O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Santos Neto, Joaquim Francisco dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá
Departamento de Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318
Resumo: Current research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end.
id UEM-10_b86be896e9299cad509f1ce3dc9b61e4
oai_identifier_str oai:localhost:1/4318
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leituraLiteraturaEnsinoLeituraEstética da recepçãoSociologia da leituraNova EsperançaParaná (Estado)Brasil.Teaching of LiteratureReadingReceptionNova EsperançaParaná (Estado)Brazil.Linguística, Letras e ArtesLetrasCurrent research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end.Esta dissertação relata resultados de pesquisa referente ao estudo de caso que investigou o ensino de literatura a partir das preferências de leitura de um grupo de catorze alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede privada, na cidade de Nova Esperança, no Paraná. O objetivo do trabalho era ensinar literatura e, ao mesmo tempo, contemplar o gosto dos leitores, estimulando-lhes a predisposição interna para os textos literários e identificando os reflexos dessas preferências na aprendizagem da disciplina. A pesquisa justificou-se não só por destacar a importância do ensino de literatura, quando se acredita na potencialidade dos textos literários para humanizar, no sentido mais amplo do termo, as pessoas, mas também por considerar que a valorização do contexto histórico, social e cultural em que os indivíduos estão inseridos pode influenciar na formação do gosto individual e coletivo do público, além de favorecer a ampliação de seu horizonte estético. Por ser um estudo de caráter quanti-qualitativo, o trabalho teve como subsídios para seu desenvolvimento a investigação bibliográfica, com o suporte teórico da Sociologia da Leitura e da Estética da Recepção, e a pesquisa de campo realizado nas aulas curriculares de literatura, durante os quatro bimestres letivos de 2006. A análise demonstrou que o desenvolvimento do projeto proporcionou à maioria dos alunos uma ruptura com as idéias iniciais, permitindo, além disso, a percepção e o alargamento da consciência de si mesmos e a conseqüente reflexão sobre sua participação como indivíduos dentro de uma coletividade que se reunia para um objetivo comum.168 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em LetrasUEMMaringáDepartamento de LetrasAlice Áurea Penteado MarthaVera Helena Gomes Wielewicki - UEMVera Teixeira de Aguiar - PUCSantos Neto, Joaquim Francisco dos2018-04-18T19:33:51Z2018-04-18T19:33:51Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-18T19:33:51Zoai:localhost:1/4318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:28.608025Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
title O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
spellingShingle O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
Santos Neto, Joaquim Francisco dos
Literatura
Ensino
Leitura
Estética da recepção
Sociologia da leitura
Nova Esperança
Paraná (Estado)
Brasil.
Teaching of Literature
Reading
Reception
Nova Esperança
Paraná (Estado)
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
title_short O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
title_full O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
title_fullStr O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
title_full_unstemmed O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
title_sort O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
author Santos Neto, Joaquim Francisco dos
author_facet Santos Neto, Joaquim Francisco dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alice Áurea Penteado Martha
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Vera Teixeira de Aguiar - PUC
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Neto, Joaquim Francisco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Ensino
Leitura
Estética da recepção
Sociologia da leitura
Nova Esperança
Paraná (Estado)
Brasil.
Teaching of Literature
Reading
Reception
Nova Esperança
Paraná (Estado)
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
topic Literatura
Ensino
Leitura
Estética da recepção
Sociologia da leitura
Nova Esperança
Paraná (Estado)
Brasil.
Teaching of Literature
Reading
Reception
Nova Esperança
Paraná (Estado)
Brazil.
Linguística, Letras e Artes
Letras
description Current research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-04-18T19:33:51Z
2018-04-18T19:33:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá
Departamento de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras
UEM
Maringá
Departamento de Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150438619873280