Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Oliveira, Mayara Ricardo de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4460
Resumo: The new educational proposals, as highlighted in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, establish a new physical education, which should be characterized by teaching skills and abilities in a more interdisciplinary approach and contextualized knowledge. That is, the focus may not be transmitting a knowledge that will be tested in several trials and reviews. However, here, we ran into a problem that has affected the teaching of science, the fragmentation of education. A brief historical and epistemological study is sufficient to show us that the scientific development the various knowledge have always been amalgamated and much of this development is due to these interrelations. The Renaissance is a very rich period to show that it is possible this diversity of knowledge are interrelated, and a Renaissance worth mentioning, both in its artistic potential as their ingenuity to science and mechanics, is Leonardo da Vinci (1452-1519). Aware of the magnitude and interdisciplinarity of the works left by Leonardo da Vinci, we aim of this research a discursive textual analysis concerning Leonardo da Vinci and his Flight of the Code, which was made available by the platform L3, to seek the links between different fields of knowledge and use them as input for a more interdisciplinary approach and less fragmented science teaching in schools.
id UEM-10_6865856a47978f4864dca657137d5b76
oai_identifier_str oai:localhost:1/4460
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciênciasCiências estudo e ensinoEnsino de ciênciasArteCiênciaLeonardo da VinciBrasil.Science educationArtScienceLeonardo da VinciBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaThe new educational proposals, as highlighted in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, establish a new physical education, which should be characterized by teaching skills and abilities in a more interdisciplinary approach and contextualized knowledge. That is, the focus may not be transmitting a knowledge that will be tested in several trials and reviews. However, here, we ran into a problem that has affected the teaching of science, the fragmentation of education. A brief historical and epistemological study is sufficient to show us that the scientific development the various knowledge have always been amalgamated and much of this development is due to these interrelations. The Renaissance is a very rich period to show that it is possible this diversity of knowledge are interrelated, and a Renaissance worth mentioning, both in its artistic potential as their ingenuity to science and mechanics, is Leonardo da Vinci (1452-1519). Aware of the magnitude and interdisciplinarity of the works left by Leonardo da Vinci, we aim of this research a discursive textual analysis concerning Leonardo da Vinci and his Flight of the Code, which was made available by the platform L3, to seek the links between different fields of knowledge and use them as input for a more interdisciplinary approach and less fragmented science teaching in schools.As novas propostas de Ensino, como destacadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, estabelecem um novo Ensino de física, que deve ser caracterizado pelo Ensino de competências e habilidades, dentro de uma abordagem mais interdisciplinar e contextualizado do conhecimento. Ou seja, o foco não pode ser a transmissão de um conhecimento que será testado em provas e avaliações diversas. No entanto, aqui, esbarramos em um problema que tem afetado o Ensino de Ciências, a fragmentação do Ensino. Um breve estudo histórico e epistemológico é suficiente para nos mostrar que no desenvolvimento científico os diversos conhecimentos sempre estiveram amalgamados e grande parte deste desenvolvimento é devido a essas inter-relações. O Renascimento é um período riquíssimo para mostrar que é possível essa diversidade de conhecimentos estarem relacionados entre si, e um renascentista que merece destaque, tanto em seu potencial artístico como em sua engenhosidade para a Ciência e mecânica, é Leonardo da Vinci (1452-1519). Conscientes da magnitude e interdisciplinaridade das obras deixadas por Leonardo da Vinci, temos como objetivo desta pesquisa uma análise textual discursiva referente a Leonardo da Vinci e seu Código do Voo, que foi disponibilizado pela plataforma L3, a fim de buscar as relações entre diferentes áreas do conhecimento e utilizá-las como subsídio para uma abordagem mais interdisciplinar e menos fragmentada do Ensino de Ciências nas escolas.119 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasMarcos Cesar Danhoni NevesMichel Corci Batista - UTFPRPolonia Altoé Fusinato - UEMOliveira, Mayara Ricardo de2018-04-23T19:21:49Z2018-04-23T19:21:49Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:21:49Zoai:localhost:1/4460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:37.558081Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
title Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
spellingShingle Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
Oliveira, Mayara Ricardo de
Ciências estudo e ensino
Ensino de ciências
Arte
Ciência
Leonardo da Vinci
Brasil.
Science education
Art
Science
Leonardo da Vinci
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
title_full Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
title_fullStr Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
title_sort Leonardo da Vinci e o estudo do voo : uma abordagem para o ensino de ciências
author Oliveira, Mayara Ricardo de
author_facet Oliveira, Mayara Ricardo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos Cesar Danhoni Neves
Michel Corci Batista - UTFPR
Polonia Altoé Fusinato - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mayara Ricardo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências estudo e ensino
Ensino de ciências
Arte
Ciência
Leonardo da Vinci
Brasil.
Science education
Art
Science
Leonardo da Vinci
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ciências estudo e ensino
Ensino de ciências
Arte
Ciência
Leonardo da Vinci
Brasil.
Science education
Art
Science
Leonardo da Vinci
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description The new educational proposals, as highlighted in the National Curriculum Guidelines for Secondary Education, establish a new physical education, which should be characterized by teaching skills and abilities in a more interdisciplinary approach and contextualized knowledge. That is, the focus may not be transmitting a knowledge that will be tested in several trials and reviews. However, here, we ran into a problem that has affected the teaching of science, the fragmentation of education. A brief historical and epistemological study is sufficient to show us that the scientific development the various knowledge have always been amalgamated and much of this development is due to these interrelations. The Renaissance is a very rich period to show that it is possible this diversity of knowledge are interrelated, and a Renaissance worth mentioning, both in its artistic potential as their ingenuity to science and mechanics, is Leonardo da Vinci (1452-1519). Aware of the magnitude and interdisciplinarity of the works left by Leonardo da Vinci, we aim of this research a discursive textual analysis concerning Leonardo da Vinci and his Flight of the Code, which was made available by the platform L3, to seek the links between different fields of knowledge and use them as input for a more interdisciplinary approach and less fragmented science teaching in schools.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-04-23T19:21:49Z
2018-04-23T19:21:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4460
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150439837270016