O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Costa, Paula Gabriela da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada
UEM
Maringá, PR
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/471
Resumo: Traditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paraná, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of students.
id UEM-10_94f652add984920b52530364e9e0a06a
oai_identifier_str oai:localhost:1/471
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)Traditional knowledge and scientific knowledge about the fish of the Paraná River by elementary students (Porto Rico-Paraná)EtnoconhecimentoConhecimento científicoDiálogo dos saberesEducação básicaEducação ambientalRio ParanáParaná (Estado)Brasil.EthnoknowledgeScientific knowledgeDialogue of knowledgeBasic educationParaná (State)Brazil.Ciências BiológicasBiologia GeralTraditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paraná, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of students.O conhecimento tradicional na pesca compreende um conjunto de práticas e habilidades adquiridas pelas comunidades de pescadores artesanais em sua relação com o ambiente aquático e com a sociedade. Com a inclusão do etnoconhecimento nas salas de aula, os alunos tem a possibilidade de compreender a integração entre o conhecimento científico e o saber tradicional, a fim de desenvolver o senso de conservação e preservação ambiental. Com o intuito de promover o diálogo entre os saberes tradicional e científico, esta pesquisa foi realizada em um colégio Estadual, localizado na cidade de Porto Rico, Paraná, Brasil, sendo para isto, adotada a pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários com perguntas abertas, entrevistas, diário de campo e gravações de áudio e vídeo no decorrer da aplicação de uma sequência didática. Para a análise do conteúdo utilizamos a técnica proposta por Bardin. Como resultado a esta pesquisa compreendemos que a construção dos conhecimentos tradicionais está diretamente relacionada ao representante de uma geração mais antiga e que a inserção do diálogo entre os saberes tradicional e científico no ambiente escolar contribui para formação de uma atitude crítica e participativa dos alunos.1 CD-ROM (44 f.)Universidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Biologia ComparadaUEMMaringá, PRRicardo Massato TakemotoAndré Luis de Oliveira - UEMOrlando Moreira Filho - UFSCARJandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESPCosta, Paula Gabriela da2018-03-21T18:23:10Z2018-03-21T18:23:10Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-25T17:05:48Zoai:localhost:1/471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:53:56.674575Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
Traditional knowledge and scientific knowledge about the fish of the Paraná River by elementary students (Porto Rico-Paraná)
title O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
spellingShingle O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
Costa, Paula Gabriela da
Etnoconhecimento
Conhecimento científico
Diálogo dos saberes
Educação básica
Educação ambiental
Rio Paraná
Paraná (Estado)
Brasil.
Ethnoknowledge
Scientific knowledge
Dialogue of knowledge
Basic education
Paraná (State)
Brazil.
Ciências Biológicas
Biologia Geral
title_short O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
title_full O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
title_fullStr O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
title_full_unstemmed O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
title_sort O conhecimento tradicional e o saber científico sobre os peixes do rio Paraná por alunos do ensino fundamental (Porto Rico- Paraná)
author Costa, Paula Gabriela da
author_facet Costa, Paula Gabriela da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ricardo Massato Takemoto
André Luis de Oliveira - UEM
Orlando Moreira Filho - UFSCAR
Jandira Liria Biscalquini Talamoni - UNESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Paula Gabriela da
dc.subject.por.fl_str_mv Etnoconhecimento
Conhecimento científico
Diálogo dos saberes
Educação básica
Educação ambiental
Rio Paraná
Paraná (Estado)
Brasil.
Ethnoknowledge
Scientific knowledge
Dialogue of knowledge
Basic education
Paraná (State)
Brazil.
Ciências Biológicas
Biologia Geral
topic Etnoconhecimento
Conhecimento científico
Diálogo dos saberes
Educação básica
Educação ambiental
Rio Paraná
Paraná (Estado)
Brasil.
Ethnoknowledge
Scientific knowledge
Dialogue of knowledge
Basic education
Paraná (State)
Brazil.
Ciências Biológicas
Biologia Geral
description Traditional knowledge in fishing comprises a set of practices and skills acquired in artisanal fishing communities in its relation to the aquatic environment and society. With the inclusion of ethnoknowledge in the classroom the students have the ability to understand the integration of scientific knowledge and traditional knowledge in order to develop the spirit of conservation and environmental protection. In order to promote dialogue between traditional and scientific knowledge, this study was conducted in a school, located in Porto Rico, Paraná, Brazil. We adopted the participant research. Data collection was conducted through questionnaires with open questions, interviews, field diary and recording audio and video during the application of a didactic sequence. We use the proposed Bardin to analyze content. As a result of this research we understand that the construction of traditional knowledge is directly related to representative of an older generation and insertion of dialogue between traditional and scientific knowledge in the school environment contributes to formation of a critical and participatory attitude of students.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-03-21T18:23:10Z
2018-03-21T18:23:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/471
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada
UEM
Maringá, PR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada
UEM
Maringá, PR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150414406156288