Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cabana, Rocío Pilar Lopez
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7009
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elisa Yoshie Ichikawa
id UEM-10_8a55610b426674bbec78027d7659c3a2
oai_identifier_str oai:localhost:1/7009
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PROutro (Filosofia)AlteridadeRelação professor - Ensino superior - Universidade Estadual de Maringá (UEM)Estudos organizacionais - Administraçäo658.001Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elisa Yoshie IchikawaTese (doutorado em Administração) - Universidade Estadual de Maringá, 2019O intuito desta tese foi fazer aproximações sobre o existir do Outro, por meio da viagem da alteridade (professor-aluno) no cotidiano de uma turma do primeiro ano de um curso de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A temática do Outro no decorrer dos Estudos Organizacionais e da Administração como um todo tem sido um problema desconsiderado. O Outro (sujeito) quando pensado como uma outra existência apresenta um profundo problema, pois seu mundo privado, sua Outridade é quase inacessível pelas diversas formas de análise existentes. Não obstante, enxerguei nos aportes teóricos de Certeau (1998, 2011) e Merleau-Ponty (2012, 2014, 2015) a possibilidade de conhecer, sentir alguns dos seus vestígios, de suas marcas existenciais no encontro com o Outro no cotidiano, na viagem da alteridade. Para tanto, realizei observação participante em uma turma do primeiro ano de um curso de graduação da UEM no ano letivo de 2017 e entrevistei 21 alunos e 9 professores dessa turma. As entrevistas foram semiestruturadas, gravadas, transcritas e devolvidas aos participantes. Tentei, por meio de citações diretas dos relatos de experiências vividas, trazer alguns rastros do mundo vivido pelos sujeitos pesquisados que carregam vestígios da sua Outridade. As análises dessas narrativas foram procurando a fala falante que os alunos e professores me transmitiam nesses escritos, que iam ao encontro do fenômeno da alteridade na relação professor-aluno. Destarte, foi a partir da análise destas narrativas e da minha experiência vivida junto aos sujeitos pesquisados, que foi possível compreender que a universidade - UEM conforma vários lugares habitados por Mesmidades e Outridades (professores e alunos), sujeitos heterogêneos, os quais têm diversas formas de se relacionar com o mundo, diversas formas de existir, assim enxerguei a alteridade como o fundamento relacional com o Outro (professor-aluno) e com o mundo, sendo a base da interação social, pois nela acontece a ligação dos sujeitos, se encontrando naturalmente expostos, sempre atravessados pelo Outro e o Outro pelo Mesmo, como assinalava Merleau-Ponty (2015). Também foi possível compreender que nesse encontro com o Outro (professor-aluno), surge (como um segundo momento) uma resposta a esse atravessamento, um interesse ou desinteresse, proximidade ou distanciamento, sensações, práticas que estão permeadas por relações de força, em que é possível lidar com o Outro (professor-aluno) por meio de táticas ou estratégias. Ainda, esta pesquisa possibilitou enxergar o espaço organizacional da universidade como um espaço existencial, espaço anterior às teorizações, espaço onde os sujeitos (professores e alunos) são seres existentesThe purpose of this thesis was to make approaches about the existence of the Other, through the journey of alterity (professor-student) in the everyday of a first-year class of an undergraduate course at the State University of Maringá (UEM). The subject matter of the Other in the Organizational Studies and Business has been a disregarded problem. The Other (subject) when thought as another existence presents a thoughtful problem because in its private world, its Otherness is almost inaccessible by the vast methods of existing analysis. Notwithstanding, I saw in the theoretical contributions of Certeau (1998, 2011) and Merleau-Ponty (2012, 2014, 2015) the possibility of knowing, feeling some of their vestiges, of their existential marks when encountering the Other in the everyday in the journey of alterity. For this purpose, I observed a first-year class of an undergraduate course of UEM in the academic year of 2017 and interviewed 21 students and 9 professors of that class. The interviews were partially structured, recorded, transcribed and sent back to the participants. Through direct quotations from the lived experiences reports I tried to bring some evidences of the world lived by the researched individuals who carry vestiges of their Otherness. The analyzes of these narratives were looking for the speaking of the speaker that students and professors transmitted to me in these writings, that met the phenomenon of alterity in the professor-student relationship. Therefore, it was from the analysis of these narratives and from my lived experience with the researched subjects that it was possible to understand that the university - UEM - gather a variety of places inhabited by Sameness and Otherness (professors and students), heterogeneous subjects, who have a wide variety of ways to interact with the world, many ways of existence, and so I saw the alterity as the relational foundation with the Other (professor-student) and with the world, being the basis of social interaction, because in it occurs the connection of the subjects, meeting naturally exposed, always crossed by the Other and the Other by the Same, as pointed out by Merleau-Ponty (2015). It was also possible to understand that in this encounter with the Other (professor-student), appears an answer (as a second moment) to this crossing, an interest or disinterest, proximity or distance, sensations, practices that are permeated by strength clashes, in which it is possible to deal with the Other (professor-student) through tactics or strategies. In addition, this research also allowed acknowledge the organizational space of the university as an existential space, a previous space to the theorizations, space where subjects (professors and students) are existing beingsIchikawa, Elisa YoshieFantinel, Letícia DiasBoava, Diego Luiz TeixeiraOliveira, Josiane Silva deChagas, Priscilla BorgonhoniUniversidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoCabana, Rocío Pilar Lopez2023-01-18T19:11:42Z2023-01-18T19:11:42Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis288 f. : il. (algumas col.).application/pdfhttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7009porreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-18T19:11:42Zoai:localhost:1/7009Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:56.196597Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
title Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
spellingShingle Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
Cabana, Rocío Pilar Lopez
Outro (Filosofia)
Alteridade
Relação professor - Ensino superior - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Estudos organizacionais - Administraçäo
658.001
title_short Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
title_full Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
title_fullStr Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
title_full_unstemmed Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
title_sort Aproximações sobre o existir do outro no cotidiano da relação professor-aluno : um estudo na Universidade Estadual de Maringá – PR
author Cabana, Rocío Pilar Lopez
author_facet Cabana, Rocío Pilar Lopez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ichikawa, Elisa Yoshie
Fantinel, Letícia Dias
Boava, Diego Luiz Teixeira
Oliveira, Josiane Silva de
Chagas, Priscilla Borgonhoni
Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabana, Rocío Pilar Lopez
dc.subject.por.fl_str_mv Outro (Filosofia)
Alteridade
Relação professor - Ensino superior - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Estudos organizacionais - Administraçäo
658.001
topic Outro (Filosofia)
Alteridade
Relação professor - Ensino superior - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Estudos organizacionais - Administraçäo
658.001
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Elisa Yoshie Ichikawa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-01-18T19:11:42Z
2023-01-18T19:11:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7009
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 288 f. : il. (algumas col.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150454169206784