Demanda setorial de trabalho por qualificação no Paraná

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lorena Regina de Oliveira
Orientador(a): Umberto Antônio Sesso Filho .
Banca de defesa: Paulo Rogério Alves Brene, Emerson Guzzi Zuan Esteves
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economia Regional.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000221471
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi mensurar a demanda setorial de trabalho por escolaridade do Paraná – Restante do Brasil, sendo possível apontar quais os setores-chave para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A metodologia utilizada o sistema de insumo-produto inter-regional Paraná-restante do Brasil, para estimar a capacidade de geração de emprego por qualificação de cada setor da economia, fezendo o uso dos geradores de emprego (total, direto, indireto e induzido) dado o nível de escolaridade, apontará o efeito transbordamento e os setores que possuem maior participação percentual na geração de empregos. Os principais resultados apresentaram que o setor com maior transbordamento do estado do Paraná – restante do Brasil foi o de Alojamento (44) com 85,9% para Ensino Fundamental, 87,3% para o Ensino Médio e 84,4% para o Ensino Superior. Os setores que mais geraram empregos no estado do Paraná para o Ensino Fundamental foi o setor de Alojamento (38) com 7.96%, no Ensino Médio o setor de Atividades de vigilância, segurança e investigação (50) com 12% e para o Ensino Superior o setor Educação Privada (52) com 20% dos empregos gerados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDemanda setorial de trabalho por qualificação no ParanáLabor demand by qualification in Paraná2018-08-07Umberto Antônio Sesso Filho . Paulo Rogério Alves Brene Emerson Guzzi Zuan EstevesLorena Regina de OliveiraUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Estudos Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Economia Regional.URLBRO objetivo principal deste trabalho foi mensurar a demanda setorial de trabalho por escolaridade do Paraná – Restante do Brasil, sendo possível apontar quais os setores-chave para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A metodologia utilizada o sistema de insumo-produto inter-regional Paraná-restante do Brasil, para estimar a capacidade de geração de emprego por qualificação de cada setor da economia, fezendo o uso dos geradores de emprego (total, direto, indireto e induzido) dado o nível de escolaridade, apontará o efeito transbordamento e os setores que possuem maior participação percentual na geração de empregos. Os principais resultados apresentaram que o setor com maior transbordamento do estado do Paraná – restante do Brasil foi o de Alojamento (44) com 85,9% para Ensino Fundamental, 87,3% para o Ensino Médio e 84,4% para o Ensino Superior. Os setores que mais geraram empregos no estado do Paraná para o Ensino Fundamental foi o setor de Alojamento (38) com 7.96%, no Ensino Médio o setor de Atividades de vigilância, segurança e investigação (50) com 12% e para o Ensino Superior o setor Educação Privada (52) com 20% dos empregos gerados.The main objective of this study was to measure the labor market demand for education in Paraná - Remainder of Brazil, and it is possible to identify the key sectors for the economic and social development of the regions. The methodology will use the Paraná interregional input-output system in Brazil, in order to estimate each sector of the economy, the use of employment generators (total, direct, indirect and induced), given the level of education, the overflow effect and the sectors that have the highest percentage participation in the generation of jobs. The main results showed that the sector with the greatest overflow in the state of Paraná - the rest of Brazil was Housing (44) with 85.9% for Elementary School, 87.3% for High School and 84.4% for Education Higher. It also showed that the sectors that generated the highest number of jobs in the State of Paraná for Elementary School were the Housing sector (38) with 8%, in the High School sector the Activities of surveillance, security and research (50) with 12% and for the Higher Education the Private Education sector (52) with 20% of the jobs generated.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000221471porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:08:55Zoai:uel.br:vtls000221471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-03-12T12:32:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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