Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Vinícius Neves de Cabral
Orientador(a): Silvia Márcia Ferreira Meletti .
Banca de defesa: José Geraldo Silveira Bueno, Michele Salles El Kadri, Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: BR
Link de acesso: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225300
Resumo: Com base no Materialismo Histórico-Dialético-Cultural, esta pesquisa se propõe, por meio de um balanço (2000-2016) das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Letras/Linguística e Educação do Brasil, a catalogar e analisar as produções que tivessem como foco o ensino de inglês para alunos com deficiência. A análise das pesquisas se justifica na compreensão da produção cultural intelectual como exercício ambíguo da expressão da cultura e da possibilidade de crítica e descolamento da cotidianidade e do senso comum. Busca-se encontrar nos trabalhos, possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e transposição ou conservação da ordem social vigente. A pesquisa se caracteriza como estudo bibliográfico e teve como fonte de dados as páginas dos programas de pós-graduação das áreas supracitadas. Os programas foram acessados por meio da Plataforma Sucupira, a base de dados da pós-graduação brasileira, supervisionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram consultados 178 programas e catalogadas 46 256 dissertações e teses. Destas, 20 dissertações e três teses tinham o foco procurado. Acessou-se e analisou-se 20 trabalhos. Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas concentrada no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões. A análise dos trabalhos aponta: 1) para o preocupante esvaziamento teórico da pesquisa em Ciências Humanas, dando voz ao senso comum dentro da produção intelectual; 2) e consequente contradição entre a concepção da deficiência como social e as propostas de ensino de inglês para alunos com deficiência; 3) o foco das pesquisas na visão do professor como incapaz de ensinar; 4) a percepção do espaço segregado de ensino como melhor possibilidade e 5) a necessidade de pesquisas que tenham como objetivo principal propostas e testes de atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência.
id UEL_fc4e31fe59c8fb8032905c741abd48d7
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000225300
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEnsino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/LinguísticaTeaching English to students with disabilities : the Brazilian academic production of Letras/Linguística and Educação2017-02-01Silvia Márcia Ferreira Meletti . José Geraldo Silveira Bueno Michele Salles El Kadri Taísa Grasiela Gomes Liduenha GonçalvesVinícius Neves de CabralUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.URLBRCom base no Materialismo Histórico-Dialético-Cultural, esta pesquisa se propõe, por meio de um balanço (2000-2016) das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Letras/Linguística e Educação do Brasil, a catalogar e analisar as produções que tivessem como foco o ensino de inglês para alunos com deficiência. A análise das pesquisas se justifica na compreensão da produção cultural intelectual como exercício ambíguo da expressão da cultura e da possibilidade de crítica e descolamento da cotidianidade e do senso comum. Busca-se encontrar nos trabalhos, possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e transposição ou conservação da ordem social vigente. A pesquisa se caracteriza como estudo bibliográfico e teve como fonte de dados as páginas dos programas de pós-graduação das áreas supracitadas. Os programas foram acessados por meio da Plataforma Sucupira, a base de dados da pós-graduação brasileira, supervisionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram consultados 178 programas e catalogadas 46 256 dissertações e teses. Destas, 20 dissertações e três teses tinham o foco procurado. Acessou-se e analisou-se 20 trabalhos. Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas concentrada no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões. A análise dos trabalhos aponta: 1) para o preocupante esvaziamento teórico da pesquisa em Ciências Humanas, dando voz ao senso comum dentro da produção intelectual; 2) e consequente contradição entre a concepção da deficiência como social e as propostas de ensino de inglês para alunos com deficiência; 3) o foco das pesquisas na visão do professor como incapaz de ensinar; 4) a percepção do espaço segregado de ensino como melhor possibilidade e 5) a necessidade de pesquisas que tenham como objetivo principal propostas e testes de atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência.This research, shaped by the theoretical and methodological framework of Dialectical, Historical, and Cultural Materialism, aimed to analyse the scientific production of the areas of Letras/Linguística and Educação focused on the teaching of English to students with disabilities. All theses and dissertations written between 2000 and 2016 were catalogued, as a means to reach such researches. The objective was to find possible contradictions in the role of the research, which is understood as both a means of conservation and transformation of the common sense. This bibliographic study collected the data on the websites of the Brazilian graduate programs of the proposed areas. The programs were accessed in the Plataforma Sucupira, a data platform supervised by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Only 20 theses and three dissertations with the theme proposed were found, out of 46 256 from 178 programs. The results indicate a concentration of graduate public policies in the Southeast and South of Brazil, while other pauperized regions lack attention from the government to develop their graduate programs. The analyses of the contradictions of the 20 works found reveal: 1) the lack theoretical background in the researches in the Humanities and the influence of common sense in the area; 2) the consequent contradiction between the social concept of disability and the teaching considerations proposed; 3) the focus on the incompetence of the public teacher to teach; 4) the understanding of the segregated space of teaching as the best option to disabled students and 5) the need of researches which focus on the development of activities to students with disabilities.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225300porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-26T10:07:42Zoai:uel.br:vtls000225300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-08-22T18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching English to students with disabilities : the Brazilian academic production of Letras/Linguística and Educação
title Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
spellingShingle Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
Vinícius Neves de Cabral
title_short Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
title_full Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
title_fullStr Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
title_full_unstemmed Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
title_sort Ensino de inglês para alunos com deficiência : um balanço da produção acadêmica em Educação e Letras/Linguística
author Vinícius Neves de Cabral
author_facet Vinícius Neves de Cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvia Márcia Ferreira Meletti .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv José Geraldo Silveira Bueno
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Michele Salles El Kadri
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Vinícius Neves de Cabral
contributor_str_mv Silvia Márcia Ferreira Meletti .
José Geraldo Silveira Bueno
Michele Salles El Kadri
Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves
description Com base no Materialismo Histórico-Dialético-Cultural, esta pesquisa se propõe, por meio de um balanço (2000-2016) das teses e dissertações dos programas de pós-graduação em Letras/Linguística e Educação do Brasil, a catalogar e analisar as produções que tivessem como foco o ensino de inglês para alunos com deficiência. A análise das pesquisas se justifica na compreensão da produção cultural intelectual como exercício ambíguo da expressão da cultura e da possibilidade de crítica e descolamento da cotidianidade e do senso comum. Busca-se encontrar nos trabalhos, possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e transposição ou conservação da ordem social vigente. A pesquisa se caracteriza como estudo bibliográfico e teve como fonte de dados as páginas dos programas de pós-graduação das áreas supracitadas. Os programas foram acessados por meio da Plataforma Sucupira, a base de dados da pós-graduação brasileira, supervisionada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Foram consultados 178 programas e catalogadas 46 256 dissertações e teses. Destas, 20 dissertações e três teses tinham o foco procurado. Acessou-se e analisou-se 20 trabalhos. Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas concentrada no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões. A análise dos trabalhos aponta: 1) para o preocupante esvaziamento teórico da pesquisa em Ciências Humanas, dando voz ao senso comum dentro da produção intelectual; 2) e consequente contradição entre a concepção da deficiência como social e as propostas de ensino de inglês para alunos com deficiência; 3) o foco das pesquisas na visão do professor como incapaz de ensinar; 4) a percepção do espaço segregado de ensino como melhor possibilidade e 5) a necessidade de pesquisas que tenham como objetivo principal propostas e testes de atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225300
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000225300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa de Pós-Graduação em Educação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1757174563851993088