O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Tokunaga, Marta
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6747
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu Azambuja
id UEM-10_4e0adf72967d06e9a4515c91ed703e5a
oai_identifier_str oai:localhost:1/6747
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aulaRede pública estadual de ensino - Paraná (Estado) - ImigrantesPolíticas públicas - Paraná (Estado) - Aluno imigranteInclusão escolar - Maringá (PR) - Imigrantes910.7Ciências HumanasGeografiaOrientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu AzambujaDissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o processo para inserção e continuação da aprendizagem do aluno imigrante internacional na rede pública estadual de ensino na cidade de Maringá/PR. Para atender esse objeto de estudo, a escolarização de imigrantes, inclui informações e análise das políticas públicas para educação voltada à escolarização de imigrantes e das estratégias didático-pedagógicas utilizadas por professores de Geografia para lecionar a imigrantes internacionais. Para entendermos como ocorre o processo de matrícula de imigrantes e inserção no ambiente escolar, partiremos da análise de documentos oficiais que asseguram o direito à educação aos imigrantes no Brasil e no Paraná. Posteriormente, vamos desenvolver a reflexão sobre os desafios de lecionar ou do ensino-aprendizagem, especialmente, na disciplina de Geografia, em um ambiente intercultural. Na metodologia adotada para esta investigação, além da pesquisa em fontes bibliográficas e documentais, privilegiamos identificar os aspectos qualitativos da realidade por meio de questionários direcionados para docentes e equipes diretivas das escolas, e da interpretação dos dados obtidos via metodologia da análise de conteúdo. Ressalta-se que a inclusão escolar de imigrantes internacionais, por si só, não resulta em garantia de aprendizagem significativa. Mas que também é necessária a oferta de formação continuada e melhores condições de trabalho aos profissionais da educação, para que consigam desenvolver, junto com estes alunos, novas possibilidades de aprendizagem que os auxiliem no processo de inclusão escolar, contribuindo, assim, para o processo de reterritorialização desses sujeitosThe purpose of this research is to better understand the process of foreign immigrant students' induction and learning in the public school system in Maringá, PR. This study includes Information and analysis of public policies for education directed at the schooling of immigrants, as well as the didactic and pedagogical tactics employed by Geography teachers to teach foreign immigrants are included in this study's objectives. In order to fully understand how the process of immigrant enrollment and their induction into the school environment works, we will analyse formal documentation that provides the immigrants in Brazil and Paraná the right to have an education. Subsequently, we will discuss the difficulties of teaching or teaching-learning in a multicultural environment, particularly in Geography. Despite carrying this research in bibliographical and documentation sources, we privilege finding qualitative components of the reality through questionnaires sent to teachers and school administration teams, as well as the study of the data collected through content analysis approach. It is highlighted that overseas immigrants' engagement at school do not ensure considerable learning. However, continuous education and better working circumstances for educators are required, so that they can develop new learning opportunities for these children, assisting them in the process of school inclusion and contributing to their process of re-territorialization103 f. : il. (algumas col.).Universidade Estadual de MaringáDepartamento de GeografiaPrograma de Pós-Graduação em GeografiaMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesAzambuja, Leonardo Dirceu deAndrade, Léia deLopes, Claudivan SanchesTokunaga, Marta2023-10-20T18:36:28Z2023-10-20T18:36:28Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTOKUNAGA, Marta. O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá: análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula. 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6747info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-20T18:44:19Zoai:localhost:1/6747Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:10.588938Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
title O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
spellingShingle O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
Tokunaga, Marta
Rede pública estadual de ensino - Paraná (Estado) - Imigrantes
Políticas públicas - Paraná (Estado) - Aluno imigrante
Inclusão escolar - Maringá (PR) - Imigrantes
910.7
Ciências Humanas
Geografia
title_short O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
title_full O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
title_fullStr O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
title_full_unstemmed O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
title_sort O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá : análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula
author Tokunaga, Marta
author_facet Tokunaga, Marta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azambuja, Leonardo Dirceu de
Andrade, Léia de
Lopes, Claudivan Sanches
dc.contributor.author.fl_str_mv Tokunaga, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Rede pública estadual de ensino - Paraná (Estado) - Imigrantes
Políticas públicas - Paraná (Estado) - Aluno imigrante
Inclusão escolar - Maringá (PR) - Imigrantes
910.7
Ciências Humanas
Geografia
topic Rede pública estadual de ensino - Paraná (Estado) - Imigrantes
Políticas públicas - Paraná (Estado) - Aluno imigrante
Inclusão escolar - Maringá (PR) - Imigrantes
910.7
Ciências Humanas
Geografia
description Orientador: Prof. Dr. Leonardo Dirceu Azambuja
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-20T18:36:28Z
2023-10-20T18:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TOKUNAGA, Marta. O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá: análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula. 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6747
identifier_str_mv TOKUNAGA, Marta. O acesso à educação escolar de imigrantes em Maringá: análise de políticas públicas para inserção e os desafios da interculturalidade em sala de aula. 2022. 103 f. Dissertação (mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Geografia
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150455998971904