"Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Cunha, Aldrin Cleyde da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4511
Resumo: This research investigated what are the social representations that the Tutor of Distance Education has for the teaching of geometry in the Normal Course at Maringá State University. The hypothesis is that the Social Representation of the Tutor has in relation to the subject and geometry may influence their behavior, their actions and consequently the process of teaching and learning. The research was carried out with 20 mathematics tutors from Maringá State University, the poles of Cianorte, Cidade Gaucha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, from December 2008 to March 2009, after the end of the mathematics module. We applied na interview questionnaire for data collection. The answers were qualitatively and quantitatively analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse and the software qualiquantiSoft, 1º edition, 2004. the survey results indicate several point about what are the social representations that the Distance Education Course tutor has in the field of Geometry and the analysis of these representations indicate important facts to be considered.
id UEM-10_da7ef9b05d42aa596bbcbd10c8ebdb3a
oai_identifier_str oai:localhost:1/4511
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a DistânciaGeometriaEstudo e ensinoEnsino à distânciaRepresentações sociaisTutoriaEducação à distânciaEnsino de geometriaBrasil.Distance educationGeometry teaching Tutor and social representationBrazil.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaThis research investigated what are the social representations that the Tutor of Distance Education has for the teaching of geometry in the Normal Course at Maringá State University. The hypothesis is that the Social Representation of the Tutor has in relation to the subject and geometry may influence their behavior, their actions and consequently the process of teaching and learning. The research was carried out with 20 mathematics tutors from Maringá State University, the poles of Cianorte, Cidade Gaucha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, from December 2008 to March 2009, after the end of the mathematics module. We applied na interview questionnaire for data collection. The answers were qualitatively and quantitatively analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse and the software qualiquantiSoft, 1º edition, 2004. the survey results indicate several point about what are the social representations that the Distance Education Course tutor has in the field of Geometry and the analysis of these representations indicate important facts to be considered.Este trabalho de pesquisa investigou quais são as Representações Sociais que o tutor de Ensino a Distância tem em relação ao ensino de geometria na disciplina de Matemática no Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Maringá. A hipótese é que a Representação Social que o tutor tem em relação à disciplina de Matemática e ao conteúdo de geometria pode influenciar o seu comportamento, as suas ações e conseqüentemente o processo de ensino e da aprendizagem. A pesquisa foi realizada com 20 tutores do módulo de matemática do Curso Normal Superior de Educação a Distância da Universidade Estadual de Maringá, nos pólos de Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, no período de dezembro de 2008 a março de 2009, logo após o término do módulo de matemática. Para a coleta de dados utilizou-se a aplicação de questionário de entrevista aos tutores do EAD. Na seqüência as perguntas foram analisadas qualitativas e quantitativamente utilizando se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo e por meio do software qualiquantiSoft, 1ª versão, de 2004. Os resultados da pesquisa apontam para vários pontos sobre quais são as Representações Sociais que tem o tutor de Educação a Distância do curso Normal Superior sobre o ensino de geometria e a analise dessas representações indicam fatores importantes a serem considerados.102 fUniversidade Estadual de MaringáBrasilPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de MatemáticaUEMMaringá, PRCentro de Ciências ExatasRui Marcos de Oliveira BarrosEliane Sebeika Rapchan - UEMFernando Lefevre - USPCunha, Aldrin Cleyde da2018-04-23T19:22:49Z2018-04-23T19:22:49Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4511porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2018-04-23T19:22:49Zoai:localhost:1/4511Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:57:40.802235Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
title "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
spellingShingle "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
Cunha, Aldrin Cleyde da
Geometria
Estudo e ensino
Ensino à distância
Representações sociais
Tutoria
Educação à distância
Ensino de geometria
Brasil.
Distance education
Geometry teaching Tutor and social representation
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
title_short "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
title_full "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
title_fullStr "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
title_full_unstemmed "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
title_sort "Quem sou eu se não o que os outros apresentam a mim"? Investigações sobre as representações sociais do tutor referentes ao ensino de geometria do curso Normal Superior de Educação a Distância
author Cunha, Aldrin Cleyde da
author_facet Cunha, Aldrin Cleyde da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rui Marcos de Oliveira Barros
Eliane Sebeika Rapchan - UEM
Fernando Lefevre - USP
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Aldrin Cleyde da
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Estudo e ensino
Ensino à distância
Representações sociais
Tutoria
Educação à distância
Ensino de geometria
Brasil.
Distance education
Geometry teaching Tutor and social representation
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
topic Geometria
Estudo e ensino
Ensino à distância
Representações sociais
Tutoria
Educação à distância
Ensino de geometria
Brasil.
Distance education
Geometry teaching Tutor and social representation
Brazil.
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
description This research investigated what are the social representations that the Tutor of Distance Education has for the teaching of geometry in the Normal Course at Maringá State University. The hypothesis is that the Social Representation of the Tutor has in relation to the subject and geometry may influence their behavior, their actions and consequently the process of teaching and learning. The research was carried out with 20 mathematics tutors from Maringá State University, the poles of Cianorte, Cidade Gaucha, Diamante do Norte, Goioerê, Paranavaí, Sarandi, from December 2008 to March 2009, after the end of the mathematics module. We applied na interview questionnaire for data collection. The answers were qualitatively and quantitatively analyzed using the methodology of the Collective Subject Discourse and the software qualiquantiSoft, 1º edition, 2004. the survey results indicate several point about what are the social representations that the Distance Education Course tutor has in the field of Geometry and the analysis of these representations indicate important facts to be considered.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2018-04-23T19:22:49Z
2018-04-23T19:22:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4511
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
UEM
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801841516313837568