Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico
Ano de defesa: | 2024 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência |
id |
UEL_bc6ebb44ca736ea1ce2fce819c9f884a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/16518 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulicoEnergiaConservaçãoBombas hidráulicasFísicaBomba carneiroElectric power conservationPhysicsResumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequênciaDissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de FísicaAbstract: This work deals with an alternative approach to the teaching of mechanical energy conservation in the initial grades of high school and teacher training, bringing a language closer to the student, approaching the subject through a didactic sequence and an experimental assembly of a ram pump, which apparently does not make use of energy to function It was used as motivating element a problem faced in the engineering for the water pumping, the water hammer The explanation for the operation of the machine was developed along the application of the didactic sequence And finally after the theoretical lectures were constructed and placed to work two ram pumps, where after the observation of its operation in practice proceeded the theoretical explanation of an approximate model of the real The sequence used was very effective mainly for students of teacher training, who have contact with the discipline from the third year For students in the first year of high school it was found that with two classes per week and the current evaluation system, a greater number of classes than the one predicted in the sequence is necessaryFujii, Américo Tsuneo [Orientador]Simões, ManoelHenrique, OsmarSilva, Mauricio Ferla da2024-05-01T15:10:14Z2024-05-01T15:10:14Z2017.0027.10.2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518porMestrado ProfissionalEnsino de FísicaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:31Zoai:repositorio.uel.br:123456789/16518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:31Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
title |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico Silva, Mauricio Ferla da Energia Conservação Bombas hidráulicas Física Bomba carneiro Electric power conservation Physics |
title_short |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
title_full |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
title_sort |
Uma proposta para o ensino da conservação da energia através de uma sequência didádica com aplicação na bomba carneiro hidráulico |
author |
Silva, Mauricio Ferla da |
author_facet |
Silva, Mauricio Ferla da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fujii, Américo Tsuneo [Orientador] Simões, Manoel Henrique, Osmar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mauricio Ferla da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Energia Conservação Bombas hidráulicas Física Bomba carneiro Electric power conservation Physics |
topic |
Energia Conservação Bombas hidráulicas Física Bomba carneiro Electric power conservation Physics |
description |
Resumo: Este trabalho trata de uma abordagem alternativa para o ensino da conservação da energia mecânica nas séries iniciais do Ensino Médio e Formação Docente, trazendo uma linguagem mais próxima do aluno, abordando o tema através de sequência didática e montagem experimental de uma bomba carneiro, que aparentemente não faz uso de energia para funcionar Foi usado como elemento motivador um problema enfrentado na engenharia para o bombeio de água, o golpe de aríete A explicação para o funcionamento da máquina foi desenvolvida ao longo da aplicação da sequência didática E, por fim, após as aulas teóricas, foram construídas e colocadas para funcionar duas bombas carneiro, após a observação de seu funcionamento, procedeu-se a explicação teórica de um modelo aproximado do real A sequência utilizada se mostrou muito eficaz, principalmente para alunos de Formação Docente, que têm contato com a disciplina a partir do terceiro ano Para alunos do primeiro ano do Ensino Médio verificou-se que, com duas aulas por semana e o atual sistema de avaliação, é necessário um número maior de aulas que o previsto na sequência |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017.00 2024-05-01T15:10:14Z 2024-05-01T15:10:14Z 27.10.2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Ensino de Física Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823476116094976 |