Da crítica genética à estilística : desvelando os textos produzidos em sala de aula
Ano de defesa: | 2024 |
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Resumo: | Resumo: A Crítica Genética é um campo de pesquisa em contínua expansão Com berço na França e nas análises dos manuscritos literários a fim de desvendar os caminhos e processos das criações, ela, atualmente, se faz presente como metodologia de análise de textos das mais variadas esferas discursivas, uma vez que a curiosidade de revelar os bastidores da criação em suas múltiplas materialidades inquieta incontáveis pesquisadores Em ambiente escolar, a Crítica Genética tem realizado valiosas contribuições, visto que tão importante quanto uma análise do produto final texto, produzido nesse ambiente, um olhar crítico/analítico para o percurso de sua construção é importante para o professor Tendo esse caminho em mente, o presente trabalho busca analisar as interferências do professor quando ele se coloca não apenas como mero revisor/corretor das produções de seus alunos, mas como colaborador no projeto de dizer do estudante, fazendo uso da correção textual-interativa (RUIZ, 213), porém ampliando seus postulados Por meio das análises, é possível perceber a voz do professor no texto do aluno, em um processo de dialogicidade, coautoria, resultando em um texto produzido em solidariedade As lentes da Semântica Argumentativa e da Estilística também foram empregadas a fim de verificar como o manuseio da língua contribui para a construção de determinados efeitos de sentido A coleta de dados ocorreu por meio de uma Oficina de Produção Textual, com alunos, em sua maioria, do Ensino Médio, e tinha também como objetivo pedagógico a humanização dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento tecnológico e o aperfeiçoamento da produção escrita de diferentes gêneros sob a perspectiva da Linguística Textual, utilizando comandos amplos e provocativos para as produções A pesquisa busca suporte principalmente nas teorias de Bakhtin (1997, 22), Bronckart (26), Koch e Elias (212, 221), Marcushci (28), Bonini (26, 211), Panichi e Contani (23), Salles (26, 28), Martins (28), Adam (211, 219), Ruiz (213), Freire (1969), Machado (28) e Bortolin (217) |
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Da crítica genética à estilística : desvelando os textos produzidos em sala de aulaCrítica genéticaEstilísticaRedaçãoEstudo e ensinoSemântica argumentativaGenetic criticismStylisticsWritingArgumentative semanticsStudy and teachingResumo: A Crítica Genética é um campo de pesquisa em contínua expansão Com berço na França e nas análises dos manuscritos literários a fim de desvendar os caminhos e processos das criações, ela, atualmente, se faz presente como metodologia de análise de textos das mais variadas esferas discursivas, uma vez que a curiosidade de revelar os bastidores da criação em suas múltiplas materialidades inquieta incontáveis pesquisadores Em ambiente escolar, a Crítica Genética tem realizado valiosas contribuições, visto que tão importante quanto uma análise do produto final texto, produzido nesse ambiente, um olhar crítico/analítico para o percurso de sua construção é importante para o professor Tendo esse caminho em mente, o presente trabalho busca analisar as interferências do professor quando ele se coloca não apenas como mero revisor/corretor das produções de seus alunos, mas como colaborador no projeto de dizer do estudante, fazendo uso da correção textual-interativa (RUIZ, 213), porém ampliando seus postulados Por meio das análises, é possível perceber a voz do professor no texto do aluno, em um processo de dialogicidade, coautoria, resultando em um texto produzido em solidariedade As lentes da Semântica Argumentativa e da Estilística também foram empregadas a fim de verificar como o manuseio da língua contribui para a construção de determinados efeitos de sentido A coleta de dados ocorreu por meio de uma Oficina de Produção Textual, com alunos, em sua maioria, do Ensino Médio, e tinha também como objetivo pedagógico a humanização dos estudantes, o desenvolvimento do pensamento tecnológico e o aperfeiçoamento da produção escrita de diferentes gêneros sob a perspectiva da Linguística Textual, utilizando comandos amplos e provocativos para as produções A pesquisa busca suporte principalmente nas teorias de Bakhtin (1997, 22), Bronckart (26), Koch e Elias (212, 221), Marcushci (28), Bonini (26, 211), Panichi e Contani (23), Salles (26, 28), Martins (28), Adam (211, 219), Ruiz (213), Freire (1969), Machado (28) e Bortolin (217)Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemAbstract: Genetic Criticism is a field of research in continuous expansion With its first studies in France and in the analysis of literary manuscripts in order to unveil the paths and processes of creations, it is currently present as a methodology for analyzing texts from the most varied discursive spheres, since the curiosity to reveal the backstage of creation in its multiple materialities stimulates countless researchers In the school environment, Genetic Criticism has made valuable contributions, since as important as an analysis of the final text produced in this environment, a critical/analytical look at the course of its construction is important for the teacher Keeping this path in mind, the present work intends to analyze the teacher's interference when he/she positions himself not only as a mere reviewer/corrector of his/her students' productions, but as a collaborator in the student's speech project, making use of textual-interactive correction (RUIZ, 213), but expading its postulates Through the analyses, it is possible to perceive the teacher's voice in the student's text, in a process of dialogicity, co-authorship, resulting in a text produced in solidarity Argumentative Semantics and Stylistics lenses were also used in order to verify how the handling of the language contributes to the construction of certain meaning effects Data collection took place through a Textual Production Workshop, with mostly high school students, and also had as pedagogical objective the humanization of students, the development of technological thinking, and the improvement of the written production of different genres from the perspective of Textual Linguistics, using broad and provocative commands for the productions The research is supported mainly in the theories of Bakhtin (1997, 22), Bronckart (26), Koch and Elias (212, 221), Panichi and Contani (23), Salles (26, 28), Martins (28), Adam (211, 219) , Ruiz (213), Freire (1969), Machado (28) and Bortolin (217)Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]Oliveira, Esther Gomes deSantos, Givan José Ferreira dosCordeiro, Isabel CristinaContani, Miguel LuizBortolin, Rogério Nascimento2024-05-01T12:10:45Z2024-05-01T12:10:45Z2022.0029.08.2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9766porDoutoradoEstudos da LinguagemCentro de Letras e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - 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