A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Serafina Ferreira Machado
Orientador(a): Gizêlda Melo do Nascimento .
Banca de defesa: Maria Nazareth Soares da Fonseca, Sérgio Paulo Adolfo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000113897
Resumo: Esta dissertação se propõe a revisar o processo da formação da identidade do negro: da subalternidade à luta pelo reconhecimento, na esfera histórica e literária. Esta discussão se faz relevante para avaliarmos a transformação nos papéis sociais destinados aos negros em diversos escritores, especialmente, Solano Trindade. Na obra deste, o poeta cede sua voz ao oprimido (o homem negro ou branco) para denunciar as injustiças sociais. O discurso de Trindade convida o leitor a uma revisão da condição do negro e, ao ressaltar o caráter humano em sua poética, questiona as imagens fixas, revestidas por estereótipos que estigmatizam. A obra deste poeta se propõe, pois, a uma (re) leitura das imagens impingidas ao negro na diáspora, confrontando-se com valores morais, políticos e sociais da elite, no intuito de reconhecer o caráter humano do negro.
id UEL_92018de0268b00974266ff1a69d7a039
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000113897
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade2006-04-17Gizêlda Melo do Nascimento . Maria Nazareth Soares da Fonseca Sérgio Paulo AdolfoSerafina Ferreira MachadoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.URLBREsta dissertação se propõe a revisar o processo da formação da identidade do negro: da subalternidade à luta pelo reconhecimento, na esfera histórica e literária. Esta discussão se faz relevante para avaliarmos a transformação nos papéis sociais destinados aos negros em diversos escritores, especialmente, Solano Trindade. Na obra deste, o poeta cede sua voz ao oprimido (o homem negro ou branco) para denunciar as injustiças sociais. O discurso de Trindade convida o leitor a uma revisão da condição do negro e, ao ressaltar o caráter humano em sua poética, questiona as imagens fixas, revestidas por estereótipos que estigmatizam. A obra deste poeta se propõe, pois, a uma (re) leitura das imagens impingidas ao negro na diáspora, confrontando-se com valores morais, políticos e sociais da elite, no intuito de reconhecer o caráter humano do negro.This thesis has the purpose revise the process of formation about Negro identity: of subordinated condition for the recognition, in historic and literary aspects. The discussion about the social trajectory of Negro made relevant to think about the transformation in social papers designated to Negro en several writers, especially Solano Trindade. In his production, the poet give his voice to the oppressed man (Negro or White men), to denounce social injustice. The Solano Trindade speech invites the reader to a revision of negro condition and, when he project the human mark in his poetical production, he question the fixed image that was covered by stereotypes that brand. The poet production has the purpose, so, of a (re) reading to the images that were impinged in Negro man in the Diaspora, confronting with moral standards, in the intention of each person knows the human Negro character.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000113897porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:06:06Zoai:uel.br:vtls000113897Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2007-12-13T20:44:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
title A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
spellingShingle A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
Serafina Ferreira Machado
title_short A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
title_full A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
title_fullStr A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
title_full_unstemmed A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
title_sort A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano Trindade
author Serafina Ferreira Machado
author_facet Serafina Ferreira Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gizêlda Melo do Nascimento .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Nazareth Soares da Fonseca
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sérgio Paulo Adolfo
dc.contributor.author.fl_str_mv Serafina Ferreira Machado
contributor_str_mv Gizêlda Melo do Nascimento .
Maria Nazareth Soares da Fonseca
Sérgio Paulo Adolfo
description Esta dissertação se propõe a revisar o processo da formação da identidade do negro: da subalternidade à luta pelo reconhecimento, na esfera histórica e literária. Esta discussão se faz relevante para avaliarmos a transformação nos papéis sociais destinados aos negros em diversos escritores, especialmente, Solano Trindade. Na obra deste, o poeta cede sua voz ao oprimido (o homem negro ou branco) para denunciar as injustiças sociais. O discurso de Trindade convida o leitor a uma revisão da condição do negro e, ao ressaltar o caráter humano em sua poética, questiona as imagens fixas, revestidas por estereótipos que estigmatizam. A obra deste poeta se propõe, pois, a uma (re) leitura das imagens impingidas ao negro na diáspora, confrontando-se com valores morais, políticos e sociais da elite, no intuito de reconhecer o caráter humano do negro.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000113897
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000113897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174548017446912