A moral no positivismo de Augusto Comte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Edilene de Souza Leite
Orientador(a): Sergio Tiski .
Banca de defesa: Gustavo Biscaia de Lacerda, Leoni Maria Padilha Henning, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Eder Soares Santos
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199396
Resumo: Esta dissertação busca abordar o conceito de moral para o autor Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (nascido em 19/01/1798, Montpellier – falecido em 05/09/1857, Paris), também conhecido por ser o fundador do positivismo. Comte propõe uma classificação hierárquica para as ciências positivadas. E classifica a partir do Sistema de política positiva ou Tratado de sociologia Instituindo a religião da humanidade, volume II, capítulo primeiro, escrito de 12/1850 a 01/1851, as ciências em sete: matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia e moral. A moral vem a ser o sétimo núcleo de fenômenos constitutivos da realidade (os fenômenos humanos) cujo método específico é o método subjetivo ou construtivo (sucedendo o método histórico, específico da sociologia). E a moral se torna a ciência suprema e o método supremo e final no sistema de filosofia positiva. Considerando toda a obra de Comte, mas focando no Curso de filosofia positiva, que expõe a natureza do conceito de positivo e a proposta de hierarquia das ciências; no Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo, que apresenta a religião da humanidade; no Sistema de política positiva ou Tratado de sociologia Instituindo a religião da humanidade que trata da moral explicitamente e que apresenta a proposta do tratado de moral para a Síntese subjetiva, citando os conteúdos referentes aos 7 capítulos; e por fim no Quadro das dezoito funções internas do cérebro ou quadro sistemático da alma que fundamenta a possibilidade da passagem do egoísmo para o altruísmo. E para desenvolver este trabalho expomos inicialmente em que contexto a moral se institui no pensamento de Comte partindo do pressuposto que a moral sempre esteve presente na vida/pensamento e obra de Comte. Em seguida apresentamos o posicionamento da moral enquanto sétima ciencia positiva que trata dos fenômenos humanos e as ideias de Comte apresentadas no Quadro das dezoito funções internas do cérebro ou quadro sistemático da alma. E por último apresentamos algumas características desta moral enquanto moral positiva.
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E classifica a partir do Sistema de política positiva ou Tratado de sociologia Instituindo a religião da humanidade, volume II, capítulo primeiro, escrito de 12/1850 a 01/1851, as ciências em sete: matemática, astronomia, física, química, biologia, sociologia e moral. A moral vem a ser o sétimo núcleo de fenômenos constitutivos da realidade (os fenômenos humanos) cujo método específico é o método subjetivo ou construtivo (sucedendo o método histórico, específico da sociologia). E a moral se torna a ciência suprema e o método supremo e final no sistema de filosofia positiva. Considerando toda a obra de Comte, mas focando no Curso de filosofia positiva, que expõe a natureza do conceito de positivo e a proposta de hierarquia das ciências; no Discurso preliminar sobre o conjunto do positivismo, que apresenta a religião da humanidade; no Sistema de política positiva ou Tratado de sociologia Instituindo a religião da humanidade que trata da moral explicitamente e que apresenta a proposta do tratado de moral para a Síntese subjetiva, citando os conteúdos referentes aos 7 capítulos; e por fim no Quadro das dezoito funções internas do cérebro ou quadro sistemático da alma que fundamenta a possibilidade da passagem do egoísmo para o altruísmo. E para desenvolver este trabalho expomos inicialmente em que contexto a moral se institui no pensamento de Comte partindo do pressuposto que a moral sempre esteve presente na vida/pensamento e obra de Comte. Em seguida apresentamos o posicionamento da moral enquanto sétima ciencia positiva que trata dos fenômenos humanos e as ideias de Comte apresentadas no Quadro das dezoito funções internas do cérebro ou quadro sistemático da alma. E por último apresentamos algumas características desta moral enquanto moral positiva.This dissertation seeks to address the concept of morality to the author Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (born in 01.19.1798, Montpellier - died on 05/09/1857, Paris), also known for being the founder of positivism. Comte proposed one hierarchical classification to the positive’s sciences. In addition, from the System of positive polity, or Treatise on sociology: Instituting the religion of humanity, Volume II, Chapter 1, written from 12/1850 to 01/1851, the sciences become seven: mathematics, astronomy, physics, chemistry, biology, sociology, and moral. The Moral then becomes the seventh core constituent phenomena of reality (the human phenomena) which the specific method is the subjective or constructive method (succeeding the historic method, sociology’s specific). The morality becomes the science`s and method supreme and final in the positive philosophy system. Considering all the work of Comte, but focusing on The course of positive philosophy, which exposes the nature of the concept of positive and the proposed hierarchy of sciences; in the Discourse preliminary on the nature of positivism, which presents the religion of humanity; in the System of positive polity, or Treatise on sociology: Instituting the religion of humanity where the moral is explicitly presented to the proposed of treaty for the moral to The subjective synthesis, citing the contents related to the 7 chapters; and finally in the Table of eighteen functions of the brain or soul that underlies the possibility of passing from selfishness to the altruism. To develop this work we initially expose in which context the moral establishes in the thought of Comte assuming that morality has always been present in Comte’s life/thought and work. Then we present the positioning of moral as the seventh positive science, which deals with human phenomena, and the ideas of Comte presented in Table of eighteen functions of the brain or soul. Finally, we present some features of this moral while positive moral.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199396porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:00Zoai:uel.br:vtls000199396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-09-15T14:02:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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