Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Gomes, Gilson Patrick Fernandes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7486
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Maria Júlia Corazza
id UEM-10_0a7e0771e825203db5319dbc62302bf2
oai_identifier_str oai:localhost:1/7486
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de MaringáEvolução biológicaEnsino de BiologiaProfessores - Formação inicial370.152Ciências Exatas e da TerraMatemáticaOrientadora: Profª. Drª. Maria Júlia CorazzaDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020.RESUMO: O tema da evolução biológica tem sido considerado o eixo norteador e integrador do pensamento biológico e o componente mais importante da estrutura teórica de uma biologia autônoma. Mesmo sendo a evolução biológica considerada o princípio unificador da biologia e um componente importante para os currículos de ensino de biologia, ela continua incompreendida pela maioria da população. O objetivo principal deste estudo consiste em compreender como o conhecimento construído acerca da evolução biológica se manifesta nas formas de pensamento de professores em formação inicial do último ano do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de duas instituições de ensino superior que ofertam este curso no município de Maringá/PR. Nesta pesquisa foi adotado uma abordagem qualitativa que tem como objetivo traduzir e expressar o sentido dos fenômenos. Para coleta de dados foi utilizado um questionário como instrumento de coleta, contendo questões referentes a dados sociodemográficos e conhecimentos sobre evolução biológica. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos metodológicos da análise textual discursiva, definida como, processo de desconstrução e reconstrução, de um conjunto de materiais linguísticos e discursivos. O tratamento dos dados pela ATD possibilitou a emergência 43 categorias iniciais, que foram sintetizados em 9 categorias intermediárias e 3 categorias finais que convergiram para a escrita de dois metatextos. O primeiro metatexto, Epistemologia da ciência e as formas de pensamentos acerca origem da diversidade biológica, o segundo metatexto Ensino da evolução e a formação inicial do professor de Biologia. Concluímos que os professores em formação inicial reconhecem o pensamento evolutivo como a melhor explicação para a diversidade biológica, e a importância do seu ensino no ensino médio, mas poucos compreendem como a evolução com eixo norteador dos conteúdos de biologia.ABSTRACT: The theme of biological evolution has been considered the guiding and integrating axis of biological thinking and the most important component of the theoretical structure of na autonomous biology. Even though biological evolution is considered the unifying principle of biology and an important component of biology teaching curricula, it remains misunderstood by most of the population. The main objective of this study is to understand how the knowledge built about biological evolution is manifested in the thought forms of teachers in initial formation of the last year of the degree course in Biological Sciences of two higher education institutions that offer this course in the municipality Maringá / PR. In this research, a qualitative approach was adopted that aims to translate and express the meaning of the phenomena. For data collection, a questionnaire was used as a collection instrument, containing questions relatedto sociodemographic data and knowledge about biological evolution. The data were analyzed according to the methodological assumptions of the discursive textual analysis, defined as the process of deconstruction and reconstruction, of a set of linguistic and discursive materials. The treatment of data by ATD allowed the emergence of 43 initial categories, which were synthesized in 9 intermediate categories and 3 final categories that converged to the writing of two metatexts. The first metatext, Epistemology of science and the ways of thinking about the origin of biological diversity, the second metatext Teaching of evolution and the initial formation of the biology teacher. We conclude that teachers in initial formation recognize evolutionary thought as the best explanation for biological diversity, and the importance of their teaching in high school, but few expressed to understand evolution as the guiding axis of biology content.148 f. : figs., tabs.Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasCorazza, Maria JúliaFujii, Rosangela Araujo XavierKiouranis, Neide Maria MichellanGomes, Gilson Patrick Fernandes2024-04-30T20:10:20Z2024-04-30T20:10:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Gilson Patrick Fernandes. Evolução biológica: formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá. 2020. 148 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020., Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7486info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2024-04-30T20:18:00Zoai:localhost:1/7486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-30T20:18Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
title Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
spellingShingle Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
Gomes, Gilson Patrick Fernandes
Evolução biológica
Ensino de Biologia
Professores - Formação inicial
370.152
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
title_full Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
title_fullStr Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
title_full_unstemmed Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
title_sort Evolução biológica : formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá
author Gomes, Gilson Patrick Fernandes
author_facet Gomes, Gilson Patrick Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corazza, Maria Júlia
Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Kiouranis, Neide Maria Michellan
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gilson Patrick Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução biológica
Ensino de Biologia
Professores - Formação inicial
370.152
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Evolução biológica
Ensino de Biologia
Professores - Formação inicial
370.152
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Orientadora: Profª. Drª. Maria Júlia Corazza
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-04-30T20:10:20Z
2024-04-30T20:10:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Gilson Patrick Fernandes. Evolução biológica: formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá. 2020. 148 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020., Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7486
identifier_str_mv GOMES, Gilson Patrick Fernandes. Evolução biológica: formas de pensamentos identificadas em discursos de professores de biologia em formação inicial no município de Maringá. 2020. 148 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2020., Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841484324929536