001; 2006), da concepção do trabalho e labor do professor (MACHADO, 2004; 2008; 2011) e da abordagem qualitativa-interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2008; DERRIDA, 1976; MOITA LOPES, 1994) para atingir o objetivo principal deste estudo. O córpus1 é constituído de 06 (seis) entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa da UEG. Os resultados apontaram que as experiências dos docentes no contexto de trabalho são reveladas no texto das entrevistas e remetem a representação de seus trabalhos, devendo, então, ser compreendidas com base na análise dos três níveis, organizacional, enunciativo e semântico. Destaca-se que a análise dos mecanismos enunciativos (voz e modalizações) possibilita verificar a expressão da atitude do actante em relação ao que é dito. Conclui-se, portanto, que a investigação desvelou diversas e complexas significações acerca do trabalho docente.The analysis and reflection on the representations of the teaching work is supported by the responsibility that professors feel to problematize issues related to their teaching practice and to contribute to the crystallization or transformation of these representations. Considering the assumptions of Socio-discursive Interactionism (ISD), this study aims to investigate the representations expressed in teaching by the professors of Portuguese Language of the Courses of Applied Social Sciences at the State University of Goiás. In this perspective, this study is justified by social meanings (re)constructed by professors – throughout their careers – working in a different area of their training. To achieve its aim, this study is based theoretical and methodological on Socio-discursive Interactionism (BRONCKART, 2008; 2009), Activity Clinic (CLOT, 2001; 2006), the conception of teaching work and labor (MACHADO, 2004; 2008; 2011) and the qualitative-interpretative approach (BORTONI-RICARDO, 2008; DERRIDA, 1976; MOITA LOPES, 1994). The córpus consists on six (06) interviews with Portuguese Language teachers from the State University of Goiás (UEG). The results indicate that the experiences of professors in their work are revealed in the interviews’ text and refer to the representation of their work. Considering this, they should be understood based on the analysis of three levels: organizational, enunciative and semantic. The analysis of enunciative mechanisms (voice and modalizations) makes it possible to verify the expression of the attitude of the subject in relation to what is said. It is concluded, therefore, that the investigation will unveil several and complex meanings about the teaching.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Assis, Eleone Ferraz dehttps://orcid.org/0000-0003-4823-7907http://lattes.cnpq.br/7712734063758697Assis, Eleone Ferraz deCosta, Wagner Alexandre dos SantosFreitas, Carla Conti deCosta, Antonia Elisângela Vaz2023-08-24T00:02:58Z2022-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Antonia Elisângela Vaz. O trabalho docente: sua representação para o professor de língua portuguesa nos cursos de ciências sociais aplicadas da UEG. 2022. 250 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-24T00:02:58Zoai:tede2:tede/1269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-24T00:02:58Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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