A coesão textual na prova Brasil do 9º ano : proposta para o processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Martioli, Marino
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7390
Resumo: Orientador: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos Santos
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spelling A coesão textual na prova Brasil do 9º ano : proposta para o processo de ensino e aprendizagemProva Brasil - Língua Portuguesa - Paraná (Estado)Língua portuguesa - Prova BrasilCoesão textualLeituraAvaliação educacional - Paraná (Estado)372.6Orientador: Prof.ª Dr.ª Annie Rose dos SantosDissertação (mestrado em Letras)--Universidade Estadual de Maringá, 2018RESUMO: Esta pesquisa, de natureza aplicada, tem como tema: a coesão textual na Prova Brasil do 9º ano do ensino fundamental. Nela, objetivamos analisar a compreensão dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, a respeito do descritor 15, da Prova Brasil: 'estabelecer relações lógico-discursivas, presentes no texto, marcadas por conjunção, advérbio, etc.', na disciplina de Língua Portuguesa, por meio de uma intervenção pedagógica, em que abordamos os mecanismos de coesão textual no processo de ensino e aprendizagem. Como aporte teórico principal e de apoio, respaldamo-nos nas teorias de Antunes (2005), Coracini (2010), Fávero (2006), Fuza e Menegassi (2009), Koch (2013), Salces (2000), Solé (1998), dentre outros autores, para tratar das leis que tornaram obrigatória a aplicação da Prova Brasil, sua composição e finalidade, a definição de leitura e a importância do domínio dos mecanismos de coesão para a produção de textos dos mais variados gêneros discursivos. Baseamo-nos em Bronckart (1999), para a compreensão do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que fundamenta a ação docente. A metodologia utilizada é a prática exploratória, com diagnóstico, intervenção e avaliação final, aplicados em uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola do noroeste do Paraná. Os resultados apontam para mostrar que, quando o professor tem material disponível sobre os descritores da Prova Brasil e o contempla em sala de aula, os acertos dos alunos nas avaliações externas são maiores. Comparamos os resultados obtidos na avaliação diagnóstica (27,58%) e na avaliação final (61,4%) para analisar a aprendizagem dos alunos acerca do descritor referido. Por fim, apresentamos uma nova Unidade Didática, sugerindo mudanças nas próximas edições da Prova Brasil. Esperamos contribuir com a área de Linguística Aplicada, no contexto educacional do Estado do Paraná, bem como para a sociedade em geralABSTRACT: Current applied research deals with textual cohesion in the Prova Brasil of Year Nine of Basic Education. Year Nine students' comprehension of Descriptor 15 of the Prova Brasil, or rather, ‘the establishment of logical-discursive relationships in the text and marked by conjunction, adverbs and others’, in the discipline Portuguese Language. The test was performed through a pedagogical intervention in which the mechanisms of textual cohesion were investigated within the teaching-learning process. Theories by Antunes (2005), Coracini (2010), Fávero (2006), Fuza & Menegassi (2009), Koch (2013), Salces (2000), Solé (1998) and others foregrounded the main arguments and discussions on the laws that made mandatory the Prova Brasil, its composition and aims, definition of reading and the importance of control of cohesion mechanisms for the production of texts featuring different discursive genres. The comprehension of Socio-Discursive Interactionism, foregrounding teachers' activities, was based on Bronckart (1999). Methodology comprised exploratory practice with diagnosis, intervention and final assessment applied to a Year Nine group in a school in the northwestern region of the state of Paraná, Brazil. Results showed that when the teacher has the available material on the descriptors of the Prova Brasil and uses it in the classroom, students' scores are higher in external evaluations. Results of diagnostic (27.58%) and final (61.4%) evaluations were compared to analyze students' understanding of the above-mentioned descriptor. A novel Didactic Unit was forwarded in which changes were proposed with regard to future editions of the Prova Brasil. Current research intends to contribute towards Applied Linguistics within the educational context of the state of Paraná and the community as a wholeSantos, Annie Rose dosFuza, Ângela FrancineHila, Cláudia Valéria DonáUniversidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRASMartioli, Marino2024-02-29T13:40:15Z2024-02-29T13:40:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis213 p. : il. (algumas color.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7390porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T13:40:15Zoai:localhost:1/7390Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T15:00:26.308188Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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