Educação ambiental como instrumento de conscientização das políticas públicas ambientais no município de Goiânia/GO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Assis, Ana Paula Araujo Rocha de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e Sociedade
Brasil
UEG
Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sociedade
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/549
Resumo: A presente dissertação se propõe a compreender e discutir a realização de políticas públicas voltadas para a promoção e implementação de ações de Educação Ambiental pelo Poder Público da cidade de Goiânia, mediante a fiscalização de meio ambiente como ferramenta de proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais do município. Para a discussão, destaca-se o projeto intitulado ―Somos Todos Responsáveis-Fiscal Mirim de Meio Ambiente, que visou a trabalhar com a implementação de práticas de Educação Ambiental realizadas pelo órgão ambiental em parceria com o órgão de educação. Nesse sentido, buscou-se estimular a reflexão e a sensibilização dos alunos para a importância de se tornarem adultos atentos e responsáveis pela proteção ambiental – tendo em vista a relevância do engajamento da sociedade para tal questão – e conscientizá-los de que o trabalho de Fiscalização não se baseia, exclusivamente, na vertente punitiva, mas, também, educativa e preventiva. O desenvolvimento do mencionado projeto deu-se, preferencialmente, com alunos dos Ciclos I e II das escolas da rede municipal de ensino, para se alcançar a sensibilização e os aprendizados acerca da conservação e preservação do meio ambiente da cidade de Goiânia. A proposta metodológica consiste em um estudo de caso e apresenta elementos da pesquisa de observação e participante. Efetivou-se por meio da realização da palestra ―A importância das ações de Auditoria Fiscal de Meio Ambiente para a promoção da educação ambiental e a transformação das relações ambientais na cidade‖, com a projeção de imagens organizadas no Power Point referentes a ocorrências inerentes à atividade de Fiscalização Ambiental. Durante a palestra, 3 (três) perguntas foram feitas aos alunos, com o intuito de buscar informações sobre a percepção ambiental destes. A partir destes questionamentos, obtiveramse dados concernentes à opinião e à visão dos alunos de 30 (trinta) escolas da rede municipal de Goiânia, localizadas nas regiões leste, oeste/sudoeste e noroeste da cidade. Dessa forma, foi possível certificar e confirmar a importância da EA, como instrumento de transformação socioambiental, e do Projeto, como uma relevante política pública para o município de Goiânia.
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Nesse sentido, buscou-se estimular a reflexão e a sensibilização dos alunos para a importância de se tornarem adultos atentos e responsáveis pela proteção ambiental – tendo em vista a relevância do engajamento da sociedade para tal questão – e conscientizá-los de que o trabalho de Fiscalização não se baseia, exclusivamente, na vertente punitiva, mas, também, educativa e preventiva. O desenvolvimento do mencionado projeto deu-se, preferencialmente, com alunos dos Ciclos I e II das escolas da rede municipal de ensino, para se alcançar a sensibilização e os aprendizados acerca da conservação e preservação do meio ambiente da cidade de Goiânia. A proposta metodológica consiste em um estudo de caso e apresenta elementos da pesquisa de observação e participante. Efetivou-se por meio da realização da palestra ―A importância das ações de Auditoria Fiscal de Meio Ambiente para a promoção da educação ambiental e a transformação das relações ambientais na cidade‖, com a projeção de imagens organizadas no Power Point referentes a ocorrências inerentes à atividade de Fiscalização Ambiental. Durante a palestra, 3 (três) perguntas foram feitas aos alunos, com o intuito de buscar informações sobre a percepção ambiental destes. A partir destes questionamentos, obtiveramse dados concernentes à opinião e à visão dos alunos de 30 (trinta) escolas da rede municipal de Goiânia, localizadas nas regiões leste, oeste/sudoeste e noroeste da cidade. Dessa forma, foi possível certificar e confirmar a importância da EA, como instrumento de transformação socioambiental, e do Projeto, como uma relevante política pública para o município de Goiânia.This master dissertation intends to understand and discuss the implementation of public policies aimed at the promotion and implementation of Environmental Education actions by the Public Power of the city of Goiânia, through environmental control as a tool to protect the environment and natural resources of the City. For this discussion is highlight the project entitled "Somos Todos Responsáveis-Fiscal Mirim de Meio Ambiente" which aims to work with the implementation of Environmental Education practices carried out by the environmental agency in partnership with the education agency, in order to stimulate reflection and awareness the importance of becoming attentive and responsible adults about environmental protection, given the importance of the society's commitment to such an issue, and that the work of Controlling is not based exclusively on the punitive aspect, but rather, also, educational and preventive. The development of this project will preferably take place with the students of Cycles I and II of the schools of the municipal education network to reach awareness and learning about the conservation and preservation of the environment of the city of Goiânia. The methodological proposal refers to a case study and presents elements of the observation research and participant and is effective with the presentation of the lecture "A Importância Das Ações de Auditoria Fiscal de Meio Ambiente para a Promoção da Educação Ambiental e a Transformação das Relações Ambientais na Cidade", in Power Point, related to the presentation of images related to occurrences inherent to the activity of Environmental Inspection. During the lecture, three questions are asked of the students, in order to seek information about their environmental perception. With the accomplishment of these questions, it was possible to obtain data regarding the opinion and the vision of the students of 30 municipal schools of Goiânia located in the east, west / southwest and northwest regions of the city. In this way, it was possible to certify and confirm the importance of EA as an instrument for socio-environmental transformation and of this Project as a relevant public policy Goiânia.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e SociedadeBrasilUEGPrograma de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e SociedadeOliveira, Aristeu Geovani dehttp://lattes.cnpq.br/8908459522892171Oliveira, Aristeu Geovani deSantos, Flávio Reis dosSantos, Oyana Rodrigues dosAssis, Ana Paula Araujo Rocha de2021-04-26T11:28:36Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, A. P. A. R. Educação ambiental como instrumento de conscientização das políticas públicas ambientais no município de Goiânia/GO. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-04-26T11:28:36Zoai:tede2:tede/549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-04-26T11:28:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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