Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Cazorla, Elisa Munhoz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3149
Resumo: Nosso principal interesse neste trabalho é apresentar e discutir as pesquisas publicadas em periódicos internacionais de alto impacto acadêmico sobre aprendizagem de linguagem realizadas com crianças humanas e chimpanzés a partir de 1970 à luz da antropologia da ciência (Latour, 2009 [1994]) e da antropologia de Ingold (2000). A linguagem é, talvez, um dos aspectos mais expressivos das culturas humanas e, nesse sentido, tais pesquisas fornecem elementos para pensar sobre as representações contemporâneas da ciência acerca das relações entre natureza e cultura. As concepções de Latour (2009 [1994]) e as críticas de Ingold (2000) sobre a produção de conhecimento pelos pesquisadores ocidentais chamados por Latour de modernos serão aplicadas para analisar os textos, ideias e modos de fazer pesquisa dos biocientistas. A metodologia proposta por Latour (2009 [1994]) e a abordagem antropológica proposta por Ingold (2000) serão os preferenciais adotados na análise das iniciativas em favor de buscar semelhanças ou diferenças entre humanos e não-humanos. A preferência dos primatólogos pela busca das semelhanças entre ambos quando associada a parâmetros da ciência moderna pode vieva-los a uma armadilha, pois, apesar de buscarem semelhanças, continuarão a separar natureza e cultura, fenômenos biológicos e ambientais dos fenômenos relacionados às dinâmicas coletivas, etc. Desse modo, giram em falso em torno de um eixo que não escapa do moto contínuo da falsa saída da modernidade. Como se verá, na constituição da chamada ciência moderna, as concepções pluralistas sucumbiram em favor das concepções dualistas. Este trabalho visa contribuir com o debate apontando para os limites e possibilidades manifestos nesse contexto. Abstract: Our paper's main interest is presenting and discussing the researches published in high impact international journals about language learning carried out with human children and chimpanzees from 1970's and guided by the Anthropology of Science or Science Studies (Latour, 2009[1994]) and the anthropological thought of Ingold (2000). Language is perhaps one of the most expressive aspects of human cultures and, therefore, such studies provide elements to think about the contemporary representations of science concerning the relations between nature and culture. The conceptions of Latour (2009 [1994]) and the questions presented by Ingold (2000) about the production of knowledge by the Western scholars named by Latour as moderns, will be applied in the analyses of the texts, ideas and manners of bioscientists to producing researches. The methodology proposed by Latour (2009 [1994]) and the anthropological approach offered by Ingold (2000) will be the referential adopted in the analyses of initiatives in order to search for similarities or differences between human and non human. The primatologists preferences towards the search of similarities between both of them is associated with the modern science parameters can take them direct to a trap, once, despite of searching for similarities, they will keep tearing apart nature and culture, biological and environmental phenomenon related to group dynamics, etc. Thus, keep spinning around a false axis which cannot escape from the untrue everlasting motto of a false way out of modernity. As it will be seen, in the constitution of the so called modern science, the pluralists' conceptions succumbed and gave place to the dualists conceptions. This paper seeks to contribute to the debate pointing to the limits and possibilities visible in this context.
id UEM-10_b8fd3dff249d29ee23cbe9517dda0dd0
oai_identifier_str oai:localhost:1/3149
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistasLinguagemAprendizagemChimpanzésComunicaçãoAntropologia da ciênciaLatour, BrunoIngold, TimPensamento moderno ocidentalDicotomiaLinguagem.Anthropology of ScienceDichotomiesChimpanzeesLanguage.Ciências HumanasSociologiaNosso principal interesse neste trabalho é apresentar e discutir as pesquisas publicadas em periódicos internacionais de alto impacto acadêmico sobre aprendizagem de linguagem realizadas com crianças humanas e chimpanzés a partir de 1970 à luz da antropologia da ciência (Latour, 2009 [1994]) e da antropologia de Ingold (2000). A linguagem é, talvez, um dos aspectos mais expressivos das culturas humanas e, nesse sentido, tais pesquisas fornecem elementos para pensar sobre as representações contemporâneas da ciência acerca das relações entre natureza e cultura. As concepções de Latour (2009 [1994]) e as críticas de Ingold (2000) sobre a produção de conhecimento pelos pesquisadores ocidentais chamados por Latour de modernos serão aplicadas para analisar os textos, ideias e modos de fazer pesquisa dos biocientistas. A metodologia proposta por Latour (2009 [1994]) e a abordagem antropológica proposta por Ingold (2000) serão os preferenciais adotados na análise das iniciativas em favor de buscar semelhanças ou diferenças entre humanos e não-humanos. A preferência dos primatólogos pela busca das semelhanças entre ambos quando associada a parâmetros da ciência moderna pode vieva-los a uma armadilha, pois, apesar de buscarem semelhanças, continuarão a separar natureza e cultura, fenômenos biológicos e ambientais dos fenômenos relacionados às dinâmicas coletivas, etc. Desse modo, giram em falso em torno de um eixo que não escapa do moto contínuo da falsa saída da modernidade. Como se verá, na constituição da chamada ciência moderna, as concepções pluralistas sucumbiram em favor das concepções dualistas. Este trabalho visa contribuir com o debate apontando para os limites e possibilidades manifestos nesse contexto. Abstract: Our paper's main interest is presenting and discussing the researches published in high impact international journals about language learning carried out with human children and chimpanzees from 1970's and guided by the Anthropology of Science or Science Studies (Latour, 2009[1994]) and the anthropological thought of Ingold (2000). Language is perhaps one of the most expressive aspects of human cultures and, therefore, such studies provide elements to think about the contemporary representations of science concerning the relations between nature and culture. The conceptions of Latour (2009 [1994]) and the questions presented by Ingold (2000) about the production of knowledge by the Western scholars named by Latour as moderns, will be applied in the analyses of the texts, ideas and manners of bioscientists to producing researches. The methodology proposed by Latour (2009 [1994]) and the anthropological approach offered by Ingold (2000) will be the referential adopted in the analyses of initiatives in order to search for similarities or differences between human and non human. The primatologists preferences towards the search of similarities between both of them is associated with the modern science parameters can take them direct to a trap, once, despite of searching for similarities, they will keep tearing apart nature and culture, biological and environmental phenomenon related to group dynamics, etc. Thus, keep spinning around a false axis which cannot escape from the untrue everlasting motto of a false way out of modernity. As it will be seen, in the constitution of the so called modern science, the pluralists' conceptions succumbed and gave place to the dualists conceptions. This paper seeks to contribute to the debate pointing to the limits and possibilities visible in this context.160 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilDepartamento de Ciências SociaisPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUEMMaringá, PRCentro de Ciências Humanas, Letras e ArtesEliane Sebeika RapchanGlaucia Oliveira da Silva - UFFCarla Cecília Rodrigues Almeida - UEMCazorla, Elisa Munhoz2018-04-13T17:59:53Z2018-04-13T17:59:53Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-08T17:10:51Zoai:localhost:1/3149Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:56:16.045134Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
title Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
spellingShingle Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
Cazorla, Elisa Munhoz
Linguagem
Aprendizagem
Chimpanzés
Comunicação
Antropologia da ciência
Latour, Bruno
Ingold, Tim
Pensamento moderno ocidental
Dicotomia
Linguagem.
Anthropology of Science
Dichotomies
Chimpanzees
Language.
Ciências Humanas
Sociologia
title_short Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
title_full Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
title_fullStr Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
title_full_unstemmed Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
title_sort Linguagem : um olhar antropológico sobre teorias universalistas
author Cazorla, Elisa Munhoz
author_facet Cazorla, Elisa Munhoz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Eliane Sebeika Rapchan
Glaucia Oliveira da Silva - UFF
Carla Cecília Rodrigues Almeida - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazorla, Elisa Munhoz
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Aprendizagem
Chimpanzés
Comunicação
Antropologia da ciência
Latour, Bruno
Ingold, Tim
Pensamento moderno ocidental
Dicotomia
Linguagem.
Anthropology of Science
Dichotomies
Chimpanzees
Language.
Ciências Humanas
Sociologia
topic Linguagem
Aprendizagem
Chimpanzés
Comunicação
Antropologia da ciência
Latour, Bruno
Ingold, Tim
Pensamento moderno ocidental
Dicotomia
Linguagem.
Anthropology of Science
Dichotomies
Chimpanzees
Language.
Ciências Humanas
Sociologia
description Nosso principal interesse neste trabalho é apresentar e discutir as pesquisas publicadas em periódicos internacionais de alto impacto acadêmico sobre aprendizagem de linguagem realizadas com crianças humanas e chimpanzés a partir de 1970 à luz da antropologia da ciência (Latour, 2009 [1994]) e da antropologia de Ingold (2000). A linguagem é, talvez, um dos aspectos mais expressivos das culturas humanas e, nesse sentido, tais pesquisas fornecem elementos para pensar sobre as representações contemporâneas da ciência acerca das relações entre natureza e cultura. As concepções de Latour (2009 [1994]) e as críticas de Ingold (2000) sobre a produção de conhecimento pelos pesquisadores ocidentais chamados por Latour de modernos serão aplicadas para analisar os textos, ideias e modos de fazer pesquisa dos biocientistas. A metodologia proposta por Latour (2009 [1994]) e a abordagem antropológica proposta por Ingold (2000) serão os preferenciais adotados na análise das iniciativas em favor de buscar semelhanças ou diferenças entre humanos e não-humanos. A preferência dos primatólogos pela busca das semelhanças entre ambos quando associada a parâmetros da ciência moderna pode vieva-los a uma armadilha, pois, apesar de buscarem semelhanças, continuarão a separar natureza e cultura, fenômenos biológicos e ambientais dos fenômenos relacionados às dinâmicas coletivas, etc. Desse modo, giram em falso em torno de um eixo que não escapa do moto contínuo da falsa saída da modernidade. Como se verá, na constituição da chamada ciência moderna, as concepções pluralistas sucumbiram em favor das concepções dualistas. Este trabalho visa contribuir com o debate apontando para os limites e possibilidades manifestos nesse contexto. Abstract: Our paper's main interest is presenting and discussing the researches published in high impact international journals about language learning carried out with human children and chimpanzees from 1970's and guided by the Anthropology of Science or Science Studies (Latour, 2009[1994]) and the anthropological thought of Ingold (2000). Language is perhaps one of the most expressive aspects of human cultures and, therefore, such studies provide elements to think about the contemporary representations of science concerning the relations between nature and culture. The conceptions of Latour (2009 [1994]) and the questions presented by Ingold (2000) about the production of knowledge by the Western scholars named by Latour as moderns, will be applied in the analyses of the texts, ideas and manners of bioscientists to producing researches. The methodology proposed by Latour (2009 [1994]) and the anthropological approach offered by Ingold (2000) will be the referential adopted in the analyses of initiatives in order to search for similarities or differences between human and non human. The primatologists preferences towards the search of similarities between both of them is associated with the modern science parameters can take them direct to a trap, once, despite of searching for similarities, they will keep tearing apart nature and culture, biological and environmental phenomenon related to group dynamics, etc. Thus, keep spinning around a false axis which cannot escape from the untrue everlasting motto of a false way out of modernity. As it will be seen, in the constitution of the so called modern science, the pluralists' conceptions succumbed and gave place to the dualists conceptions. This paper seeks to contribute to the debate pointing to the limits and possibilities visible in this context.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-13T17:59:53Z
2018-04-13T17:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3149
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/3149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Departamento de Ciências Sociais
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150430588829696