The land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Juliana Almendra Blume
Orientador(a): André Azevedo da Fonseca .
Banca de defesa: José Miguel Arias Neto, Rodolfo Rorato Londero
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226774
Resumo: Donald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos. A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 2016 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países. Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado. O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios. Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand. Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói. No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisThe land of the fear : símbolos arquetípicos e mitologias políticas manipuladas por Donald Trump na campanha presidencial de 2016The land of the fear : archetypal symbols and political mythologies manipulated by Donald Trump in 2016 presidential campaign2019-05-21André Azevedo da Fonseca . José Miguel Arias Neto Rodolfo Rorato LonderoJuliana Almendra BlumeUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.URLBRDonald Trump é um empreendedor de diversos ramos, desde o setor imobiliário até o de entretenimento, que se tornou o 45o presidente dos Estados Unidos. A trajetória nas disputas prévias do partido e os resultados das eleições de 2016 surpreenderam especialistas em política e criaram um modelo a ser seguido por candidatos de outros países. Trump manipulou uma verdadeira mitologia em torno de sua imagem e conseguiu explorar anseios importantes do eleitorado. O objetivo desta pesquisa é analisar os símbolos arquetípicos manipulados pelo então candidato em seus dois principais comícios. Para isso, empregamos a mitocrítica de Gilbert Durand. Observamos que Trump utilizou três grandes temas míticos em sua campanha: o complô, o apocalipse e o herói. No contexto da crescente desigualdade social nos Estados Unidos, suas narrativas conquistaram o apoio da camada mais autoritária e impactada pelo imaginário da perda Sonho Americano.Donald Trump is a multi-industry entrepreneur who has worked from real estate to entertainment and became the 45th president of the United States of America. His trajectory in the primaries and the results of the 2016 elections surprised political experts. This created a pathway to be followed by candidates from other countries. Trump manipulated a mythology around his image and was able to exploit important anxieties of his support base. The objective of this research is to analyze the archetypal symbols manipulated by the candidate at two rallies. In order to do that, we have employed Gilbert Durand's mythocriticism. We have observed that Trump used three great mythical themes in his campaign: the conspiracy, the apocalypse and the hero. In the context of growing social inequality in the United States, his narratives won the support amongst those drawn to a more authoritarian message and those most affected by the loss of the American Dream imagery.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226774porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:09:13Zoai:uel.br:vtls000226774Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-09-30T19:01:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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