Ambientes on-line como espaços de aprendizagem colaborativa : uma experiência para o desenvolvimento da escrita acadêmica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Maria Ilza Zirondi
Orientador(a): Diene Eire de Mello .
Banca de defesa: Kátia Morosov Alonso, Sandra A. Pires Franco
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235890
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as potencialidades de interfaces on-line como espaço de interatividade e colaboração e a maneira como este pode contribuir para a apropriação/desenvolvimento da escrita acadêmica por estudantes de um curso de graduação. Para isso, desenvolvemos um Curso de extensão on-line com carga horária de 40 horas de duração. A experiência teve como participantes 30 estudantes do Curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, utilizou a Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2.0 (WhatsApp, Meet, Facebook) para a geração dos dados. Para isso, nos amparamos nos pressupostos da Teoria da Cognição Distribuída (SALOMON, 1993) e de outros autores que corroboram para sua elaboração, advindos de vertentes epistemológicas, principalmente, de caráter sócio-histórico e cultural. Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999) e hipertexto (RAMAL, 2002), o Desenho Didático proposto foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle e abarcou quatro semanas de conteúdos envolvendo o gênero textual Resumo Acadêmico, no qual abordamos: o contexto de produção da linguagem científica e escrita acadêmica, características estruturais do plano textual global, mecanismos gramaticais, escolhas linguísticas e posicionamentos enunciativos. Os dados foram gerados por meio de: 1) questionário inicial; 2) o Ambiente Virtual de Aprendizagem e ferramentas da web e suas interfaces; 3) conteúdos gerados e produzidos nos ambientes virtuais; 4) as produções iniciais e finais e; 5) questionário Final; entrelaçados aos processos de interatividade e colaboração (SILVA, 2001) estabelecidos e vivenciados pelos sujeitos participantes em interação com os artefatos digitais. A análise comparativa entre a produção inicial e final demonstrou que houve apropriação das características pertinentes ao gênero de texto Resumo Acadêmico e à escrita acadêmica. Por outro lado, observou-se dificuldades em se estabelecer trabalho colaborativo entre o(a)s participantes a partir das interfaces disponibilizadas, devido a questões relacionadas aos problemas contextuais, como tempo e acúmulo de atividades, assim como limitações relacionadas ao processo formativo e questões contextuais envolvendo o trabalho do professor-pesquisador. Contudo, a experiência demonstrou a importância de pesquisas que desenvolvam trabalhos formativos para o cenário contemporâneo de aprendizagens colaborativas, considerando não somente as relações contextuais envolvendo os sujeitos aprendentes, mas também, a construção de uma rede envolvendo os objetos de aprendizagem, os artefatos culturais e materiais para o desenvolvimento de uma cultura coletiva de aprendizagens.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAmbientes on-line como espaços de aprendizagem colaborativa : uma experiência para o desenvolvimento da escrita acadêmicaOnline environments as collaborative learning settings : an experience for the development of academic writing2021-05-26Diene Eire de Mello . Kátia Morosov Alonso Sandra A. Pires FrancoMaria Ilza ZirondiUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRA presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as potencialidades de interfaces on-line como espaço de interatividade e colaboração e a maneira como este pode contribuir para a apropriação/desenvolvimento da escrita acadêmica por estudantes de um curso de graduação. Para isso, desenvolvemos um Curso de extensão on-line com carga horária de 40 horas de duração. A experiência teve como participantes 30 estudantes do Curso de graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A pesquisa, de cunho qualitativo e de caráter experimental, utilizou a Plataforma Moodle em conjunto com outras ferramentas da web 2.0 (WhatsApp, Meet, Facebook) para a geração dos dados. Para isso, nos amparamos nos pressupostos da Teoria da Cognição Distribuída (SALOMON, 1993) e de outros autores que corroboram para sua elaboração, advindos de vertentes epistemológicas, principalmente, de caráter sócio-histórico e cultural. Partindo de conceitos como cibercultura (LÉVY, 1999) e hipertexto (RAMAL, 2002), o Desenho Didático proposto foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Moodle e abarcou quatro semanas de conteúdos envolvendo o gênero textual Resumo Acadêmico, no qual abordamos: o contexto de produção da linguagem científica e escrita acadêmica, características estruturais do plano textual global, mecanismos gramaticais, escolhas linguísticas e posicionamentos enunciativos. Os dados foram gerados por meio de: 1) questionário inicial; 2) o Ambiente Virtual de Aprendizagem e ferramentas da web e suas interfaces; 3) conteúdos gerados e produzidos nos ambientes virtuais; 4) as produções iniciais e finais e; 5) questionário Final; entrelaçados aos processos de interatividade e colaboração (SILVA, 2001) estabelecidos e vivenciados pelos sujeitos participantes em interação com os artefatos digitais. A análise comparativa entre a produção inicial e final demonstrou que houve apropriação das características pertinentes ao gênero de texto Resumo Acadêmico e à escrita acadêmica. Por outro lado, observou-se dificuldades em se estabelecer trabalho colaborativo entre o(a)s participantes a partir das interfaces disponibilizadas, devido a questões relacionadas aos problemas contextuais, como tempo e acúmulo de atividades, assim como limitações relacionadas ao processo formativo e questões contextuais envolvendo o trabalho do professor-pesquisador. Contudo, a experiência demonstrou a importância de pesquisas que desenvolvam trabalhos formativos para o cenário contemporâneo de aprendizagens colaborativas, considerando não somente as relações contextuais envolvendo os sujeitos aprendentes, mas também, a construção de uma rede envolvendo os objetos de aprendizagem, os artefatos culturais e materiais para o desenvolvimento de uma cultura coletiva de aprendizagens.The main purpose of this research was to investigate the potential of online interfaces as an interactivity and collaboration setting and the way in which it can contribute to the appropriation / development of academic writing by undergraduate students. Hence, we developed a 40h online Extension Course. The experience had as participants 30 students from the Pedagogy Graduation Course at Universidade Estadual de Londrina (UEL). The research, qualitative and experimental, used the Moodle Platform in conjunction with other web 2.0 tools (WhatsApp, Meet, Facebook) to generate data. For that approach, we rely on the assumptions of the Theory of Distributed Cognition (SALOMON, 1993) and other authors that corroborate its elaboration, arising from epistemological aspects, mainly of a socio-historical and cultural character. Concepts such as cyberculture (LÉVY, 1999) and hypertext (RAMAL, 2002) were the starting point for the proposed Didactic Design developed for the Moodle Virtual Learning Environment, that included four weeks of content involving the textual genre Academic Summary, in which we address: the context of production of scientific language and academic writing, structural characteristics of the global textual plan, grammatical mechanisms, linguistic choices and enunciative positions. Data were generated through: 1) initial questionnaire; 2) the Virtual Learning Environment and web tools and their interfaces; 3) content generated and produced in the virtual environments; 4) the initial and final productions and; 5) Final questionnaire; intertwined with the processes of interactivity and collaboration (SILVA, 2001) established and experienced by the participating subjects in interaction with digital artifacts. The comparative analysis between the initial and final production demonstrated that there was an appropriation of the characteristics of the Academic Summary text genre and academic writing. On the other hand, there were difficulties in establishing collaborative work among the participants using the available interfaces, due to issues related to contextual problems, such as time and accumulation of activities, as well as limitations related to the training process and contextual aspects involving the work of the teacher-researcher. Neverthless, the experience demonstrated the importance of researches that develop formative works for the contemporary scenario of collaborative learning, considering not only the contextual relations involving the learning subjects, but also, the construction of a network involving the learning objects, the cultural and materials artifacts for the development of a collective learning culture.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000235890porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:05:25Zoai:uel.br:vtls000235890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-04-26T19:28:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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