A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Almeida, Fabiana Ribeiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4369
Resumo: Since the original role of Science Fiction is treating Science in a playful way through the use of language based on the writer's intuition and common sense, current analysis surveys the genre's main literary works. Current research investigates whether science fiction is present within the classroom and tries to find out the opinion of teachers and pupils, the protagonists of the senior high senior, with regard to the production of verbal and visual fiction and to the possibilities of non-formal strategies in the teaching of Physics. Mistakes and conceptual solutions of certain literary work of Science Fiction genre are also analyzed. Whereas three questionnaires, one for teachers and the two for students, are undertaken, analysis is foregrounded on Bardin's Content Analysis. Science Fiction Classics such as Jules Verne's "From the Earth to the Moon" and "Voyage around the Moon", books and films, such as "2001, Space odyssey" by Arthur Clarke/Stanley Kubrick and "2010, the year we will make contact" by Arthur Clarke/Peter Hyams), the "Star wars" by George Lucas and "Star Trek" by Gene Rondonderry series are analyzed to find out images on Physics underlying intuition shared by school culture and by common sense towards a parameter between reality and fiction. Our concern for new teaching possibilities in the improvement of education increases as research develops. In fact, Science Fiction is a great help to understand that a great gap still exists with regard to our known school fiction.
id UEM-10_bd74c1b711d721af3734148e7911a079
oai_identifier_str oai:localhost:1/4369
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de físicaFicção científicaCiênciasFísicaEstratégias informais de ensinoEnsino e estudoEnsino de físicaEducaçãoFilmesBrasil.Science FictionTeaching of physicsInformal strategies in teachingBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaSince the original role of Science Fiction is treating Science in a playful way through the use of language based on the writer's intuition and common sense, current analysis surveys the genre's main literary works. Current research investigates whether science fiction is present within the classroom and tries to find out the opinion of teachers and pupils, the protagonists of the senior high senior, with regard to the production of verbal and visual fiction and to the possibilities of non-formal strategies in the teaching of Physics. Mistakes and conceptual solutions of certain literary work of Science Fiction genre are also analyzed. Whereas three questionnaires, one for teachers and the two for students, are undertaken, analysis is foregrounded on Bardin's Content Analysis. Science Fiction Classics such as Jules Verne's "From the Earth to the Moon" and "Voyage around the Moon", books and films, such as "2001, Space odyssey" by Arthur Clarke/Stanley Kubrick and "2010, the year we will make contact" by Arthur Clarke/Peter Hyams), the "Star wars" by George Lucas and "Star Trek" by Gene Rondonderry series are analyzed to find out images on Physics underlying intuition shared by school culture and by common sense towards a parameter between reality and fiction. Our concern for new teaching possibilities in the improvement of education increases as research develops. In fact, Science Fiction is a great help to understand that a great gap still exists with regard to our known school fiction.Levando em consideração que o papel original da ficção científica é brincar com a Ciência, a partir de uma linguagem baseada na intuição e no senso comum de cada escritor, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das principais obras do gênero: a fim de investigar a presença ou ausência da ficção científica em sala de aula, e de levantar a opinião que professores e alunos, protagonistas do cenário escolar de nível médio, têm a respeito da produção de ficção verbo-visual e também em relação à possibilidade de estratégias de não formais no ensino da Física. Verificou-se também, os erros e acertos conceituais de algumas obras do gênero. Para atingir esses objetivos foram utilizados três questionários: um para os professores e outros dois para os alunos. A análise foi feita a partir da "Análise de Conteúdo" de Bardin. Alguns clássicos de divulgação científica como os romances "Da Terra à Lua" e "Viagem ao redor da Lua" (Júlio Verne), os livros e os filmes "2001, uma odisséia no espaço" (Arthur Clarke/Stanley Kubrick) e "2010, O ano que faremos contato" (Arthur Clarke/Peter Hyams), e as séries "Star wars" (George Lucas) e "Star trek" (Gene Rondonderry), foram contemplados no presente trabalho, com intuito de encontrar, imagens sobre física subjacentes à intuição partilhada pela cultura escolar e pelo senso comum para encontrar um parâmetro entre a realidade e a ficção. Nossa ansiedade em busca de novas possibilidades de ensino para uma educação melhor só aumentou depois dessa pesquisa, a ficção científica nos ajudou a compreender que ainda há uma grande lacuna em relação a nossa conhecida ficção escolar.87 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasMarcos Cesar Danhoni NevesPolônia Altoé Fusinato - UEMÁlvaro Leonardi Ayala Filho - UFPelAlmeida, Fabiana Ribeiro de2018-04-23T19:16:44Z2018-04-23T19:16:44Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:16:44Zoai:localhost:1/4369Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:31.847342Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
title A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
spellingShingle A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
Almeida, Fabiana Ribeiro de
Ficção científica
Ciências
Física
Estratégias informais de ensino
Ensino e estudo
Ensino de física
Educação
Filmes
Brasil.
Science Fiction
Teaching of physics
Informal strategies in teaching
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
title_full A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
title_fullStr A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
title_full_unstemmed A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
title_sort A ficção científica na ficção escolar : investigando as potencialidades do gênero no ensino de física
author Almeida, Fabiana Ribeiro de
author_facet Almeida, Fabiana Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcos Cesar Danhoni Neves
Polônia Altoé Fusinato - UEM
Álvaro Leonardi Ayala Filho - UFPel
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fabiana Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Ficção científica
Ciências
Física
Estratégias informais de ensino
Ensino e estudo
Ensino de física
Educação
Filmes
Brasil.
Science Fiction
Teaching of physics
Informal strategies in teaching
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ficção científica
Ciências
Física
Estratégias informais de ensino
Ensino e estudo
Ensino de física
Educação
Filmes
Brasil.
Science Fiction
Teaching of physics
Informal strategies in teaching
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description Since the original role of Science Fiction is treating Science in a playful way through the use of language based on the writer's intuition and common sense, current analysis surveys the genre's main literary works. Current research investigates whether science fiction is present within the classroom and tries to find out the opinion of teachers and pupils, the protagonists of the senior high senior, with regard to the production of verbal and visual fiction and to the possibilities of non-formal strategies in the teaching of Physics. Mistakes and conceptual solutions of certain literary work of Science Fiction genre are also analyzed. Whereas three questionnaires, one for teachers and the two for students, are undertaken, analysis is foregrounded on Bardin's Content Analysis. Science Fiction Classics such as Jules Verne's "From the Earth to the Moon" and "Voyage around the Moon", books and films, such as "2001, Space odyssey" by Arthur Clarke/Stanley Kubrick and "2010, the year we will make contact" by Arthur Clarke/Peter Hyams), the "Star wars" by George Lucas and "Star Trek" by Gene Rondonderry series are analyzed to find out images on Physics underlying intuition shared by school culture and by common sense towards a parameter between reality and fiction. Our concern for new teaching possibilities in the improvement of education increases as research develops. In fact, Science Fiction is a great help to understand that a great gap still exists with regard to our known school fiction.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2018-04-23T19:16:44Z
2018-04-23T19:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4369
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150439152549888