Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Silva, Mauricio Ferla da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518
Resumo: Resumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência
id UEL_bc6ebb44ca736ea1ce2fce819c9f884a
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/16518
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulicoEnergiaConservaçãoBombas hidráulicasFísicaBomba carneiroElectric power conservationPhysicsResumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequênciaDissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de FísicaAbstract: This work deals with an alternative approach to the teaching of mechanical energy conservation in the initial grades of high school and teacher training, bringing a language closer to the student, approaching the subject through a didactic sequence and an experimental assembly of a ram pump, which apparently does not make use of energy to function It was used as motivating element a problem faced in the engineering for the water pumping, the water hammer The explanation for the operation of the machine was developed along the application of the didactic sequence And finally after the theoretical lectures were constructed and placed to work two ram pumps, where after the observation of its operation in practice proceeded the theoretical explanation of an approximate model of the real The sequence used was very effective mainly for students of teacher training, who have contact with the discipline from the third year For students in the first year of high school it was found that with two classes per week and the current evaluation system, a greater number of classes than the one predicted in the sequence is necessaryFujii, Américo Tsuneo [Orientador]Simões, ManoelHenrique, OsmarSilva, Mauricio Ferla da2024-05-01T15:10:14Z2024-05-01T15:10:14Z2017.0027.10.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518porMestrado ProfissionalEnsino de FísicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
title Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
spellingShingle Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
Silva, Mauricio Ferla da
Energia
Conservação
Bombas hidráulicas
Física
Bomba carneiro
Electric power conservation
Physics
title_short Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
title_full Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
title_fullStr Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
title_sort Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
author Silva, Mauricio Ferla da
author_facet Silva, Mauricio Ferla da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fujii, Américo Tsuneo [Orientador]
Simões, Manoel
Henrique, Osmar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mauricio Ferla da
dc.subject.por.fl_str_mv Energia
Conservação
Bombas hidráulicas
Física
Bomba carneiro
Electric power conservation
Physics
topic Energia
Conservação
Bombas hidráulicas
Física
Bomba carneiro
Electric power conservation
Physics
description Resumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2017.00
2024-05-01T15:10:14Z
2024-05-01T15:10:14Z
27.10.2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado Profissional
Ensino de Física
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823476116094976