A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Daniel, Luzia Weiller
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4370
Resumo: This dissertation investigate the continuing education of physics teachers through both the State Secretary of Education (SEED) regulation and the Maringa State University Physics department (GE DFI/UEM), targeting to answer which is the influence of those actions in the teacher's pedagogical work. In order to provide a better comprehension of the topic, the legislative situation is pointed out. According to Bardin (1997) methodological procedure of Content Analysis, data analyzed was collected both through questionnaire given to Physics teachers and by the follow up of these same teachers in teacher formation meetings. The results suggest that the interaction between University with High School provides a partnership between researchers and teachers, approximating research to practice. In this respect, cooperative work between GE DFI/UEM and school teachers allow the teacher's personal growth, giving them the opportunity to get more familiar to scientific research, knowledge construction, and making pedagogical material, achieving the reflexive researcher teacher status. In addition, amid the continuing education actions proposed by SEED, the Educational Development Plan (PDE) is the more efficient mode of continuing education, since it enable the teacher to seep aside from school while taking part in activities oriented by researchers in a University.
id UEM-10_ca4efa10dc725b483e0355d99e71d495
oai_identifier_str oai:localhost:1/4370
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling A formação continuada do professor e sua influência no ensino de físicaEnsino de físicaFormação continuada - Professor - Ensino médioPolíticas educacionais - Paraná (Estado)Prática pedagógicaProfessor de física - Formação continuadaCiências Exatas e da TerraMatemáticaThis dissertation investigate the continuing education of physics teachers through both the State Secretary of Education (SEED) regulation and the Maringa State University Physics department (GE DFI/UEM), targeting to answer which is the influence of those actions in the teacher's pedagogical work. In order to provide a better comprehension of the topic, the legislative situation is pointed out. According to Bardin (1997) methodological procedure of Content Analysis, data analyzed was collected both through questionnaire given to Physics teachers and by the follow up of these same teachers in teacher formation meetings. The results suggest that the interaction between University with High School provides a partnership between researchers and teachers, approximating research to practice. In this respect, cooperative work between GE DFI/UEM and school teachers allow the teacher's personal growth, giving them the opportunity to get more familiar to scientific research, knowledge construction, and making pedagogical material, achieving the reflexive researcher teacher status. In addition, amid the continuing education actions proposed by SEED, the Educational Development Plan (PDE) is the more efficient mode of continuing education, since it enable the teacher to seep aside from school while taking part in activities oriented by researchers in a University.Nesta pesquisa, investigamos de Formação Continuada (FC) dos professores de Física, sob dois aspectos, primeiramente as modalidades propostas pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e em seguida do Grupo de Estudos do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (GE DFI/UEM), objetivando responder qual é a influência destas ações na prática pedagógica dos professores. Para melhor compreensão do tema realizamos o enquadramento legislativo desse processo e o levantamento de estudos sobre os modelos de professor. A partir dos procedimentos metodológicos de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (1997), analisamos os dados coletados mediante questionário respondido por professores de Física e do acompanhamento desses nos eventos de formação docente. Os resultados da pesquisa demonstraram que a interação da Universidade com o Ensino Médio estabelece uma parceria entre os pesquisadores e professores, aproximando a pesquisa da prática. Nesse sentido, o trabalho coletivo do GE DFI/UEM permite o desenvolvimento individual dos professores quanto à pesquisa, à produção do conhecimento e à construção de material didático pedagógico, atingido as categorias do professor reflexivo e pesquisador. Ainda, das ações de FC propostas pela SEED, o Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) é a modalidade de FC que mais beneficia o professor porque possibilita que este se afaste do trabalho na sala de aula para participar de atividades orientadas por um pesquisador de uma Instituição de Ensino Superior.133 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasPolônia Altoé FusinatoLizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESPAna Tiyomi Obara - UEMDaniel, Luzia Weiller2018-04-23T19:16:44Z2018-04-23T19:16:44Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-10-30T16:50:53Zoai:localhost:1/4370Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:31.901895Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
title A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
spellingShingle A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
Daniel, Luzia Weiller
Ensino de física
Formação continuada - Professor - Ensino médio
Políticas educacionais - Paraná (Estado)
Prática pedagógica
Professor de física - Formação continuada
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
title_full A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
title_fullStr A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
title_full_unstemmed A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
title_sort A formação continuada do professor e sua influência no ensino de física
author Daniel, Luzia Weiller
author_facet Daniel, Luzia Weiller
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Polônia Altoé Fusinato
Lizete Maria Orquiza de Carvalho - UNESP
Ana Tiyomi Obara - UEM
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel, Luzia Weiller
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Formação continuada - Professor - Ensino médio
Políticas educacionais - Paraná (Estado)
Prática pedagógica
Professor de física - Formação continuada
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Ensino de física
Formação continuada - Professor - Ensino médio
Políticas educacionais - Paraná (Estado)
Prática pedagógica
Professor de física - Formação continuada
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description This dissertation investigate the continuing education of physics teachers through both the State Secretary of Education (SEED) regulation and the Maringa State University Physics department (GE DFI/UEM), targeting to answer which is the influence of those actions in the teacher's pedagogical work. In order to provide a better comprehension of the topic, the legislative situation is pointed out. According to Bardin (1997) methodological procedure of Content Analysis, data analyzed was collected both through questionnaire given to Physics teachers and by the follow up of these same teachers in teacher formation meetings. The results suggest that the interaction between University with High School provides a partnership between researchers and teachers, approximating research to practice. In this respect, cooperative work between GE DFI/UEM and school teachers allow the teacher's personal growth, giving them the opportunity to get more familiar to scientific research, knowledge construction, and making pedagogical material, achieving the reflexive researcher teacher status. In addition, amid the continuing education actions proposed by SEED, the Educational Development Plan (PDE) is the more efficient mode of continuing education, since it enable the teacher to seep aside from school while taking part in activities oriented by researchers in a University.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-04-23T19:16:44Z
2018-04-23T19:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4370
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150439156744192