Políticas públicas de esporte e reflexividade : uma leitura alternativa do movimento esporte para todos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Neidiana Braga da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6898
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Juliano de Souza.
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spelling Políticas públicas de esporte e reflexividade : uma leitura alternativa do movimento esporte para todos no BrasilPolíticas públicas - EsportesCosmopolitanismo796.01Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Juliano de Souza.Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020RESUMO: No pós-Segunda Guerra ocorreram diversas mudanças mundiais no bojo das políticas públicas, eclodindo em novas percepções conceituais em várias áreas. O esporte também passou a questionar suas bases, resultando na emergência de uma nova perspectiva, a do esporte não formal. Nessa premissa, foi desenvolvido na Noruega o Movimento Esporte Para Todos com vistas a ofertar atividades que propiciassem a prática do esporte de participação, lógica que se capilarizou por diversos países no mundo. No Brasil, sua estruturação ocorreu durante a década de 1970, período em que estava em vigência o Governo Militar. E apesar de existirem estudos que investigam o referido fenômeno, pouco se discutiu acerca de sua estruturação no país, frente as mudanças globais e nacionais que estavam em voga naquele momento. Ao partir desse pressuposto, o objetivo do presente trabalho foi analisar se o desenvolvimento do Esporte Para Todos no Brasil evidenciou um processo determinístico, conforme sugerido em parte da literatura da área da Educação Física, investigando, para tanto, algumas obras que abordaram o Esporte Para Todos no Brasil com base na teoria marxista e, em termos analíticos, considerando as ambiguidades presentes na dinamicidade dos processos políticos e sociais daquela época. No que diz respeito ao instrumento metodológico, o trabalho é do tipo exploratório de natureza qualitativa. Para tal, realizou-se uma revisão exploratória de dois livros (CAVALCANTI, 1984; CASTELLANI, 1988), e uma análise documental de dados oficiais (decretos, leis, orientações etc.) do aparato institucional do governo brasileiro durante a década de 1970. Ao realizar a análise dos dados foi possível verificar que a linhagem marxista na EF, rotinizou a visão do EPT como instrumento de controle social em suas produções científicas. Além disso, identificou-se uma interpenetração do global com o local – e vice versa – no processo de implantação do Programa no Brasil. Por outro lado, percebeu-se que o desenvolvimento do EPT não se resumiu apenas às influências do campo econômico, mas ocorreu por meio de outras esferas sociais. Em termos gerais a releitura teórica reflexiva e cosmopolita do EPT brasileiro empreendida nesse estudo, possibilitou uma nova perspectiva acerca da história contada sobre o programa no país, evidenciando os processos cegos e surdos da modernização reflexiva no globo. Todavia, acredita-se que a cientificização reflexiva efetuada, subsidie a realização de outros trabalhos que venham aprofundar o debate acerca das categorias utilizadas, ampliando a diagnose sobre o EPT no Brasil.ABSTRACT: In the post-World War II, there were several world changes in the context of public policies, resulting in new conceptual perceptions in several areas. Sport also began to question its bases, resulting in the emergence of a new perspective, that of non-formal sport. In this premise, the Sport for All Movement was developed in Norway with a view to offering activities that favor the practice of participation sport, a logic that has become popular in different countries around the world. In Brazil, its structuring occurred during the 1970s, a period in which the Military Government was in force. And although there are studies that investigate this phenomenon, little has been discussed about its structuring in the country, given the global and national changes that were in vogue at that time. Based on this assumption, the objective of the present study was to analyze whether the development of Sport for All in Brazil showed a deterministic process, as suggested in part of the literature in the area of Physical Education, investigating, for this purpose, some works that addressed Sport For All in Brazil based on Marxist theory and, in analytical terms, considering the ambiguities present in the dynamics of the political and social processes of that time. With regard to the methodological instrument, the work is of an exploratory type with a qualitative nature. To this end, an exploratory review of two books (CAVALCANTI, 1984; CASTELLANI, 1988) was carried out, and a documentary analysis of official data (decrees, laws, guidelines, etc.) of the institutional apparatus of the Brazilian government during the 1970s. When performing the data analysis, it was possible to verify that the Marxist lineage in EF, routinized the vision of the EPT as an instrument of social control in its scientific productions. In addition, an interpenetration of the global with the local - and vice versa - was identified in the process of implementing the Program in Brazil. On the other hand, it was noticed that the development of EPT was not limited to the influences of the economic field, but occurred through other social spheres. In general terms, the reflective and cosmopolitan reinterpretation of the Brazilian EPT undertaken in this study, enabled a new perspective on the story told about the program in the country, showing the blind and deaf processes of reflexive modernization in the globe. However, it is believed that the reflexive scientificization carried out, subsidizes the realization of other works that will deepen the debate about the categories used, expanding the diagnosis about EPT in Brazil.137 f. : il. color.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeSouza, Juliano deMezzadri, Fernando MarinhoStarepravo, Fernando AugustoSouza, Neidiana Braga da Silva2023-08-29T20:28:07Z2023-08-29T20:28:07Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Neidiana Braga da Silva. Políticas públicas de esporte e reflexividade: uma leitura alternativa do movimento esporte para todos no Brasil. 2020. 137 f. Dissertação (mestrrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6898info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-08-29T20:37:21Zoai:localhost:1/6898Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:07.782788Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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