O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual de Maringá
Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UEM Maringá Departamento de Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318 |
Resumo: | Current research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end. |
id |
UEM-10_b86be896e9299cad509f1ce3dc9b61e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/4318 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leituraLiteraturaEnsinoLeituraEstética da recepçãoSociologia da leituraNova EsperançaParaná (Estado)Brasil.Teaching of LiteratureReadingReceptionNova EsperançaParaná (Estado)Brazil.Linguística, Letras e ArtesLetrasCurrent research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end.Esta dissertação relata resultados de pesquisa referente ao estudo de caso que investigou o ensino de literatura a partir das preferências de leitura de um grupo de catorze alunos do primeiro ano do Ensino Médio, em uma escola da rede privada, na cidade de Nova Esperança, no Paraná. O objetivo do trabalho era ensinar literatura e, ao mesmo tempo, contemplar o gosto dos leitores, estimulando-lhes a predisposição interna para os textos literários e identificando os reflexos dessas preferências na aprendizagem da disciplina. A pesquisa justificou-se não só por destacar a importância do ensino de literatura, quando se acredita na potencialidade dos textos literários para humanizar, no sentido mais amplo do termo, as pessoas, mas também por considerar que a valorização do contexto histórico, social e cultural em que os indivíduos estão inseridos pode influenciar na formação do gosto individual e coletivo do público, além de favorecer a ampliação de seu horizonte estético. Por ser um estudo de caráter quanti-qualitativo, o trabalho teve como subsídios para seu desenvolvimento a investigação bibliográfica, com o suporte teórico da Sociologia da Leitura e da Estética da Recepção, e a pesquisa de campo realizado nas aulas curriculares de literatura, durante os quatro bimestres letivos de 2006. A análise demonstrou que o desenvolvimento do projeto proporcionou à maioria dos alunos uma ruptura com as idéias iniciais, permitindo, além disso, a percepção e o alargamento da consciência de si mesmos e a conseqüente reflexão sobre sua participação como indivíduos dentro de uma coletividade que se reunia para um objetivo comum.168 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em LetrasUEMMaringáDepartamento de LetrasAlice Áurea Penteado MarthaVera Helena Gomes Wielewicki - UEMVera Teixeira de Aguiar - PUCSantos Neto, Joaquim Francisco dos2018-04-18T19:33:51Z2018-04-18T19:33:51Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-18T19:33:51Zoai:localhost:1/4318Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:28.608025Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
title |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
spellingShingle |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura Santos Neto, Joaquim Francisco dos Literatura Ensino Leitura Estética da recepção Sociologia da leitura Nova Esperança Paraná (Estado) Brasil. Teaching of Literature Reading Reception Nova Esperança Paraná (Estado) Brazil. Linguística, Letras e Artes Letras |
title_short |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
title_full |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
title_fullStr |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
title_full_unstemmed |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
title_sort |
O que querem os jovens na escola? Estudo de caso sobre preferências de leitura |
author |
Santos Neto, Joaquim Francisco dos |
author_facet |
Santos Neto, Joaquim Francisco dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alice Áurea Penteado Martha Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM Vera Teixeira de Aguiar - PUC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Neto, Joaquim Francisco dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Ensino Leitura Estética da recepção Sociologia da leitura Nova Esperança Paraná (Estado) Brasil. Teaching of Literature Reading Reception Nova Esperança Paraná (Estado) Brazil. Linguística, Letras e Artes Letras |
topic |
Literatura Ensino Leitura Estética da recepção Sociologia da leitura Nova Esperança Paraná (Estado) Brasil. Teaching of Literature Reading Reception Nova Esperança Paraná (Estado) Brazil. Linguística, Letras e Artes Letras |
description |
Current research reports the results on a case study investigating the teaching of literature from the reading preferences of a group of fourteen students in the first year of the upper grades of a private school in Nova Esperança PR Brazil. Investigation aimed at teaching literature and analyzing the readers. taste through their stimulation of an internal predisposition for literary texts. Responses to such preferences in the learning of the discipline were consequently identified. Research was foregrounded by an emphasis on the importance of the teaching of literature when one believes in the potentiality of literary texts to humanize people and when one values that the historical, social and cultural context in which people are inserted may affect the training of individual and collective tastes and broaden their aesthetic horizon. Current quantitative and qualitative analysis has been supported by bibliographical investigation, the Sociology of Reading, the Aesthetics of Reception and field research in literature classrooms throughout 2006. Analysis showed that the project.s development triggered a break from the initial ideas. In fact, it caused a perception and a broadening of awareness of the subjects and a subsequent reflection on their participation as individuals within a society which met for a common end. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2018-04-18T19:33:51Z 2018-04-18T19:33:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318 |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UEM Maringá Departamento de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras UEM Maringá Departamento de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797150438619873280 |